Notícias do Motorsport.com

David Coulthard fala sobre projeto de inclusão feminina que visa F1

Na mais recente entrevista da série #ThinkingForward, conversamos com o ex-piloto de F1 David Coulthard e seu parceiro de negócios tcheco Karel Komarek sobre por que eles estão financiando um novo programa ambicioso para capacitar pilotas para chegar à F1

More than equal seeks to break down misconceptions about female racers

Motorsport Business

Covers any motorsport business related content

David Coulthard conquistou muito em mais de 30 anos no automobilismo profissional. Ele nunca venceu um mundial de Fórmula 1, mas está determinado a ajudar uma piloto a atingir esse nível. Sua irmã Lynsay era uma formidável competidora de kart, que recebeu as mesmas oportunidades quando criança de seus pais justos. Mas ela saiu do sistema quando adolescente, como muitas garotas fazem.

Muitas iniciativas foram lançadas na última década para abordar a pergunta mais feita na F1 – por que não há mulheres pilotos de F1? Do programa FIA Girls on Track à W Series, da qual Coulthard é sócio fundador, as oportunidades estão crescendo. Mas eles não abordam os fundamentos do que é necessário para avançar na F1, que são: melhor detecção de talentos em um estágio inicial e, em seguida, financiamento e outro apoio profissional para um programa definido até a F1. Isso é o que a maioria dos pilotos masculinos de renome, de Lewis Hamilton a Lando Norris, se beneficiaram de uma forma ou de outra.

Então, Coulthard fez uma parceria com seu amigo, o empresário tcheco Karel Komarek, para implantar uma estrutura de desenvolvimento sem fins lucrativos chamada More than Equal, composta por especialistas do setor em tudo, desde fitness, treinamento de pilotos e psicologia, até patrocínio. É um compromisso aberto, com prazo inicial de 10 anos. Komarek é mais conhecido como operador de loterias nacionais em muitos países europeus e cuja empresa Allwyn Entertainment ganhou recentemente a cobiçada licença da Loteria Nacional do Reino Unido.

More than equal seeks to break down misconceptions about female racers.

More than equal seeks to break down misconceptions about female racers.

Enquanto Coulthard tem a história de uma irmã que não acreditava que havia um caminho para as mulheres na F1, a história de Komarek cresceu na Tchecoslováquia em um período de relações cortadas com o Ocidente.

“O país estava fechado, não podíamos viajar, competir. Aprendi muito nos últimos 25 anos”, disse. “O mesmo vale para jovens pilotos, se você não tiver chance de 10 a 12 anos, em que podemos identificar o primeiro talento, garantir se você é capaz e competitivo com outros pilotos do sexo masculino, é semelhante história."

Coulthard contou com a ajuda de grandes nomes como Hintsa Performance, cujos treinadores cuidam de muitos dos pilotos de F1, para fornecer as melhores avaliações, treinamento de desempenho e instalações de preparação mental. O conselho consultivo contém vários representantes da indústria, como a ex-diretora da F1, Kate Bevan, Julia George, da Heineken, e o pai de Lewis Hamilton, Anthony.

“Por causa da minha experiência na Fórmula 1, por causa das outras pessoas que temos, juntamente com a experiência comercial e o compromisso de Karel, se reunirmos pessoas boas e motivadas, teremos uma ótima equipe”, diz Coulthard. “Então, se não podemos afetar algo positivo e tentar apoiar e garantir alguns talentos para o futuro, quem pode? “Porque as equipes de Fórmula 1 estão muito ocupadas fazendo o que estão fazendo. E, francamente, eles não estão realmente interessados ​​em apoiar nesse nível. O que vamos fazer é criar talentos e apoiar talentos que são escolhidos porque garantem fazer parte de um programa de jovens pilotos, e aí está a diferença.

“Há um fator de bem-estar nisso para nós, porque acreditamos que podemos afetar a mudança. E se ninguém fizer isso, nada acontece. A W Series é um exemplo disso. É controverso para algumas pessoas. Mas não colocou metade de um número de mulheres na frente e no centro.

“Não se trata do que podemos tirar disso financeiramente. Trata-se de criar uma plataforma financeira sustentável, que teremos que apoiar nos estágios iniciais, mas queremos encontrar parceiros que olhem além de sua própria marca. Estamos comprometidos com isso a longo prazo. Então, isso significa que enquanto estamos aqui e respirando, queremos apoiar este programa.”

O lançamento de More than Equal ocorreu antes do GP da Grã-Bretanha e foi um pouco abafado pelo furor sobre os comentários totalmente inaceitáveis ​​de Nelson Piquet sobre Lewis Hamilton. A semana mostrou que, embora o automobilismo esteja avançando lentamente para se tornar mais inclusivo em todas as frentes, é uma batalha difícil.

Mais do que iguais buscarão, por meio de dados e pesquisas, quebrar conceitos errôneos sobre mulheres pilotos, como falta de força, agressividade ou vontade de se colocar em perigo. Estes criaram barreiras no passado. Coulthard cita boxeadoras como a campeã olímpica Nicola Adams e pilotos de combate que serviram no Afeganistão. Ele acredita firmemente que as pilotos não consideram que podem se machucar quando entram em um carro de corrida e descarta qualquer sugestão de que seja diferente para as mulheres. Ele cita seu próprio exemplo de conseguir sua primeira corrida de F1 pela Williams em 1994, substituindo o recém-falecido Ayrton Senna.

More than equal seeks to break down misconceptions about female racers.

More than equal seeks to break down misconceptions about female racers.

“Isso nunca vem à sua mente”, diz ele. “Veja como eu entrei no esporte, com o Ayrton. Literalmente era três semanas depois, no mesmo carro. Eu estava testando aquele carro antes de ir para Ímola, aquele mesmo chassi. Foi o azar dos deuses das corridas.”

O que certamente ajudaria muito na causa de encontrar uma piloto de F1 seria a filha de um piloto famoso que vem subindo nas fileiras. Pilotos como Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Juan Pablo Montoya têm filhas, mas não estão sendo incentivadas a correr. No entanto, a filha de Mika Hakkinen, Ella, está andando de kart e prestes a entrar na adolescência. De acordo com seu ex-companheiro de equipe da McLaren, Coulthard, “Mika é apaixonado por isso”.

Para mais informações sobre More than Equal, visite www.morethanequal.com

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Morre o jornalista Charles Marzanasco Filho, assessor de Ayrton Senna e colaborador do Motorsport.com
Próximo artigo Como carro elétrico da CUPRA pode surpreender nas retas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil