Relato da corrida

Newgarden vence final da Indy em St. Pete, mas Dixon é terceiro e confirma o hexa

Pole position com a Penske, australiano Will Power fez trapalhadas e foi o 'vilão' da corrida que consagrou o neozelandês

Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Honda

Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Honda

Michael L. Levitt LAT Photo USA

Em um final de temporada espetacular no GP de St. Pete neste domingo, o norte-americano Josef Newgarden brilhou para vencer mais uma prova da IndyCar com a Penske, mas viu o rival Scott Dixon conquistar o título de 2020.

O editor recomenda:

O veterano neozelandês chegou em terceiro para assegurar o hexacampeonato da maior categoria de monopostos dos Estados Unidos, consagrando mais uma boa estratégia da Chip Ganassi. O mexicano Pato O'Ward teve atuação sólida e terminou em segundo com a McLaren.

A corrida

Na largada, Power manteve a ponta, à frente da trinca da Andretti, composta pelos norte-americanos Alexander Rossi e Herta, além do canadense James Hinchcliffe. Já os candidatos ao título começaram de forma conservadora, com Dixon ficando em 11º e Newgarden em oitavo. 

 

Logo no começo da prova, Power cometeu um erro, foi ultrapassado pelos concorrentes da Andretti e caiu para quarto. Na briga pelo campeonato, Newgarden manteve sua posição e Dixon subiu para 10º.

 

Na 20ª volta de um total de 100, Newgarden aparecia em sétimo, dois postos à frente de Dixon. No pelotão da frente, as posições se mantiveram, com Rossi na ponta, seguido por Herta, Hinchcliffe e Power. O'Ward fechava o top-5.

Dez giros depois, Dixon fez seu pit stop. Newgarden também parou e retornou à disputa dois postos à frente do rival, no meio do bolo. Na volta 32, Power foi para os boxes e voltou à pista perto do companheiro de Penske, mas acabou atrapalhando Newgarden.

No fim das contas, não houve maiores incidentes e Newgarden apareceu em sexto, com Power em oitavo e Dixon em 11º. À frente, os pilotos da Andretti fizeram seus pit stops e mantiveram a ponta, com Rossi na liderança, seguido por Herta e Hinchcliffe.

Na volta 37, Power voltou a se atrapalhar e causou a primeira bandeira amarela, após dar uma bater no muro e dar 'chilique' (veja abaixo). Na relargada, Newgarden saltou para quarto, mas logo houve outro acidente. Desta vez, com o norte-americano Santino Ferrucci, da Dale Coyne.

 

Após a saída do pace car, o carro de segurança da Indy, outro acidente, agora com o neozelandês Scott McLaughlin, novo piloto da Penske, e o holandês Rinus VeeKay, eleito o 'novato do ano' com a Dale Coyne.

 

A relargada seguinte não teve batidas e Rossi se manteve na liderança, à frente de Herta, Hinchcliffe, Newgarden, O'Ward e Dixon. Na volta 63, porém, Herta escapou e perdeu a vice-liderança, voltando ao traçado atrás de Rossi, Hinchcliffe e Newgarden.

Três giros depois, Newgarden fez novo pit stop. Dixon parou na sequência e voltou em 11º, dois postos atrás do rival. O pelotão da Andretti também fez paradas, mas Rossi escapou e bateu logo na sequência, causando nova bandeira amarela a 30 voltas do fim.

 

Após a relargada, feita no giro de nº 75, Herta apareceu na liderança, à frente de Hinchcliffe. O novato espanhol Alex Palou, da Dale Coyne, saltou para terceiro, seguido por Newgarden, O'Ward e Dixon. 

Mas a 'paz' no GP de St. Pete não durou muito, já que o norte-americano Marco Andretti teve furo de pneu e bateu a máquina da equipe da família. Logo na sequência, quem teve problemas foi Hinchcliffe, que errou e quebrou a asa dianteira. Nova bandeira amarela.

A relargada não demorou e Newgarden foi com tudo para cima, passando Palou e Herta, que perdeu duas posições. Na sequência, quem vacilou foi Palou, promovendo Dixon momentaneamente a terceiro, atrás de Herta e do líder Newgarden. Veja no vídeo abaixo:

 

Entretanto, a bandeira amarela logo tremulou. A batida da vez foi com o novato norte-americano Oliver Askew, que está de saída da McLaren. De todo modo, o outro piloto da equipe soube aproveitar.

Na relargada, O'Ward se consolidou no pelotão da frente e apareceu em segundo após novo erro de Herta, que caiu para o meio do bolo. Com isso, Dixon voltou ao terceiro posto, que havia sido brevemente perdido. As posições se mantiveram e o neozelandês pôde celebrar.

Cla # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo Mph Pits Abandono
1 1 United States Josef Newgarden United States Team Penske 100 2:06'12.594     85.572 2  
2 5 Mexico Patricio O'Ward Arrow McLaren SP 100 2:06'16.735 4.140 4.140 85.525 2  
3 9 New Zealand Scott Dixon United States Chip Ganassi Racing 100 2:06'18.750 6.156 2.015 85.502 2  
4 14 France Sébastien Bourdais United States A.J. Foyt Enterprises 100 2:06'20.008 7.413 1.257 85.488 3  
5 28 United States Ryan Hunter-Reay United States Andretti Autosport 100 2:06'22.347 9.752 2.339 85.462 2  
6 22 France Simon Pagenaud United States Team Penske 100 2:06'23.172 10.577 0.824 85.452 2  
7 8 Sweden Marcus Ericsson United States Chip Ganassi Racing 100 2:06'23.664 11.069 0.492 85.447 3  
8 4 United States Charlie Kimball United States A.J. Foyt Enterprises 100 2:06'28.452 15.858 4.788 85.393 2  
9 15 United States Graham Rahal United States Rahal Letterman Lanigan Racing 100 2:06'28.969 16.374 0.516 85.387 2  
10 30 Japan Takuma Sato United States Rahal Letterman Lanigan Racing 100 2:06'29.369 16.774 0.400 85.383 2  
11 88 United States Colton Herta Andretti Harding Steinbrenner Autosport 100 2:06'36.809 24.214 7.440 85.299 2  
12 59 United Kingdom Max Chilton United Kingdom Carlin 100 2:06'43.067 30.472 6.257 85.229 3  
13 55 Spain Alex Palou Dale Coyne Racing with Team Goh 100 2:06'56.173 43.579 13.106 85.082 5  
14 26 Canada James Hinchcliffe United States Andretti Autosport 100 2:07'16.660 1'04.066 20.487 84.854 4  
15 21 Netherlands Rinus Kalmthout United States Ed Carpenter Racing 98 2:06'42.716 2 Laps 2 Laps 83.528 4  
16 7 United States Oliver Askew Arrow McLaren SP 98 2:06'44.803 2 Laps 2.087 83.505 3  
17 20 United States Conor Daly United States Ed Carpenter Racing 98 2:06'45.131 2 Laps 0.327 83.502 5  
18 10 Sweden Felix Rosenqvist United States Chip Ganassi Racing 98 2:06'48.202 2 Laps 3.070 83.468 5  
19 60 United Kingdom Jack Harvey United States Michael Shank Racing 97 2:06'43.786 3 Laps 1 Lap 82.664 3  
20 98 United States Marco Andretti Andretti Herta Autosport with Marco & Curb-Agajani 74 1:32'27.264 26 Laps 23 Laps 86.443 3 Acidente
21 27 United States Alexander Rossi United States Andretti Autosport 69 1:24'03.831 31 Laps 5 Laps 88.647 2 Acidente
22 3 New Zealand Scott McLaughlin United States Team Penske 46 55'37.108 54 Laps 23 Laps 89.323 2 Acidente
23 18 United States Santino Ferrucci Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan 40 45'16.537 60 Laps 6 Laps 95.416 1 Acidente
24 12 Australia Will Power United States Team Penske 35 37'21.460 65 Laps 5 Laps 101.184 1 Acidente

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Power crava pole e candidatos ao título ficam para trás em St. Petersburg
Próximo artigo Indy: Dixon e Newgarden comentam fim da temporada e corrida 'caótica'

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil