Conteúdo especial

Nelsinho Piquet revela projeto para ter Fórmula E, Indy e Stock no Rio

Nelsinho é o articulador por trás das negociações cacifadas pelo pai Nelson Piquet, tricampeão da F1, e que envolvem Bolsonaro

Nelson Piquet Jr., Panasonic Jaguar Racing

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Em meio às tratativas para trazer a Fórmula E para o Rio na próxima temporada, um nome importante do automobilismo assume protagonismo: trata-se de Nelsinho Piquet, primeiro campeão da categoria elétrica, ex-piloto da Fórmula 1 e atualmente na Stock Car.

Filho de Nelson Piquet, Nelsinho toca o ambicioso projeto cacifado politicamente pelo pai e quer ir além da F-E. Segundo ele, a ideia é fazer uma pista de rua que abrigue não só o campeonato de monopostos, mas também Stock e Porsche Cup. E, quem sabe, a IndyCar.

Leia também:

Ao Motorsport.com, Piquet Jr revelou que pretende transformar o complexo em um novo Jacarepaguá, apelido do antigo circuito carioca que levava o nome de seu pai e recebeu 10 etapas da F1. Entretanto, tudo depende da negociação com a categoria elétrica.

"A F-E sempre quis vir para cá, o mercado mais importante da América do Sul. As montadoras estão colocando muita pressão. Só que a F-E nunca teve alguém competente para pôr a categoria no Brasil. Chegaram a anunciar uma prova, mas não é só assim que funciona", disse.

"A primeira vez que o trabalho está sendo feito direito é agora. Um grupo de empresários chegou até mim querendo fazer e eu falei que tudo bem, mas vamos fazer direito. Dinheiro, para ser bem honesto, não é o mais difícil. O mais difícil realmente é ter o aval para que todos apoiem. A categoria veio e aprovou o local, no Parque Olímpico. Com isso, eles mandam todas as mudanças que temos que fazer, mas é o local adequado. No resto da cidade, não dá".

"Lá, eu vou ter a concessão da pista, que vai ser minha. E eu quero ter vários tipos de corrida: levar a Porsche, a Stock Car... E a Indy já entrou em contato comigo, louca para fazer uma corrida no Brasil. Mas vamos com calma", ponderou Piquet.

"A pista não vai poder ser idêntica e teremos mudanças para cada categoria, mas Stock, Porsche e Indy é possível. Só que está no início, vou ver todos os contratos direitinho. São detalhes que vão acontecer nas próximas semanas e ainda não me dão a certeza de ter todas".

O velho Jacarepaguá

"O ideal, que eu gostaria, é transformar o velho Jacarepaguá numa pista de rua, como era Valência alguns anos atrás, quando eu corria de F1. Seria bacana fazer uma opção de pista que não atrapalhasse e permitisse fazer as adaptações para todas as categorias".

O autódromo de Jacarepaguá, que levava o nome de Nelson Piquet, foi aberto em 1977 e recebeu o GP do Brasil em 1978 e entre 1981 e 1989. A pista foi demolida em 2012 para dar lugar a complexos das Olimpíadas de 2016. No novo circuito, Nelsinho deve ser promotor.

"O contrato está na minha mão e, como promotor, provavelmente vou ter que pegar uma empresa para fazer a parte de ingresso, montar a arquibancada e todas essas coisas, que eu não tenho a experiência para fazer. A F-E vai mandar o projeto da pista de volta com as mudanças. Uma vez que isso chegar, a gente vai ter que fazer o cálculo daquilo que vai ser mudado. E o terreno do Parque Olímpico não é só do governo", ponderou Piquet.

"Tem parte que é da Aeronáutica e o terreno é divido em três áreas, então não é só chegar e fazer mudanças. A gente vai ter que ir em diferentes órgãos para ter o aval de todo mundo. E tem o Rock In Rio, então isso é algo que tem de ser alinhado, para não atrapalhar o evento deles. Mas em termos de calendário, não há problema. Uma vez que estiver tudo ok, a gente vai aos 'finalmentes' para assinar realmente o contrato de trazer a prova para cá", completou.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

A saga brasileira na Fórmula E

O Brasil não faz parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile é o único representante sul-americano para no atual campeonato. Já tentamos receber a categoria em algumas oportunidades, mas as tratativas não foram adiante. Relembre o histórico:

Depois do Rio, na temporada inaugural, o Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso
Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já receberam provas da Fórmula E
Assim como Punta del Este e...
Santiago, no Chile
Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera
Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...
E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história
Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente
Felipe Nasr disputou parte da última temporada
E Bruno Senna foi um dos brasileiros pioneiros
Um dos dois representantes brasileiros da atualidade, di Grassi pilota pela Audi
Massa é piloto da Venturi
O atual bicampeão da F-E é Jean-Éric Vergne
Como os brasileiros, Vergne passou pela F1, na Toro Rosso
E foi piloto de testes da Ferrari
15

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da McLaren admite que cometeu “erros estúpidos" na Indy 500 de 2019
Próximo artigo Alonso garante foco na Indy 500 em 2020 e nega estar velho para F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil