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CBA dá poder a estados para decidir sobre retomada de campeonatos regionais

Determinação da CBA vale apenas para campeonatos estaduais; categorias como Stock Car, Porsche Cup e Copa Truck continuam paralisadas

Aerial view of Interlagos

Mesmo com a pandemia da Covid-19 ainda em ação pelo país, o retorno do esporte já está em discussão, incluindo o esporte a motor. Nesta quarta-feira (29), a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) deu um passo importante para a retomada de campeonatos estaduais.

Em nota, a CBA anunciou que deixará à cargo das próprias federações estaduais a decisão sobre o momento de retomada de suas atividades.

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O texto explica como que vai funcionar esse processo de retomada dos campeonatos estaduais.

"A Confederação Brasileira de Automobilismo vem a público informar que franqueará a cada estado, por meio de sua federação local, o processo de retomada das atividades do automobilismo. O reinício dos trabalhos deverá seguir rigorosamente as disposições das autoridades estaduais e municipais, bem como as instruções do Ministério da Saúde".

A nota da CBA, porém, não é uma garantia de que os campeonatos poderão ser retomados imediatamente, já que dependem também da liberação dos locais de competição, sejam circuitos, kartódromos ou mais, como dito no texto.

"É de nosso entendimento que vivemos em um país de dimensões continentais e de características absolutamente distintas em cada região, portanto deve-se obedecer a realidade de cada parte do território nacional".

O texto ainda finaliza com a Confederação reafirmando sua preocupação com a saúde e segurança dos envolvidos com o esporte.

"Temos nossas atenções voltadas para as dificuldades geradas em todos os setores do nosso esporte. Seguiremos em contato frequente com federações, promotores e pilotos na busca de medidas para este triste cenário. Contudo, reiteramos que a saúde e segurança de todos aqueles que trabalham no automobilismo brasileiro continuará no topo de nossas prioridades".

A decisão da CBA, porém, não mexe com as competições nacionais de automobilismo, que continuam paralisadas. A Stock Car anunciou na semana passada que sua temporada foi adiada para o segundo semestre.

A Porsche Cup divulgou uma nova versão de seu calendário, que teria como data de reinício os dias 22 e 23 de maio, em menos de um mês. Apesar a categoria ter divulgado as datas e se as provas seriam de Sprint ou Endurance, os locais não foram oficializados.

Já a Copa Truck liberou um comunicado na semana passada onde a direção da categoria afirmou que estão almejando o retorno para o final de junho, mas "cientes que tudo dependerá das decisões das autoridades".

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia, além do GP da Alemanha
A MotoGP também precisou adiar os GPs da Holanda e da Finlândia, devido às restrições do governo local e pela falta de homologação da pista do país escandinavo. A visão mais otimista da Dorna Sports coloca o início da temporada na República Tcheca em agosto
A MotoGP cancelou oficialmente os GPs da Alemanha, Holanda e Finlândia. Para a Holanda, significa que o GP não fará parte do calendário da MotoGP pela primeira vez nos 71 anos de história do mundial
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
Em abril, a Fórmula E confirmou a extensão da paralisação do campeonato até o final de junho e o adiamento do ePrix de Berlim. As provas de Nova York e Londres se tornaram dúvidas
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
Em busca de garantir a realização da prova em 2020, a direção de Silverstone confirmou que o GP será realizado com portões fechados. No mesmo dia, a organização do GP da França anunciou o cancelamento da prova, se juntando à Mônaco
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar e aumentar, as férias de verão, indo de 14 para 35 dias
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas a categoria espera retomar as atividades no final de maio
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
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Guilherme Longo
Geral
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