Últimas notícias

Jaguar I-Pace eTrophy chega ao fim após temporada 2020 devido ao impacto econômico da pandemia

Categoria foi lançada como apoio à Fórmula E em 2018 e é o primeiro campeonato internacional a ser encerrado como consequência da pandemia

Sérgio Jimenez, ZEG iCarros Jaguar Brazil

Foto de: Nick Dungan / Motorsport Images

O Jaguar I-Pace eTrophy, campeonato que corre como apoio em certas etapas da Fórmula E, chegará ao fim após a conclusão da temporada 2019-20, como consequência do impacto econômico causado pela pandemia da Covid-19.

A Jaguar fez um retorno ao automobilismo internacional com sua equipe na F-E em 2016, e a categoria de carros de turismo foi lançada em 2018, com um acordo original de três anos de duração.

Leia também:

A temporada inaugural, 2018-19, teve dez etapas, contra oito em 2019-20, antes do calendário ser impactado pela pandemia. O grid também reduziu de um ano para o outro, de 12 para 10, divididos entre seis equipes, além dos pilotos convidados a cada etapa.

Desde o início, o Brasil foi uma presença forte no campeonato. Em 2018-19, Sérgio Jimenez e Cacá Bueno venceram três provas cada, de 10 etapas no total, garantindo o primeiro e segundo lugares no campeonato, com Jimenez levantando o título. Na atual temporada, Jimenez já havia conquistado duas vitórias em três corridas e lidera o campeonato com seis pontos de vantagem sobre o neozelandês Simon Evans.

O chefe da equipe Jaguar na F-E, James Barclay falou sobre a decisão: "A categoria atingiu vários dos objetivos que tínhamos propostos. Porém, durante esse período inédito da pandemia do coronavírus, precisamos revisar nossa estratégia, e tomamos a decisão de encerrar o Jaguar I-Pace eTrohpy após duas temporadas bem sucedidas".

"Nós nos mantemos totalmente comprometidos com o automobilismo elétrico e nosso programa da Jaguar na Fórmula E, que é uma parte importante de nossa transição para a mobilidade elétrica".

"Mal posso esperar pelo retorno da Fórmula E do eTrophy quando for seguro para nossa equipe, parceiros e fãs".

Um comunicado divulgado para Jaguar confirmou que o campeonato irá acabar "após a última corrida dessa temporada". Porém, a atual temporada da F-E está suspensa até o fim de junho e, no momento, não há mais provas marcadas, após os cancelamentos dos ePrix de Nova York e Londres.

Segundo o Autosport, a categoria está negociando com a direção de circuitos permanentes pela Europa para receber etapas.

O CEO da F-E, Jamie Reigle, comentou sobre o fim da categoria: "A Jaguar é uma ótima parceira dentro e fora das pistas. O sucesso do eTrophy e o pioneirismo tecnológico da Jaguar, desenvolvido através da Fórmula E é um testamento de suas capacidades como marca".

"Nós da Fórmula E tivemos a felicidade de apoiar esse projeto, que mostra como permitimos nossos parceiros usar nossa plataforma para acelerar a adoção de veículos elétricos".

"Nós estamos felizes de continuar trabalhando com a Jaguar Racing em seu programa na Fórmula E".

Autosport apurou que a F-E tem interesse em encontrar uma nova categoria que sirva de apoio em seus eventos. Mas, no momento, não há nenhum outro campeonato ou montadora alinhado para substituir a Jaguar e o eTrophy.

O eTrohpy é a primeira categoria internacional do esporte a motor a ser encerrada como um resultado direto da crise sanitária atual.

Confira fotos do eTrophy no México, última prova realizada até o momento

Vincent Radermecker, Jaguar I-Pace eTrophy
Vincent Radermecker, Jaguar I-Pace eTrophy
Vincent Radermecker, Jaguar I-Pace eTrophy
The Jaguar I-Pace eTrophy cars lined up on circuit
Takuma Aoki, Team Yokohama Vincent Radermecker, Jaguar I-Pace eTrophy
Takuma Aoki, Team Yokohama Challenge
Takuma Aoki, Team Yokohama
Takuma Aoki, Team Yokohama
Takuma Aoki, Team Yokohama
Simon Evans, Team Asia New Zealand
Simon Evans, Team Asia New Zealand
Simon Evans, Team Asia New Zealand
Sergio Jimenez, ZEG iCarros Jaguar Brazil Adalberto Baptista, ZEG iCarros Jaguar Brazil
Sergio Jimenez, ZEG iCarros Jaguar Brazil
Sergio Jimenez, ZEG iCarros Jaguar Brazil
Sergio Jimenez, ZEG iCarros Jaguar Brazil
Mauel Cabrera, Jaguar China Racing
Mashhur Bal Hejaila, Saudi Racing Fahad Algosaibi, Saudi Racing, Alice Powell, Jaguar Ran Racing eTROPHY Team Germany
Mashhur Bal Hejaila, Saudi Racing
Mashhur Bal Hejaila, Saudi Racing
Mashhur Bal Hejaila, Saudi Racing
Mario Dominguez, Jaguar I-Pace eTrophy VIP
Mario Dominguez, Jaguar I-Pace eTrophy VIP
Mario Dominguez, Jaguar I-Pace eTrophy VIP
Mario Dominguez, Jaguar I-Pace eTrophy VIP
Mario Dominguez, Jaguar I-Pace eTrophy VIP
Mario Dominguez, Jaguar I-Pace eTrophy VIP
Manuel Cabrera, Jaguar China Racing
Manuel Cabrera, Jaguar China Racing
Manuel Cabrera, Jaguar China Racing
Manuel Cabrera, Jaguar China Racing
Jaguar I-Pace eTrophy
Fahad Algosaibi, Saudi Racing
Fahad Algosaibi, Saudi Racing
Fahad Algosaibi, Saudi Racing
Fahad Algosaibi, Saudi Racing
Fahad Algosaibi, Saudi Racing
David Cheng, Jaguar China Racing
David Cheng, Jaguar China Racing
David Cheng, Jaguar China Racing
David Cheng, Jaguar China Racing
Caca Bueno, ZEG iCarros Jaguar Brazil
Caca Bueno, ZEG iCarros Jaguar Brazil
Caca Bueno, ZEG iCarros Jaguar Brazil
Caca Bueno, ZEG iCarros Jaguar Brazil
Caca Bueno, ZEG iCarros Jaguar Brazil
Alice Powell, Jaguar Ran Racing eTROPHY Team Germany
Adalberto Baptista, ZEG iCarros Jaguar Brazil
Mario Dominguez, Jaguar I-Pace eTrophy VIP
Jaguar I-Pace eTrophy
50

VÍDEO: Reginaldo Leme avalia dupla da Ferrari e futuro de Vettel na F1

PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?

 

.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Jimenez segura Evans e conquista vitória pelo Jaguar I-Pace eTrophy no México
Próximo artigo Cacá lamenta fim de Jaguar: “Não era apenas automobilismo, é muito mais”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil