Rafa Câmara mantém liderança da F4 Italiana após etapa de Spa

Brasileiro da Ferrari Driver Academy iniciou domingo com P4 e finalizou com terceiro lugar depois de cair para o fim do pelotão na largada

Rafa Câmara

Foto de: Manuela Nicoletti

Um festival de ultrapassagens na corrida final da etapa de Spa-Francorchamps garantiu ao brasileiro Rafa Câmara a manutenção da liderança no Campeonato Italiano de F4 neste domingo (19).

Largando da pole na prova final, o competidor da Ferrari Driver Academy não saltou quando as luzes se apagaram. Caiu para o fim do pelotão de 36 carros e veio buscando nos 30 minutos de prova, para terminar em terceiro lugar e garantir seu 19º pódio em 31 provas disputadas em carros de competição em 2022.

Leia também:

Com o resultado, o brasileiro sustenta o topo da tabela de pontos por 3 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe e piloto de desenvolvimento da Mercedes, o italiano Andrea Kimi Antonelli, vencedor das três provas da etapa.

Pela manhã, o vice-campeão mundial de kart em 2019 chegou a liderar. Ele lutou pela vitória com Antonelli, que, em três ocasiões, recorreu à área de escape da Les Combes para segurar seu posto. Com a disputa pela vitória aberta, outros concorrentes alcançaram, e Rafa acabou fora do pódio por uma posição, tendo seu esforço comprometido por um safety car que se prolongou nas duas voltas finais ocasionando o fim da corrida sob bandeira amarela.

Nas duas provas, o brasileiro de 17 anos de idade mostrou muita combatividade.

O competidor do carro #88 da Prema defendeu as posições sempre que foi atacado e exibiu oportunismo e uma boa leitura de corrida para escalar o pelotão. Quando necessário, se defendeu dos oponentes, sempre dentro do traçado regulamentar.

Seu próximo compromisso é a terceira etapa do Campeonato Alemão de F4, no próximo fim de semana em Zandvoort. Rafa é vice-líder na temporada, com cinco pódios e uma vitória em seis provas. Na semana seguinte, ele reassume o carro #88 da equipe Prema para a quarta etapa do Italiano, em Vallelunga.

“Tive um dia de altos e baixos, mas principalmente de muito aprendizado", disse Rafa. "As duas corridas foram intensas, com disputas em todas as voltas sob bandeira verde. Poderia ter vencido de manhã e à tarde, já que a equipe Prema preparou um carro extremamente competitivo. Lutamos durante todas as voltas de todas as corridas e saio contente pela recuperação após cair pro fim do pelotão na terceira prova.

"Temos ao menos mais dois fins de semana seguidos, com corridas em Zandvoort e Vallelunga. Então saio da Bélgica contente pois sei que logo vamos disputar vitórias”

VÍDEO: A Mercedes tem razão ao reclamar sobre o porpoising?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Qual maior adversário ao bi de Verstappen: Pérez, Leclerc ou confiabilidade da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Rafa Câmara amplia vantagem na liderança da F4 Italiana em Spa
Próximo artigo Após escalada memorável em Spa, Câmara corre em Zandvoort pela F4 Alemã

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil