Fórmula E: Gunther supera da Costa e vence no Chile; Di Grassi é sétimo

Felipe Massa teve bons momentos, mas perdeu ritmo no fim e terminou em nono com a Venturi

Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20

Sam Bloxham / Motorsport Images

Em prova alucinante, o alemão Maximilian Gunther deu o troco em António Félix da Costa e triunfou no Chile com a BMW Andretti, tornando-se o mais jovem vencedor da Fórmula E. O português da Techeetah ficou em segundo e o neozelandês Mitch Evans, da Jaguar, completou o pódio.

 

Pascal Wehrlein, alemão da Mahindra, terminou no quarto posto, à frente do holandês Nyck de Vries e do belga Stoffel Vandoorne, ambos da Mercedes. O brasileiro Lucas di Grassi fez grande prova de recuperação com a Audi e terminou em sétimo após largar em 22º.

Leia também:

Outro representante do Brasil na categoria de monopostos elétricos, o piloto Felipe Massa, da Venturi, acabou em nono. Atual bicampeão da F-E, o francês Jean-Éric Vergne, da Techeetah, teve de abandonar. Vandoorne é o novo líder do campeonato.

A corrida

Evans manteve a ponta na largada, Wehrlein subiu para segundo, ultrapassando Gunther, enquanto Massa caiu para sexto, sendo passado por Oliver Turvey e Edoardo Mortara. Di Grassi largou bem, mas foi vítima de confusão no fim da primeira volta e ficou em 21º, mas sem bater.

Na sequência, o brasileiro conseguiu se livrar de alguns concorrentes e galgou mais posições, partindo para cima no pelotão intermediário e pegando o modo ataque após cerca de sete minutos de prova no Chile.

Entretanto, o piloto da Audi foi prejudicado pela bandeira amarela ocasionada por abandono da BMW Andretti do britânico Alexander Sims, então líder do campeonato. Por sorte, a bandeira verde veio logo e a corrida foi retomada.

Azar da Porsche

Quem não foi premiada pelo destino foi a equipe estreante da Porsche. Apesar das altas expectativas na temporada de estreia na categoria elétrica, o time teve o abandono duplo de Andre Lotterer e Neel Jani.

Na sequência, Sam Bird rodou com a Virgin e perdeu postos, mas sem acidente. Já Oliver Rowland teve um incidente logo após e perdeu o bico de sua Nissan. Depois, Mortara e Massa pegaram o modo ataque e passaram Turvey. Já Evans seguiu líder com folga.

Enquanto o piloto da Jaguar tentava desgarrar de Wehrlein, Massa e Mortara travaram batalha interna na Venturi, com o brasileiro chegando a fazer a ultrapassagem, mas tomando o troco do companheiro ítalo-suíço.

Logo após, Massa passou Mortara novamente, mas tomou outro troco e tocou no companheiro, perdendo posições para Vergne e da Costa. O brasileiro tentou ir para cima do português, mas acabou ultrapassado por de Vries e caiu para oitavo.

Na ponta, Gunther passou Wehrlein e foi para cima de Evans, que se segurou por alguns momentos, mas não resistiu ao ataque do alemão, caindo para segundo. Mortara se manteve em quarto, seguido por Vergne, da Costa, de Vries e Massa, com di Grassi em 12º.

 

Na sequência, Vergne e da Costa passaram Wehrlein, enquanto Mortara caiu para sétimo, à frente de Massa. Depois, o brasileiro finalmente executou a ultrapassagem sobre o companheiro. Logo após, Mortara voltou a cair e foi passado por di Grassi, que chegou ao 10º posto.

Alheio aos problemas de Mortara, que teve de parar, da Costa foi para cima do companheiro Vergne e ultrapassou o atual bicampeão. O francês deu pequena batida e danificou sua Techeetah, caindo ainda para sexto, atrás de Wehrlein e de Vries.

Já Vandoorne aproveitou modo ataque e passou Massa, subindo para sétimo. Na sequência, Vergne perdeu mais posições e foi para o fim do pelotão, tendo grande prejuízo pelo erro após grande prova de recuperação até então. Ele abandonou, como Mortara.

Gunther manteve a ponta à frente de da Costa, que passou Evans. Depois, de Vries, Wehrlein, e Vandoorne. Já Massa perdeu ritmo e caiu para nono. Quem lucrou foi di Grassi, que subiu para sétimo. Gunther chegou a ser passado por da Costa, mas deu o troco e venceu.

Veja o resultado do ePrix de Santiago da Fórmula E:

Cla   # Driver Team Laps Time Gap Interval km/h Retirement Points
1   28 Germany Maximilian Gunther United States Andretti Autosport 40 46'11.511         25
2   13 Portugal Antonio Felix da Costa China Techeetah 40 46'13.578 2.067 2.067     18
3   20 New Zealand Mitch Evans United Kingdom Jaguar Racing 40 46'16.630 5.119 3.052     15
4   94 Germany Pascal Wehrlein India Mahindra Racing 40 46'18.561 7.050 1.931     12
5   17 Netherlands Nyck de Vries Germany Mercedes 40 46'21.394 9.883 2.833     10
6   5 Belgium Stoffel Vandoorne Germany Mercedes 40 46'22.748 11.237 1.354     8
7   11 Brazil Lucas di Grassi Germany Team Abt 40 46'25.948 14.437 3.200     6
8   51 United Kingdom James Calado United Kingdom Jaguar Racing 40 46'29.766 18.255 3.818     4
9   19 Brazil Felipe Massa Monaco Venturi 40 46'31.941 20.430 2.175     2
10   2 United Kingdom Sam Bird United Kingdom Virgin Racing 40 46'33.291 21.780 1.350     1
11   7 Switzerland Nico Müller United States Dragon Racing 40 46'35.297 23.786 2.006      
12   3 United Kingdom Oliver Turvey United Kingdom NIO Formula E Team 40 46'39.289 27.778 3.992      
13   23 Switzerland Sébastien Buemi France DAMS 40 46'54.768 43.257 15.479      
14   66 Germany Daniel Abt Germany Team Abt 40 46'58.709 47.198 3.941      
15   4 Netherlands Robin Frijns United Kingdom Virgin Racing 39 46'47.294 1 Lap 1 Lap      
16   33 China Ma Qing Hua United Kingdom NIO Formula E Team 39 47'04.523 1 Lap 17.229      
17   22 United Kingdom Oliver Rowland France DAMS 36 46'43.287 4 Laps 3 Laps      
  dnf 64 Belgium Jérôme d'Ambrosio India Mahindra Racing 40 48'09.135 1'57.624 1'25.848   Retirement  
  dnf 6 New Zealand Brendon Hartley United States Dragon Racing 35 41'17.394 5 Laps 5 Laps   Retirement  
  dnf 25 France Jean-Eric Vergne China Techeetah 32 37'19.383 8 Laps 3 Laps   Retirement  
  dnf 48 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Venturi 29 34'05.084 11 Laps 3 Laps   Retirement  
  dnf 36 Germany Andre Lotterer Germany Porsche Team 28 46'59.744 12 Laps 1 Lap   Retirement  
  dnf 27 United Kingdom Alexander Sims United States Andretti Autosport 4 4'49.246 36 Laps 24 Laps   Retirement  
  dnf 18 Switzerland Neel Jani Germany Porsche Team 2 4'05.648 38 Laps 2 Laps   Retirement

GALERIA: Confira carros e pilotos da atual temporada da Fórmula E

Audi - Lucas Di Grassi
Audi - Daniel Abt
Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06
Porsche - Neel Jani
Porsche - Andre Lotterer
Neel Jani, Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric
Techeetah - Jean-Eric Vergne
Techeetah - Antonio Felix da Costa
Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE20
Virgin - Robin Frijns
Virgin - Sam Bird
Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06
Venturi - Felipe Massa
Venturi -  Edoardo Mortara
Venturi Racing
Nissan - Sébastien Buemi
Nissan - Oliver Rowland
Nissan e.Dams, Nissan IMO2
Mahindra - Jerome d'Ambrosio
Mahindra - Pascal Wehrlein
Pascal Wehrlein, Mahindra Racing, M6Electro
Mercedes - Nyck de Vries
Mercedes - Stoffel Vandoorne
Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ Formula, EQ Silver Arrow 01
BMW - Maximilian Günther
BMW - Alexander Sims
Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20
Dragon - Brendon Hartley
Dragon - Nico Müller
Nico Müller, Dragon
Jaguar - James Calado
Jaguar - Mitch Evans
James Calado, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 in the pit lane
NIO - Oliver Turvey
NIO - Ma Qinghua
Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005
36

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula E: Evans 'voa' e faz a pole em Santiago; Massa é quarto
Próximo artigo TABELA: Vandoorne assume ponta e di Grassi é quinto na Fórmula E

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil