Conteúdo especial

Rosberg e di Grassi discutem abordagens sustentáveis em meio à crise do coronavírus

A dupla teve uma conversa online para discutir a situação atual e como eles podem ajudar nos esforços globais de combate à pandemia

Nico Rosberg, Lucas di Grassi

Nico Rosberg

O campeão da Fórmula 1, Nico Rosberg, divulgou uma nova série de conversas virtuais chamada #LíderesParaOBem (#Leaders4Good em inglês), que teve como primeiro convidado o brasileiro Lucas di Grassi, campeão da Fórmula E. A proposta de Rosberg, que após sua aposentadoria das pistas tem trabalhado na área da sustentabilidade, é mostrar a importância da liderança, responsabilidade e comprometimento social em meio à crise.

Enquanto Rosberg está isolado com a família em sua casa na Espanha, di Grassi está morando no Brasil, durante a suspensão da temporada da Fórmula E, assim como os principais campeonatos pelo mundo.

Leia também:

Na conversa, os dois campeões discutiram problemas atuais como suas experiências com o isolamento, a situação em seus respectivos países e modos de ajudar aqueles com necessidade. Di Grassi também falou sobre a crise no Brasil, destacando os desafios do sistema de saúde do país para lidar com a pandemia de modo eficiente.

“Estamos enfrentando dois desastres: primeiro, as favelas brasileiras são muito povoadas e muitas vezes não tem água corrente, então as pessoas não podem lavar suas mãos”, disse di Grassi. “As famílias nas favelas não podem ficar isoladas por mais do que quatro dias, porque elas não têm reservas financeiras para ficar em casa. Se o vírus chegar nessas comunidades, podemos esperar uma disseminação em massa. A segunda ameaça é a recessão. O Brasil é um país em desenvolvimento. As fontes de renda caíram e o sistema social é muito frágil”.

O piloto da Fórmula E que, assim como Rosberg, está ligado às causas sociais e sustentáveis através de sua carreira no mundo do automobilismo, recentemente arrecadou 150 mil reais em uma campanha virtual para ajudar no combate ao coronavírus. O dinheiro foi destinado à produção de equipamentos de proteção individuais para funcionários de hospitais e do setor da saúde que estão na linha de frente.

Di Grassi também doou álcool gel e máscaras para asilos em São Paulo e investiu no desenvolvimento da tecnologia de luz ultravioleta usada na esterilização de equipamentos médicos e transporte público.

“A lição mais importante na crise é direcionarmos nossa economia para modelos de negócio mais sustentáveis, não apenas a curto prazo, mas a longo também”, afirmou Rosberg, que investe em diversas empresas e startups sustentáveis. “O comprometimento de Lucas é realmente inspirador e mostra o impacto que podemos ter em países em desenvolvimento”.

Tanto Rosberg quanto di Grassi tem compromissos com o desenvolvimento sustentável dentro e fora do esporte. Enquanto Nico Rosberg fundou o Festival Greentech, a primeira plataforma global para tecnologias verdes, promovendo um modo de vida sustentável, di Grassi lançou o Zero Summit, uma conferência dedicada a destacar a importância de um futuro zero carbono.

Veja a conversa abaixo:

 

 

 

Veja a carreira de Lucas di Grassi em imagens:

2004 - F3 Inglesa
2004 - F3 Inglesa
2004 - Copa do Mundo de F3 em Macau
2004 - Copa do Mundo de F3 em Macau
2005 - Copa do Mundo de F3 em Macau
2006 - GP2
2006 - GP2
2007 - GP2
2007 - GP2
2008 - GP2
2008 - GP2
2008 - Testes pela Renault e pela Honda
2008 - Testes pela Renault e pela Honda
2008 - Testes pela Renault e pela Honda
2008 - Testes pela Renault e pela Honda
2009 - GP2
2009 - GP2
2009 - Anunciado como piloto da Virgin
2010 - Fórmula 1 (Virgin )
2012 - Encurance McLaren - 24 Horas de Nurburgring
2012 - WEC (Audi)
2012 - WEC (Audi)
24h de Le Mans: 3º Lugar em 2013 (Audi)
2013 - 24h de Le Mans: 3º Lugar em (Audi)
2013 - 24h de Le Mans: 3º Lugar em (Audi)
2014 - 24h de Le Mans: 2º Lugar em (Audi)
2014/2015 - Fórmula E - 3º lugar no mundial (Audi Abt)
2014/2015 - Fórmula E - 3º lugar no mundial (Audi Abt)
2015 - WEC
2015 - WEC
2015/2016 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)
2015/2016 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)
2016 - WEC - Vice Campeão e 3º em Le Mans (Audi)
2016 - WEC - Vice Campeão e 3º em Le Mans (Audi)
2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)
2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)
2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)
2018 - Stock Car Brasil - 3 vitórias
2018 - Stock Car Brasil - 3 vitórias
2017/2018 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)
2017/2018 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)
2017/2018 - Fórmula E - Audi Abt Campeã Mundial de Construtores
2018/2019 - Fórmula E - Terceiro colocado no mundial (Audi Abt)
2018/2019 - Fórmula E - Terceiro colocado no mundial (Audi Abt)
2019/2020 - Fórmula E - Quinto colocado no mundial em andamento (Audi Abt)
45

VÍDEO: Esnobado por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumacher

PODCAST: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Conheça a história secreta por trás de uma falha da Ferrari
Próximo artigo Há 26 anos, Barrichello conquistava 1º pódio na F1; relembre a carreira do brasileiro

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil