Análise

E agora, Alonso? Com sonho da Tríplice Coroa adiado, espanhol tem futuro indefinido no automobilismo

Bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso não tem futuro certo no automobilismo depois das 24 Horas de Le Mans

Fernando Alonso, McLaren Racing Chevrolet

Scott R LePage / Motorsport Images

De forma melancólica, Fernando Alonso sofreu mais uma decepção em sua carreira com a McLaren ao ficar fora dos 33 carros que compõem o grid de largada para as 500 Milhas de Indianápolis. Vencedor do GP de Mônaco e das 24 Horas de Le Mans, o espanhol teve o sonho da Tríplice Coroa adiado por pelo menos mais um ano.

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Alonso correrá nas 24 Horas de Le Mans no próximo mês, mas já anunciou que não irá fazer o campeonato da WEC inteiro na próxima temporada. Ou seja, o espanhol a partir de julho não tem nem uma calendário de uma categoria para competir.

Sendo um piloto com o currículo dele, é óbvio que Alonso tem espaço basicamente onde quiser, mas para se manter ativo, fica a dúvida e a expectativa de onde o espanhol irá correr até se preparar para mais uma tentativa de vencer a Indy 500 em 2020.

Veja abaixo algumas opções do piloto de 37 anos.

Fernando Alonso comemora
Fernando Alonso, Renault F1 Team celebrates victory with the team
Fernando Alonso and Michael Schumacher congratulate each other
Race winner Fernando Alonso celebrates with Flavio Briatore and Patrick Faure
Race winner Fernando Alonso celebrates
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren, talks to a team member
Fernando Alonso, McLaren MCL34
Fernando Alonso, McLaren MCL34
Fernando Alonso, McLaren MCL34
Fernando Alonso on the McLaren pit wall during Qualifying
Fernando Alonso, McLaren MCL34, locks up
Fernando Alonso, McLaren MP4-30 Honda
Fernando Alonso, Renault R26
Fernando Alonso, McLaren MCL33
Fernando Alonso, McLaren MP4-22, leads team mate Lewis Hamilton, McLaren MP4-22
Fernando Alonso, McLaren MCL33
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Faz o calendário completo da Indy?

O despreparo da McLaren como uma equipe na Indy ficou evidente no fiasco deste ano. Zak Brown já manifestou o desejo de ter um time durante o calendário todo da IndyCar. Para pegar o jeito de como funcionam as coisas na categoria norte-americana, faria sentido para a McLaren e para o próprio Alonso fazerem um calendário completo para ter mais entendimento como um todo.

Porém, para um piloto do calibre de Alonso fazer o calendário inteiro da Indy talvez tenha seu lado negativo, já que as 500 Milhas atingem dimensões estratosféricas no gosto do norte-americano, que realmente só dá importância para a prova e não liga praticamente para o resto do campeonato. Será que o espanhol gostaria de correr na realidade da IndyCar de ter arquibancadas vazias durante o resto do ano?

Volta para a F1?

A McLaren está evoluindo, isso é fato. Curiosamente a ascensão veio depois da saída do espanhol. Em 2017, a escuderia foi a penúltima entre os Construtores. No ano passado subiu para sexto, e em 2019 lidera o pelotão intermediário na quarta colocação.

Não parece que a McLaren vá voltar a vencer corridas em 2020, ainda mais com o domínio da Mercedes. Mas em 2021, com novas regras, quem sabe? Não seria impossível pensar que ele poderia beliscar pódios ano que vem. Mas será que isso o deixaria satisfeito?

Rali?

Em março deste ano, Alonso chegou a testar uma picape de rali. Ele até elogiou o test-drive, mas parece bem improvável que vá competir no campeonato.

Muda de ideia e faz o calendário da WEC?

Ele anunciou que não competiria na próxima temporada completa do Mundial de Endurance. Mas, de repente, para se manter ativo, resolve mudar de ideia. Alonso ainda fará parte da equipe da Toyota, porém.

NASCAR?

Sendo ainda afiliado da Toyota, Alonso poderia ir para a NASCAR. Mas para 2020, não haveria vagas em grandes equipes que utilizam motores da montadora japonesa. Sem contar que essa parece ser uma chance quase impossível, já que o piloto não demonstrou nenhum comentário sobre guiar na categoria até hoje. Porém, o espanhol já guiou um carro da categoria em uma troca de 'máquinas' com o heptacampeão Jimmie Johnson no Bahrein no fim do ano passado.

Competitividade, ao contrário da F1, ele encontraria, com certeza.

 

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