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Spark mostra conceito de novo carro da Fórmula E

Fornecedora de chassis da próxima geração exibe primeiro protótipo para campeonato de carros totalmente elétricos

Spark Racing Technology Formula E rendering

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Spark Racing Technology

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Sam Bird, DS Virgin Racing
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Nick Heidfeld, Mahindra Racing; Antonio Felix da Costa, Amlin Andretti Formula E Team; Robin Frijns, Amlin Andretti Formula E Team

A Spark Racing Technologies, fornecedora do chassi da Fórmula E, divulgou as primeiras imagens conceituais da próxima geração do carro da categoria, que deverá ser usado a partir de 2018.

A Spark, de propriedade do ex-chefe da Renault na F1, Frederic Vasseur, foi escolhida como a fornecedora do campeonato depois de ganhar um concurso oficial que começou no verão passado.

O Motorsport.com entende que a FIA terá um envolvimento significativo e direto na criação e no desenvolvimento do novo carro da Fórmula E. O lançamento do modelo da temporada cinco está previsto para o final da temporada 2016-17.

No entanto, essas imagens são apenas renderizações iniciais do que poderá ser o carro da temporada cinco. O carro real será muito diferente daqueles retratados nessas imagens.

Entende-se que visuais tenham sido mostrados às equipes nas últimas semanas, trazendo uma descrição ainda mais radical sobre como serão os carros da temporada cinco.

O chassi novo será caracterizado por um projeto aerodinâmico mais eficiente e menos peso. O carro deverá ter 40 kg a menos, algo que será conseguido usando materiais novos. Economia de peso é uma parte essencial do projeto, já que a bateria mais potente a ser fornecida pela McLaren Applied Technologies deverá ser mais pesada que a atual.

As imagens lançadas pela Spark mostram um carro agressivamente embalado com um aeroscreen prolongado, semelhante ao que foi testado pela Red Bull na temporada passada. Acredita-se que este seja um dos vários novos dispositivos de segurança que serão integrados ao design.

O novo carro para a quinta temporada da Fórmula E é vital. As unidades terão quase o dobro da energia disponível atualmente. A elevação da bateria de 28kw/h para 54kw/h e a eficiência extra projetada pela aerodinâmica permitirá o fim dos pitstops para a mudança de carro e um tempo de prova de 45 minutos.

As equipes terão mais detalhes sobre o projeto da quinta temporada no próximo fim de semana, na etapa de Buenos Aires.

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