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Red Bull detona Fórmula-E: carro de F3 com bateria de 400kg

Helmut Marko disse que não entra na categoria de carros elétricos por todos da equipe serem "puristas"

Max Verstappen, Red Bull Racing RB14

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

A Fórmula E elétrico atraiu famosas equipes do automobilismo mundial como DAMS, Andretti e HWA, além de vários grandes fabricantes, desde sua criação em 2014.

A Red Bull, que entrou na F1 em 2005, não tem presença na categoria, embora parte do grid atual já tivesse frequentado seu programa de jovens pilotos.

Quando perguntado porque a equipe não estaria interessada em entrar na F-E, Helmut Marko, consultor da equipe, disse ao Motorsport.com que era "Porque somos puristas" e que a série não se encaixava em seus esforços promocionais.”

“Por melhor que seja no marketing, a Fórmula E é para nós apenas uma desculpa de marketing da indústria automotiva para nos distrair do escândalo do diesel”, continuou ele.

“O resultado é que o diesel é, de longe, o motor mais eficiente. No começo, os custos eram oito milhões. Agora é bem mais de 20. Se os realmente grandes como Porsche e Mercedes vierem, ele subirá novamente.”

“Os carros da Fórmula E são como o carro de Fórmula 3, com uma bateria de 400 kg.”

“Não se trata de ser o piloto mais rápido, pois envolve muito mais gerenciamento de energia do que na Fórmula 1 ou em qualquer outra categoria. Eles são muito lentos. Só parece atraente nesses circuitos de rua apertados e sinuosos.”

“A grande vantagem é que a Fórmula E é uma brincadeira de marketing, no meio das cidades.”

“Pergunte à sua namorada se ela quer ir a Spa, ou melhor, a Nova York! Esse é o conceito básico da Fórmula E para atrair público. Mas quase não há imagem do público gerada pela TV.”

“Só um pode vencer. E quando os orçamentos chegarem a 40, 50 milhões, vai ter fabricante que será apenas o quinto ou sexto colocado.”

“Quando isso acontece, acredito que a euforia terá sumido rapidamente.”

A F-E não quis comentar as observações de Marko quando contatado pelo Motorsport.com.

O piloto Antonio Felix da Costa, que fez parte do programa da Red Bull de 2012 a 2013, disse que "são muitas as coisas combinadas que tornam este campeonato tão atraente".

Embora ele não quisesse comentar as palavras de Marko, o português disse: “Sim, são carros elétricos e sim, eu não vou mentir, a primeira vez que entrei em um eu não gostei, mas gosto agora.”

“Temos uma abordagem diferente dos fins de semana de corrida. E, de alguma forma, todos nós aqui aprendemos a gostar muito disso.”

"E você pode ver pilotos que chegaram a criticar antes, e agora eles não fazem mais isso e gostam, como Felipe [Massa] e Andre [Lotterer].

"Obviamente, tendo todos os fabricantes aqui, não estamos correndo em karts alugados, há realmente muito em jogo."

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