Últimas notícias

Di Grassi diz que precisa de "milagre" e Vergne evita pensar no bi da Fórmula E

Rivais na briga pelo título da temporada 2018/19, brasileiro e francês são cautelosos antes da rodada final em Nova York

Jean-Eric Vergne, DS TECHEETAH

Jean-Eric Vergne, DS TECHEETAH

Sam Bloxham / Motorsport Images

Piloto da DS Techeetah, Jean-Éric Vergne ‘se proibiu’ de pensar na potencial conquista do inédito bicampeonato da Fórmula E (veja os recordes da categoria em galeria especial no fim desta matéria). O francês tem vantagem confortável na liderança do campeonato e chega à derradeira rodada dupla de Nova York como grande favorito, apesar da concorrência de Lucas di Grassi.

O brasileiro da Audi está a 32 pontos do rival. A vantagem de Vergne é ainda maior do que a que o francês tinha antes do encerramento da temporada passada, na qual o piloto da DS Techeetah conquistou seu primeiro título.

Leia também:

Caso tenha sucesso na etapa final, Vergne se tornará o primeiro piloto da história da F-E a defender o título com êxito. O ex-piloto da Fórmula 1 tem classificado a possível proeza como "a maior conquista da minha carreira".

Vergne, porém, procura evitar os pensamentos sobre o título. “Me proíbo de pensar no campeonato”, disse ele. "Não estou pensando muito na linha de 'e se eu ganhar o campeonato [pela] segunda vez em Nova York?'. Nada é confortável na Fórmula E, então procuro me concentrar na competição”.

“No ano passado, eu pensei: ‘Sebastien Buemi tinha a liderança no ano anterior', mas ele perdeu o campeonato para di Grassi, apesar de ter uma vantagem de 10 pontos antes da última rodada”, relembrou o francês.

“Então não considero nada feito. Tudo pode mudar rapidamente na Fórmula E. Não estou pensando muito nisso e vou para Nova York apenas com o mesmo desejo: ganhar e tentar fazer o melhor possível”.

Di Grassi precisa de um milagre para tirar o título de Verne

Com a desvantagem na tabela, o brasileiro precisará de sorte para conquistar seu segundo título na categoria de carros elétricos. A escuderia de di Grassi também terá de contar com alguns tropeços da Techeetah: a Audi está a 43 pontos do time de Vergne entre as equipes. Na temporada 2017/18, a Techeetah ficou com o caneco.

No campeonato passado, di Grassi seguiu o rumo de sua escuderia alemã e terminou em segundo, mas chegou à rodada final sem chances de título. Agora, porém, o campeão da temporada 2016/17 ainda pode tirar a taça do francês.

Entretanto, o piloto brasileiro admite que precisa de uma grande reviravolta para superar o rival. "Precisamos de um pequeno milagre, mas a pressão está sobre ele", disse di Grassi ao Motorsport.com. “Na Fórmula E, você nunca sabe o que pode se passar. Pode acontecer algo com Vergne... Talvez os deuses da F-E cumpram suas regras e nós tenhamos uma chance de brigar”.

GALERIA: Confira os recordes históricos da Fórmula E

Vitórias

Vitórias

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Embora ele esteja passando por um período de seca, Sébastien Buemi está no topo deste ranking graças às suas 12 vitórias nos 29 primeiros ePrix. Seu último triunfo foi em Berlim em 2017.

1. Sébastien Buemi : 12
2. Lucas di Grassi : 10
3. Sam Bird : 8
4. Jean-Éric Vergne : 8
5. Jérôme d'Ambrosio, Nicolas Prost e Felix Rosenqvist : 3

Pole positions

Pole positions

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Sébastien Buemi também tem o maior número de pole positions, com 12. Não houve uma única temporada em que o suíço não tenha assumido a ponta da largada.

1. Sébastien Buemi : 13
2. Jean-Éric Vergne : 9
3. Felix Rosenqvist : 6
4. Sam Bird : 5
5. Lucas di Grassi, Nicolas Prost e Oliver Rowland : 3

Voltas mais rápidas

Voltas mais rápidas

Foto de: FIA Formula E

Quanto às melhores voltas, é novamente Buemi que se destaca. Ele foi o mais rápido sete vezes.

1. Sébastien Buemi : 7
2. Daniel Abt e Lucas di Grassi: 6
4. Sam Bird : 5
5. Nelson Piquet Jr : 4

Pódios

Pódios

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Ninguém esteve no pódio com mais frequência do que Lucas di Grassi, que esteve entre os três primeiros pelo menos seis vezes por temporada. Às vezes com uma certa exuberância!

1. Lucas di Grassi : 30
2. Sébastien Buemi : 23
3. Jean-Éric Vergne : 19
4. Sam Bird : 17

Corridas

Corridas

Foto de: Audi Communications Motorsport

Daniel Abt e Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) são os únicos pilotos que compartilharam uma equipe desde a criação da Fórmula E. Apenas quatro pilotos participaram de todas as corridas do campeonato elétrico. Além dos dois, Sam Bird e Jérôme d'Ambrosio
Pontos

Pontos

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

O recorde de pontos é de Lucas di Grassi.

1. Lucas di Grassi : 709
2. Sébastien Buemi : 656
3. Jean-Éric Vergne : 571
4. Sam Bird : 525
5. Daniel Abt : 362

Vitórias consecutivas

Vitórias consecutivas

Foto de: LAT Images

Sébastien Buemi é o único piloto que venceu três corridas consecutivas da Fórmula E: Hong Kong, Marrakech e Buenos Aires, em 2016-17. Lucas di Grassi, Nicolas Prost, Sam Bird e Felix Rosenqvist conseguiram vencer duas consecutivas.

Poles consecutivas

Poles consecutivas

Foto de: FIA Formula E

Nicolas Prost conquistou a pole position nas duas primeiras corridas da Fórmula E, em Pequim e Putrajaya. Sam Bird, Oliver Rowland e Sébastien Buemi também conseguiram fazer duas consecutivas, o suíço duas vezes.

Pódios consecutivos

Pódios consecutivos

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Embora tenha perdido o título, Lucas di Grassi concluiu a temporada 2017-2018 com uma série notável de sete pódios consecutivos, sempre entre os dois primeiros. Sam Bird, Sébastien Buemi, Jean-Éric Vergne e Nick Heidfeld já registraram três cada um.

9

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Honda se diz interessada na Fórmula E, mas foco está na F1
Próximo artigo Lucas di Grassi, o brasileiro da década no esporte a motor

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil