Promotora da Stock Car, Vicar e CBA anunciam Fórmula 4 no Brasil; confira imagens do carro

Usando máquinas de última geração e com transmissão na TV, iniciativa cria escola fundamental para formação de novos talentos no país

Carro F4 Brasil

Divulgacao

Principal empresa do automobilismo brasileiro e promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou a realização da Fórmula 4 Brasil certificada pela FIA a partir de 2022 e transmitida na TV fechada do país. O acordo foi assinado em agosto na Itália por Fernando Julianelli, CEO da organizadora, e Gianfranco De Bellis, presidente da Tatuus, fabricante oficial dos carros.

O novo campeonato terá supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), cujo presidente, Giovanni Guerra, foi o responsável por elaborar todo o projeto da categoria nacional junto à FIA, etapa necessária que antecedeu as fases comerciais e logísticas.

Leia também:

"A Fórmula 4 foi criada pela FIA para ser o primeiro passo de jovens pilotos que saem do kart rumo à Fórmula 1", relembrou Julianelli. "Eles precisam de uma categoria que dê continuidade ao aprendizado, ao mesmo tempo em que os desenvolve nas questões profissionais do esporte."

"Havia uma importante lacuna na escala de formação de pilotos no automobilismo brasileiro, que agora estaremos preenchendo, inclusive com um carro tão novo que só estreará mundialmente em 2022. Outro ponto importante era termos aqui o mesmo equipamento usado nos principais centros. O nosso objetivo é incentivar novos talentos e dar aos nossos kartistas a oportunidade de serem preparados para competir em alto nível sem terem que morar muito jovens no exterior."

"Particularmente, eu estou muito feliz, por que de uma conversa entre a CBA e a Vicar, na etapa da Stock Car realizada em Goiânia, no primeiro semestre, tenha nascido a oportunidade de falarmos diretamente com o Gianfranco De Bellis", relembrou Guerra. "Na ocasião, eles abraçaram a ideia de imediato e, hoje, vendo mais este resultado do nosso empenho, é sem dúvida uma satisfação enorme."

"Temos a sensação de estarmos realizando o que nós viemos para fazer nessa gestão da CBA. Fico realimente feliz pelo fato de o Brasil estar preenchendo essa lacuna e mais ainda por estarmos adequando o país ao que há de mais moderno e competente no automobilismo mundial em termos de preparação de pilotos para o futuro."

A Fórmula 4 Brasil utilizará o modelo F4 T-021, segunda e ainda inédita geração do chassi fabricado pela italiana Tatuus, que deve estrear mundialmente a partir de 2022. Com um projeto orientado pelas novas especificações de segurança da FIA, os 16 carros que serão trazidos ao Brasil são dotados inclusive do halo, equipamento introduzido em 2016 pela entidade em suas principais categorias de monopostos e que desde então foi responsável por evitar ferimentos graves em dezenas de acidentes.

O motor será o Abarth-Autotecnica 1.4, com 176cv de potência e câmbio da especialista francesa SADEV de seis marchas, acionado por sistema de borboletas e eletrônica Magneti-Marelli. Os pneus serão importados, produzidos especialmente pela Pirelli.

O projeto inclui ainda uma academia formada por especialistas que instruirão os pilotos sobre temas importantes da profissão, como noções de marketing, media training, redes sociais, mecânica e eletrônica automotivas, interpretação de dados, relacionamento com a equipe, interação com engenheiros de vários campos, entre vários outros campos de aprendizado.

A divisão funcionará como preliminar da Stock Car. As corridas terão transmissão ao vivo pelo canal BandSports, Motorsport.tv e mídias da categoria principal (Facebook e Youtube).

Carro da Fórmula 4 Brasil
Carro da Fórmula 4 Brasil
Carro da Fórmula 4 Brasil
Carro da Fórmula 4 Brasil
4

F1 2021: A F1 está de volta ao Brasil! Rico Penteado analisa prova em Interlagos | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #144:  GP no Brasil será o mais decisivo dos últimos 10 anos?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Rafael Câmara é selecionado pela Academia de Pilotos da Ferrari
Próximo artigo Vicar revela equipes que disputarão Fórmula 4 Brasil em 2022

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil