Indy: Herta domina em Laguna Seca e vence GP de Monterrey; Castroneves é 24º

Piloto da Andretti sai da pole position, ganha segunda corrida no ano e sobe ao pódio com Palou e Grosjean

Colton Herta, Andretti Autosport Honda

Colton Herta, Andretti Autosport Honda

Art Fleischmann

Colton Herta dominou completamente o GP de Monterrey da Indy, disputado neste domingo (19) em Laguna Seca. O americano da Andretti largou da pole, teve um pequeno toque com seu companheiro de equipe Alexander Rossi no começo, mas saiu sem problemas para garantir sua segunda vitória em 2021.

Alex Palou terminou em segundo e chegou a tentar alguns movimentos para tomar a ponta, mas não conseguiu; Romain Grosjean completou o pódio. Resta apenas uma corrida, em Long Beach, e o espanhol, com 35 pontos de vantagem na classificação sobre o vice-líder Pato O'Ward, está com "uma mão e quatro dedos" na taça. O brasileiro Hélio Castroneves teve performance discreta e terminou em 24º

Leia também:

A corrida

Herta segurou a liderança após Rossi tentar uma ultrapassagem por fora na primeira curva e se manteve à frente. Uma volta depois, os dois se tocaram na saída da Curva 5 e o segundo colocado levou a pior. Ele rodou, bateu na proteção de pneus e abandonou a corrida. Com isso, o safety car foi acionado.

 

A corrida foi retomada na quarta volta e o top 3 agora era completado por Will Power e Palou, que aumentava a vantagem sobre O'Ward no campeonato para 34 pontos. O mexicano ocupava a sétima posição.

Josef Newgarden foi o primeiro a ir para os boxes, em uma parada logo na nona volta, e colocou os pneus de faixa vermelha. Power entrou em seguida, mas teve problemas na troca e ficou muito tempo parado no pit stop, tirando-o da disputa pela vitória muito cedo.

Com o abandono do australiano, Palou pulou para a vice-liderança e trouxe O'Ward junto a ele, que fez bom stint e reapareceu nos três primeiros. No meio do pelotão, Grosjean fazia boa ultrapassagem no famoso "saca-rolhas".

 

Herta mantinha boa vantagem nas primeiras 30 voltas da corrida e já abria cerca de 3s4 de Palou, que por sua vez estava a 25 segundos de O'Ward. Os dois primeiros se descolaram com facilidade do resto do pelotão. A segunda rodada de pit stops começou no 34º giro.

O espanhol parou na 40ª volta, fez um ajuste na asa dianteira e retornou tranquilamente na vice-liderança. Já o americano fez seu pit stop na 43ª e manteve a liderança, cerca de cinco segundos à frente do rival. No entanto, o piloto da Chip Ganassi apertou o ritmo e logo se aproximou e os dois estavam a 1s4 na 47ª.

Mais atrás, Takuma Sato rodou na entrada do saca-rolhas e tocou em Scott Dixon, que vinha na sequência. Com isso, o japonês teve problemas e ficou uma volta atrás do grid, para abandonar pouco depois.

 

Palou alcançou Herta na 54ª volta e os dois já estavam colados um no outro, com pequena diferença de meio segundo entre eles, e o mexicano buscava o ataque para assumir a liderança com mais push to pass disponível. 

Em terceiro, O'Ward pretendia fazer um stint mais longo pelo estado de seus pneus e disse no rádio da equipe que se parasse na janela prevista teria que ficar muito tempo na pista com os compostos seguintes. Ele segurava o pelotão formado por Marcus Ericsson, Graham Rahal, Simon Pagenaud e Grosjean.

Na 67ª volta, Palou fez sua última parada, mais uma vez antes de Herta, e perdeu certo tempo no trânsito por ter retornado logo atrás dos retardatários Dalton Kellett e Max Chilton. O americano da Andretti entrou na posterior e voltou três segundos à frente do espanhol.

Grosjean aproveitou os pneus mais novos, escalou o pelotão e ultrapassou O'Ward pela quarta colocação, o francês logo abriu e foi à busca de Rahal para tentar o pódio, ele ainda tinha 32 segundos de push to pass contra apenas seis do americano.

Não demorou muito tempo para ele chegar no rival e conseguir o movimento que garantiria o terceiro top 3 de sua temporada de estreia na Indy. Romain ainda chegou a tocar em Jimmie Johnson ao dar uma volta sobre ele no saca-rolhas e quase comprometeu sua corrida, mas escapou sem maiores danos.

Após duas horas de ação, Herta recebeu a bandeira quadriculada e venceu a segunda prova dele e da Andretti no ano.

 

Classificação final

P

Piloto

Diferença

Paradas

Motor

Equipe

1

Colton Herta

-

3

Honda

Andretti Autosport

2

Alex Palou

1.9747

3

Honda

Chip Ganassi Racing

3

Romain Grosjean

3.7087

3

Honda

Dale Coyne Racing w/RWR

4

Graham Rahal

13.8616

3

Honda

Rahal Letterman Lanigan Racing

5

Pato O'Ward

24.6972

3

Chevrolet

Arrow McLaren SP

6

Marcus Ericsson

28.5032

3

Honda

Chip Ganassi Racing

7

Josef Newgarden

29.7267

4

Chevrolet

Team Penske

8

Simon Pagenaud

30.4215

3

Chevrolet

Team Penske

9

Oliver Askew

32.4675

3

Chevrolet

Rahal Letterman Lanigan Racing

10

Ed Jones

47.9944

3

Honda

Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan

11

Ryan Hunter-Reay

67.1843

3

Honda

Andretti Autosport

12

Scott McLaughlin

73.4940

3

Chevrolet

Team Penske

13

Scott Dixon

76.3595

3

Honda

Chip Ganassi Racing

14

Sebastien Bourdais

1 LAPS

3

Chevrolet

AJ Foyt Enterprises

15

Jack Harvey

1 LAPS

3

Honda

Meyer Shank Racing

16

Conor Daly

1 LAPS

3

Chevrolet

Ed Carpenter Racing

17

Jimmie Johnson

1 LAPS

4

Honda

Chip Ganassi Racing

18

Rinus VeeKay

1 LAPS

5

Chevrolet

Ed Carpenter Racing

19

Felix Rosenqvist

1 LAPS

4

Chevrolet

Arrow McLaren SP

20

James Hinchcliffe

1 LAPS

4

Honda

Andretti Steinbrenner Autosport

21

Max Chilton

1 LAPS

4

Chevrolet

Carlin

22

Callum Ilott

1 LAPS

5

Chevrolet

Juncos Hollinger Racing

23

Dalton Kellett

1 LAPS

3

Chevrolet

AJ Foyt Enterprises

24

Helio Castroneves

1 LAPS

4

Honda

Meyer Shank Racing

25

Alexander Rossi

2 LAPS

3

Honda

Andretti Autosport

26

Will Power

2 LAPS

3

Chevrolet

Team Penske

27

Takuma Sato

Abandono

5

Honda

Rahal Letterman Lanigan Racing

Saiba como F1 na BAND vem AMEAÇANDO GLOBO e quais GPs de MAIOR e MENOR audiência em 2021

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Caótico GP da Itália acirra ainda mais rivalidade Hamilton x Verstappen na F1

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Indy: Herta brilha em Laguna Seca e conquista terceira pole no ano; Castroneves é eliminado no Q1
Próximo artigo Indy anuncia calendário de 2022 com 17 etapas e início em fevereiro; confira

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil