Indy: Veekay supera O'Ward e Palou para conquistar pole position em Barber

Holandês impôs diferença de quase dois décimos sobre rivais e largará da ponta pela segunda vez na atual temporada

Rinus VeeKay, Ed Carpenter Racing Chevrolet

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Rinus VeeKay fez mágica em sua última volta voadora para colocar seu carro da Ed Carpenter Racing na pole position pela segunda vez em sua carreira na etapa do circuito Barber Motorsports Park na Indy. O holandês aproveitou de tropeços da Andretti Autosport no Q2 e a falha de alguns veteranos em passar do Q1.

Leia também:

Fast Six

VeeKay anotou 1:06.250 segundos para vencer o pole position do ano passado, Pato O'Ward, por 0s15 segundos e conseguiu sua primeira pronta desde o GP de Harvest na prova de rua em 2020. O mexicano da Arrow McLaren SP relatou que teve que se recuperar de uma escapada enquanto tentava criar impulso para sua volta final, por isso ficou satisfeito a primeira fila.

Ambos começarão logo à frente de Alex Palou, da Chip Ganassi, atual vencedor da corrida de Barber e campeão da última temporada.

Scott McLaughlin, que foi o melhor da Penske ao longo do fim de semana, foi o quarto mais rápido. O único representante da Andretti foi Alexander Rossi em quinto, enquanto Felix Rosenqvist garantiu que os dois carros da McLaren largassem das três primeiras filas.

P

No

Piloto

Tempo

Diferença

Voltas

Equipe

1

21

Rinus VeeKay

1:06.2507

1:06.2507

4

Ed Carpenter Racing

2

5

Pato O'Ward

1:06.4003

0.1496

2

Arrow McLaren SP

3

10

Alex Palou

1:06.4415

0.1908

4

Chip Ganassi Racing

4

3

Scott McLaughlin

1:06.4967

0.2460

2

Team Penske

5

27

Alexander Rossi

1:06.5549

0.3042

4

Andretti Autosport

6

7

Felix Rosenqvist

1:06.6410

0.3903

3

Arrow McLaren SP

Q2

VeeKay teve que cumprir uma penalidade de drive-thru antes de seu giro final por ultrapassar o limite de velocidade do pitlane, mas isso não o impediu de cravar uma volta de 1:06.273, o suficiente para colocá-lo entre os cinco primeiros, especialmente quando dois dos carros rápidos da Andretti não conseguiram marcar tempo.

Palou foi o único carro da Ganassi a avançar ao Fast Six, já que o companheiro de equipe, Marcus Ericsson, saiu da pista na Curva 7 nos dois minutos finais e causou a bandeira vermelha, perdendo suas melhores voltas.

Esse incidente fez com que Colton Herta não conseguisse completar sua última tentativa, tendo deixado os boxes tardiamente. Com isso, largará em 10º, logo atrás do companheiro de time, Romain Grosjean, que ficou a 0s07 de se classificar à próxima fase.

P

No

Piloto

Tempo

Diferença

Voltas

Equipe

1

5

Pato O'Ward

1:06.1054

1:06.1054

7

Arrow McLaren SP

2

3

Scott McLaughlin

1:06.1474

0.0420

7

Team Penske

3

27

Alexander Rossi

1:06.1839

0.0785

7

Andretti Autosport

4

7

Felix Rosenqvist

1:06.2721

0.1667

7

Arrow McLaren SP

5

21

Rinus VeeKay

1:06.2732

0.1678

7

Ed Carpenter Racing

6

10

Alex Palou

1:06.3153

0.2099

7

Chip Ganassi Racing

7

2

Josef Newgarden

1:06.3348

0.2294

7

Team Penske

8

28

Romain Grosjean

1:06.3820

0.2766

7

Andretti Autosport

9

15

Graham Rahal

1:06.6339

0.5285

7

Rahal Letterman Lanigan Racing

10

26

Colton Herta

1:06.7295

0.6241

6

Andretti Autosport

11

77

Callum Ilott

1:07.2000

1.0946

7

Juncos Hollinger Racing

12

8

Marcus Ericsson

1:07.3561

1.2507

6

Chip Ganassi Racing

Q1 - Grupo 2

A dupla Andretti - Grosjean Herta - não foi tão rápida quanto McLaughlin no primeiro grupo, mas fizeram o suficiente para liderar o segundo pelotão, com Josef Newgarden, em terceiro pela Penske. VeeKay repetiu o ritmo que mostrou na manhã para ir ao Q2.

Helio Castroneves sofreu um incidente na saída da curva 9, mas conseguiu se recuperar e evitou a bandeira vermelha. No entanto, não foi rápido o suficiente para avançar de fase. Mesmo assim, foi mais rápido que seu companheiro de equipe da Meyer Shank Racing, Simon Pagenaud.

O novato David Malukas também escapou depois de completar sua volta final, patinando na grama logo após a linha de chegada e fazendo contato com uma barreira.

P

No

Piloto

Tempo

Diferença

Voltas

Equipe

1

28

Romain Grosjean

1:06.2000

1:06.2000

7

Andretti Autosport

2

26

Colton Herta

1:06.3396

0.1396

7

Andretti Autosport

3

2

Josef Newgarden

1:06.3799

0.1799

7

Team Penske

4

21

Rinus VeeKay

1:06.5477

0.3477

7

Ed Carpenter Racing

5

77

Callum Ilott

1:06.6649

0.4649

7

Juncos Hollinger Racing

6

8

Marcus Ericsson

1:06.7305

0.5305

7

Chip Ganassi Racing

7

30

Christian Lundgaard

1:06.7462

0.5462

7

Rahal Letterman Lanigan Racing

8

06

Helio Castroneves

1:06.8138

0.6138

6

Meyer Shank Racing

9

18

David Malukas

1:06.8898

0.6898

6

Dale Coyne Racing with HMD

10

29

Devlin DeFrancesco

1:07.0242

0.8242

6

Andretti Steinbrenner Autosport

11

20

Conor Daly

1:07.0350

0.8350

6

Ed Carpenter Racing

12

60

Simon Pagenaud

1:07.1052

0.9052

7

Meyer Shank Racing

13

48

Jimmie Johnson

1:09.0075

2.8075

6

Chip Ganassi Racing

Q1 - Grupo 1

O'Ward estabeleceu o tempo mais rápido na abertura do treino com 1:06.875, à frente de McLaughlin e Palou. Rossi, cuja equipe levou seu carro ao pitlane com apenas oito minutos de folga depois de trocar toda a traseira do carro, foi o quinto mais rápido.

Com os pneus vermelhos, McLaughlin caiu para 1:06.028. À frente da dupla da McLaren e de Palou, apareceu o impressionante Rossi, enquanto Graham Rahal se recuperou de uma desastrosa sexta-feira para se classificar para o Q2.

As eliminações surpresa nesta fase foram Scott Dixon, da Ganassi, em sétimo, e Will Power, da Penske, em 10º, ambos parecendo sofrer com o ritmo e sem grandes reclamações sobre as características de manuseio de seus carros.

P

No

Piloto

Tempo

Diferença

Voltas

Equipe

1

3

Scott McLaughlin

1:06.0289

1:06.0289

7

Team Penske

2

5

Pato O'Ward

1:06.2448

0.2159

7

Arrow McLaren SP

3

7

Felix Rosenqvist

1:06.3855

0.3566

7

Arrow McLaren SP

4

10

Alex Palou

1:06.3877

0.3588

7

Chip Ganassi Racing

5

27

Alexander Rossi

1:06.3962

0.3673

6

Andretti Autosport

6

15

Graham Rahal

1:06.5016

0.4727

7

Rahal Letterman Lanigan Racing

7

9

Scott Dixon

1:06.5142

0.4853

7

Chip Ganassi Racing

8

45

Jack Harvey

1:06.6511

0.6222

7

Rahal Letterman Lanigan Racing

9

51

Takuma Sato

1:06.7541

0.7252

7

Dale Coyne Racing w/RWR

10

12

Will Power

1:06.7775

0.7486

7

Team Penske

11

14

Kyle Kirkwood

1:06.8213

0.7924

7

AJ Foyt Enterprises

12

4

Dalton Kellett

1:07.6869

1.6580

7

AJ Foyt Enterprises

13

11

Tatiana Calderon

1:07.9248

1.8959

7

 

Conheça as origens da rivalidade entre Verstappen e Leclerc

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #175 - Como explicar desempenho constrangedor de Hamilton em Ímola?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Indy muda formato de classificação para as 500 Milhas de Indianápolis
Próximo artigo Indy: Pato O'Ward supera Palou e Veekay para vencer em Barber

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil