Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Indy: Palou usa Alonso como exemplo em processo contra McLaren

Álex Palou se defende da McLaren citando Fernando Alonso e garante que "nem mesmo o melhor piloto pode vencer sem o carro certo"

Alex Palou, Chip Ganassi Racing

O julgamento entre Álex Palou e a McLaren continua rendendo manchetes tão surpreendentes quanto reveladoras. Em sua declaração ao tribunal comercial do Reino Unido, o bicampeão da IndyCar usou Fernando Alonso como exemplo para se defender da reivindicação da equipe britânica de mais de US$ 20 milhões (cerca de R$110 milhões) por quebra de contrato após sua recusa em correr com eles em 2024.

Palou se baseia em Alonso para argumentar sua defesa

O piloto espanhol explicou que nenhum piloto, por mais talentoso que seja, pode vencer sem o carro certo, e citou o caso de Alonso como uma demonstração.

"Se um piloto não tem o equipamento e a melhor equipe ao seu redor, ele não pode vencer corridas", disse Palou em uma declaração publicada pelo The Race. "Fernando Alonso é bicampeão mundial de F1 e provavelmente um dos melhores pilotos da era moderna. Em 2019, ele tentou se classificar para as 500 milhas de Indianápolis com a McLaren e não conseguiu contra um novato sem experiência anterior. Em 2017, com outra equipe, ele quase venceu. E em 2020, ele terminou em 21º lugar com a McLaren".

Palou acrescentou que, mesmo com "grandes nomes" ao volante, os resultados da McLaren na Fórmula Indy não foram suficientes para lutar por títulos, e que sua presença também não teria mudado isso: "A McLaren teve pilotos muito bons na Fórmula Indy sem obter resultados para vencer o campeonato. Ela não teria obtido melhores resultados nos próximos anos apenas com a minha entrada."

Fernando Alonso, Andretti Autosport Honda durante la vuelta de ritmo

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

"Fui levado a acreditar que tinha uma chance real na F1."

O cerne da disputa está na alegação de Palou de ter sido enganado por Zak Brown, que, de acordo com seu relato, o levou a acreditar que havia uma chance real de uma vaga em tempo integral na Fórmula 1.

"Pensei que Zak fosse sincero, mas agora acho que ele me levou a acreditar que eu tinha uma opção na F1 como tática de negociação para me fazer assinar com a McLaren na IndyCar", disse Palou em seu depoimento.

O acordo assinado em 2022 incluía testes privados, trabalho em simulador, aparições em treinos livres e o papel de piloto reserva, mas sem uma vaga de titular garantida. Tudo mudou, de acordo com o espanhol, com a chegada de Oscar Piastri à McLaren.

O tuíte de Piastri que mudou tudo

Palou lembrou como o famoso tweet de Piastri em agosto de 2022 - negando que ele correria com a Alpine e confirmando sua mudança para a McLaren - foi o momento em que ele percebeu que seu papel na equipe havia sido reduzido a um mero coadjuvante.

"Vi Oscar Piastri postando mensagens semelhantes às minhas. Um mês depois, a McLaren anunciou que ele seria seu piloto de F1 para 2023. Isso me deixou irritado e preocupado, porque eu não sabia que isso estava acontecendo", contou.

Palou afirmou que Zak Brown lhe disse que a decisão de contratar Piastri não era dele, mas do então diretor da equipe, Andreas Seidl, e que o desempenho do australiano seria comparado ao seu "para avaliar uma vaga em 2024".

Brown, acusado de "falsas promessas de glória"

O próprio Zak Brown também compareceu ao tribunal nesta semana, onde foi acusado pelos advogados de Palou de fazer "falsas promessas de glória na F1" e de "enganar" os pilotos. Ele negou ter prometido uma vaga a Palou e defendeu a integridade de sua administração, embora seu testemunho tenha sido questionado pela suposta exclusão de mensagens do WhatsApp relacionadas ao caso.

A opção frustrada com a Red Bull

Entre as revelações mais curiosas do julgamento, Palou admitiu que entrou em contato com Helmut Marko em 2023 para explorar uma possível vaga na F1 com a Red Bull. De acordo com o piloto, Marko estava interessado, mas depois de uma conversa entre o conselheiro austríaco e Zak Brown, a possibilidade fracassou.

"Helmut era o mais aberto para falar sobre meu futuro na F1, mas de repente ele não estava mais interessado. A conversa com Zak não ajudou em nada", explicou.

A McLaren exige mais de 20 milhões

A McLaren está exigindo uma indenização de mais de 20 milhões de dólares (cerca de R$100 milhões) por perdas de patrocínio, renegociações comerciais e o custo de substituir Palou na IndyCar. A equipe argumenta que o espanhol "já admitiu uma clara quebra de contrato" e que sua decisão de romper o acordo causou "um impacto financeiro e de reputação significativo".

Brown, em sua declaração, foi direto: "Álex jogou uma granada no tribunal e me deixou para lidar com as consequências na frente dos patrocinadores".

O julgamento continua em Londres e espera-se que ambos os lados continuem a prestar depoimento na próxima semana.

PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go

 

Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Brown e advogado de Palou trocam provocações no tribunal: 'Inventando bobagens'
Próximo artigo Bottas destaca que ida de Schumacher à Indy pode dificultar retorno à F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros