Últimas notícias

No Dia dos Animais, conheça histórias de pilotos e seus bichos de estimação

Átila Abreu, Felipe Massa, Nelson e Nelsinho Piquet, além de outras estrelas, têm muito o que contar sobre seus cachorros

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 with his dogs Coco and Roscoe

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais. Parte fundamental da nossa sociedade, os bichos de estimação são membros especiais de nossas famílias. No meio do automobilismo, não é diferente, ainda mais com os cachorros.

Leia também:

No Brasil e no mundo, os cães ganham destaque em meio a pilotos, carros, circuitos e todos os elementos padrões do esporte a motor. Neste ano, aliás, um caso chamou a atenção nas 500 Milhas de Indianápolis.

O francês Simon Pagenaud venceu a mítica prova norte-americana da IndyCar com a Penske e recebeu todas as honrarias pela glória em Indiana. Entretanto, quem roubou a cena na festa pelo triunfo foi o cachorro do piloto: Norman Pagenaud, um jack russell terrier que você conhece abaixo:

O carismático cãozinho conquistou o público e conseguiu uma proeza junto ao dono: tanto Norman quanto Simon tiveram seus rostos cravados no troféu Borg-Warner Trophy, dado ao vencedor da Indy 500. Foi a primeira vez de um cachorro na taça. Veja no tweet abaixo:

 

No Brasil

Não é só nos Estados Unidos que os pets ficam no centro das atenções. Em terras brasileiras, os bichos também desfilam sua elegância nos principais circuitos do País. Na Corrida do Milhão da Stock Car, disputada em Interlagos (SP) no fim de agosto, dois cachorros viraram a atração do paddock nos treinos anteriores à prova. Estamos falando de Abel e Messi (veja fotos abaixo), cães do piloto Átila Abreu e da apresentadora Renata Fan.

Átila, Abel e Messi
Átila, Abel e Messi
Átila, Abel e Messi
Átila, Abel e Messi
4

O competidor da Shell V-Power falou sobre os animais: "O Messi apareceu por acaso em nossas vidas. Eu estava viajando e a Renata foi para o pet shop comprar uns brinquedos para o cachorro do pai dela no sul. Ela acabou vendo esse cachorro para ser vendido e tirou umas fotos. Eu incentivei, mas, pelo fato de morar em apartamento, achei que ela acabaria não comprando. Para minha surpresa, ela acabou escolhendo o cachorro e, quando eu voltei, conheci o Messi".

Átila também destacou a interferência da companheira. "Tanto no caso do Messi quanto no do Abel, fica fácil de saber quem que deu o nome. O Messi obviamente é uma homenagem ao Lionel Messi e o Abel é uma homenagem ao técnico Abel Braga, que foi campeão da Libertadores e do Mundial com o Internacional. Ela tinha prometido ao Abel [técnico] que ia chamar algum cachorro dela com o nome dele e acabou acontecendo", relatou o piloto ao Motorsport.com.

Em prol da adoção

A apresentadora também foi o pivô da entrada de Abel na família. "Um dia a Renata levou o Messi no veterinário e o Abel estava lá, porque ele era de uma acumuladora de cachorros que não conseguia cuidar de todos. E ele estava bem mal porque tinha comido alguma coisa estragada. Aí mostraram para a Renata. Ele estava em um cantinho numa sala e mal conseguia se levantar, mas fez um esforço para chegar perto dela e aí ganhou o coração".

"A Renata me ligou e perguntou o que eu achava, aí incentivei também porque se tratava de adoção e ele estava em uma situação bem complicada. E assim foi, logo ele melhorou estando com a gente, mas não sabemos nem a idade dele. É um cachorro que nos trouxe muitos ensinamentos, porque é muito carinhoso, apesar das limitações".

"Acho que até por nós termos tirado ele de uma situação complicada, o Abel tem um amor incondicional. Os dois são as nossas vidas e tudo que a gente tenta fazer é levar os dois juntos em tudo que a gente vai fazer. É como se fossem nossos filhos e neste ano eu os levei na Corrida do Milhão para eles conhecerem o meu carro da Stock Car", completou.

Nelsinho Piquet e o ativismo pela causa animal

Ex-piloto da Fórmula 1 e atualmente na Stock Car, o filho do tricampeão da F1 Nelson Piquet é um personagem de destaque quando o assunto é cachorro. A cada etapa da categoria brasileira, Nelsinho faz uma ação com entidades que cuidam de cães. No vídeo abaixo, você confere uma ação de Piquet com ONGs de São Paulo antes da Corrida do Milhão. 

 

Além disso, o primeiro campeão da história da Fórmula E é dono de um cachorro adotado pela mãe do brasileiro, que o esperava no aeroporto de Guarulhos e não resistiu aos encantos do Bob, cãozinho que hoje mora com Piquet e a namorada.

Bob, cachorro de Nelsinho Piquet
Bob, cachorro de Nelsinho Piquet
Bob, cachorro de Nelsinho Piquet
Bob, cachorro de Nelsinho Piquet
4

Já Nelson Piquet, tricampeão da F1, é conhecido por dar nomes de pilotos aos cães da família. Já foram os casos de Michael Schumacher, Niki Lauda, Jean Alesi e Kimi Raikkonen. Atualmente, tem dois malteses, que ficam dentro de casa, e alguns rhodesians, que ficam do lado de fora.

Os cães de Felipe Massa

Outro nome de destaque no automobilismo brasileiro e mundial, Felipe Massa também tem um vínculo forte com os cachorros. O ex-piloto da Ferrari na Fórmula 1 atualmente está na equipe Venturi na Fórmula E e falou sobre seus pets ao Motorsport.com.

"Tivemos três labradores temáticos. O primeiro foi o Winner, que ganhei de aniversário da minha avó. Depois veio o Draco, que era o nome da minha equipe de Fórmula 3000, e aí o Enzo, que teve o nome influenciado pela Ferrari. O Enzo foi o último a falecer, no final do ano passado. Hoje temos dois, o Alvin (foto) e a Nala. Estes nomes não têm nada a ver com corrida", revelou Massa.

Filho de Felipe Massa e Alvin

Filho de Felipe Massa e Alvin

Photo by: Divulgacao

Outros cachorros no esporte a motor

Além dos pets de Pagenaud, Átila, Piquet e Massa, outros cães de pilotos ilustres ganham os holofotes pelo mundo afora. De cachorro 'apertado' aos companheiros de Lewis Hamilton, conheça os dogs de pilotos famosos na galeria abaixo:

Gus, cachorro de Dale Earnhardt Jr, 'fertilizando' o gramado de Charlotte
Lewis Hamilton, Coco e Roscoe
Nico Rosberg, campeão da F1 em 2016, e seu cão Bailey
Jenson Button com Rogue e Storm. O campeão da F1 em 2009 também tem outro cachorro chamado Bentley
Família Sainz (com Carlos Sainz Jr no meio e Carlos Sainz ao fundo) também tem seu bichinho
Sergio Pérez e Canelo
6

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA e Motorsport Network anunciam serviço de banco de dados aberto a fãs
Próximo artigo InsideEVs ganha edição Brasil com foco em elétricos e soluções de mobilidade

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil