Indy: Entenda a 'novela' entre Palou, Ganassi e McLaren, que chegou a respingar em Ricciardo na F1

'Confusão' chamou a atenção nas redes sociais e inclusive intensificou rumores sobre saída de Ricciardo da equipe britânica na F1

Alex Palou, Chip Ganassi Racing Honda

Alex Palou, Chip Ganassi Racing Honda

Gregg Feistman / Motorsport Images

Na terça-feira (12), o mundo do esporte a motor acompanhou de perto o desenrolar de uma polêmica novela na IndyCar envolvendo o atual campeão, Álex Palou, e duas das equipes de ponta da categoria norte-americana: a Chip Ganassi e a McLaren, em uma história com implicações inclusive na Fórmula 1.

Tudo começou com a Chip Ganassi anunciando nas redes sociais que a equipe iria exercer sua opção de manter o atual campeão Palou para o próximo ano: "O histórico de Alex fala por si só", disse Ganassi. "Ele provou ser campeão e um dos pilotos mais formidáveis do mundo".

Leia também:

No comunicado divulgado para a imprensa, havia ainda uma fala atribuída à Palou, que foi o estopim da controvérsia.

"É uma ótima sensação saber que seguirei com a Chip Ganassi na próxima temporada. A equipe me recebeu de braços abertos desde o primeiro dia e estou animado para seguir trabalhando com todos. O objetivo segue o mesmo e vamos trabalhar sem descanso para atingirmos isso".

O comunicado, e principalmente a declaração, enfureceram o espanhol, que foi às suas redes sociais denunciar o ato da equipe, revelando que já havia informado a Chip Ganassi que não seguirá com o time em 2023.

"Recentemente fiquei sabendo através da imprensa que, sem minha aprovação, a Chip Ganassi divulgou um comunicado anunciado que eu correria com eles em 2023. O que me surpreende ainda mais é que a Chip Ganassi incluiu uma 'declaração' que não foi feita por mim".

"Eu não aprovei esse comunicado, e não sou o autor ou aprovei essa declaração. Como eu havia informado recentemente à Chip Ganassi, por razões pessoais, eu não tenho a intenção de seguir com a equipe após 2022. Deixando de lado esse caso, tenho grande respeito pela equipe e mal posso esperar para terminarmos fortes essa temporada".

Não demorou para que o mundo soubesse qual seria o destino de Palou: “¡Hola Alex! A McLaren Racing anuncia a chegada do campeão da IndyCar Álex Palou à sua lista de pilotos para 2023, com a equipe ainda construindo seu talento em todas as categorias de automobilismo. Nossos pilotos para cada campeonato serão confirmados no futuro".

A McLaren ainda divulgou um comunicado de imprensa dizendo: "Além de suas funções de corrida, Palou também testará o MCL35M [carro de 2021] da McLaren na F1 ao lado de seus companheiros Pato O'Ward e Colton Herta".

"Estou extremamente animado para me unir à lista de pilotos de uma equipe tão icônica quanto a McLaren", disse Palou. "Estou feliz por poder mostrar o que consigo fazer em um carro de F1 e ver quais portas podem se abrir. Quero agradecer a todos na Chip Ganassi pelo que fizeram por mim".

O que chamou a atenção de muitas pessoas nas redes sociais é o fato da McLaren não confirmar em qual categoria Palou correrá no ano que vem, já que o time de Woking terá programas na F1, Fórmula E, Indy e Extreme E.

O comunicado inclusive intensificou os rumores de uma possível saída de Daniel Ricciardo da equipe de F1, já que Palou possui a superlicença exigida pela FIA devido ao seu título na Indy. Isso forçou o australiano a vir à público nesta quarta-feira afirmar que não vai sair da McLaren ou da F1 em 2023.

Mas o mais provável é que Palou corra pela McLaren na Indy, ao lado de Pato O'Ward, que já está na equipe, e de Alexander Rossi, vindo da Andretti Autosport. Com isso, crescem as chances de que Felix Rosenqvist seja um dos pilotos da McLaren em sua primeira temporada na Fórmula E, o que marcaria o retorno do sueco à categoria de carros elétricos.

Com isso, a McLaren Racing terá três opções viáveis para substituir Ricciardo na conclusão de seu contrato no fim do próximo ano: O'Ward, Palou e Colton Herta, que acabou de concluir um teste de dois dias com o time de Woking a bordo do carro de 2021 da F1.

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: McLaren fará teste com Herta em Portimão para participar de treino livre em 2022
Próximo artigo Dia de caos no automobilismo norte-americano envolve não só Ricciardo, mas também Vettel e até Michael Jordan

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil