Indy planeja cockpit mais protegido em 2017
Executivo da Indy revela que categoria desenvolve um novo sistema de proteção do cockpit. Tendência é usar modelo similar ao testado pela Red Bull









Bill Pappas, vice-presidente de engenharia e competição da Indy, revelou ao Motorport.com que a categoria pretende introduzir um novo sistema de proteção ao cockpit e que o acidente envolvendo Josef Newgarden, no Texas, "reitera a importância disso".
No acidente ocorrido na volta 42, o carro tombado de Newgarden se arrastou pela pista batendo no drywall após ter sido atingido por Conor Daly, que perdeu controle na saída da curva 4.
Como consequência, o piloto da equipe Ed Carpenter sofreu fraturas na clavícula e na mão direita.
“Estamos trabalhando a todo vapor para descobrir qual o melhor jeito de conseguir aprimorar a proteção do cockpit. Esperamos ter algo antes do final deste ano. A colisão de Newgarden reforça a importância disso", afirmou Pappas, que era um amigo próximo de Justin Wilson, morto após ter sido atingido no capacete por detritos decorrentes de um acidente em Pocono, no ano passado.
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Segundo Pappas, o modelo da Indy será tipo airscreen, mais parecido com a proteção testada recentemente pela equipe Red Bull em um carro de Fórmula 1 (veja imagem ao lado) do que com o estilo Halo desenvolvido por Mercedes e Ferrari.
“Neste momento estamos inclinados a usar o airscreen", explicou, antes de afirmar que a novidade pode aparecer já na temporada de 2017. "Sim, essa é a ideia".

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