Entrevista

Massa revela esforço para tornar kart esporte olímpico

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, o ex-piloto de Fórmula 1 falou sobre seus planos como presidente da comissão de kart da FIA

Second race: Felipe Massa wins in front of Michael Schumacher

Ferrari Media Center

O ex-piloto brasileiro da Fórmula 1, atual competidor da Fórmula E e presidente da comissão de kart da FIA, Felipe Massa falou com exclusividade ao Motorsport.com sobre seus planos para o esporte.

Leia também:

Você se tornou presidente da Comissão de Kart da FIA em dezembro de 2017. Você consegue descrever como foram os últimos 18 meses?

Acho que foram bons. No começo eu precisava de um tempo para entender tudo sobre kart, aprender tudo que estava acontecendo e como melhorar, porque no meu ponto de vista precisava de melhorias em várias áreas.

Falando sobre o preço, o quão caro o kart é agora, a promoção. Então estamos fazendo eventos importantes, corridas de kart. No começo é difícil ver um logo de patrocinador em algum lugar. Então a promoção tem que ser melhorada. Temos que melhorar algumas ideias de corrida, do show, do lado técnico e esportivo.

Kart race on ice: Felipe Massa

Kart race on ice: Felipe Massa

Photo by: Ferrari Media Center

Nico Rosberg and Felipe Massa

Nico Rosberg and Felipe Massa

Photo by: Rosberg Racing Academy

Quais áreas você acha que pode melhorar?

Com certeza vou tentar colocar as equipes próximas. Por exemplo, melhorar o lado esportivo, mas também tentar abaixar os custos, os lugares do Mundial. O Mundial para mim é o mais importante, então precisamos de lugares que estejam preparados para sediar.

Eu quero tornar o kart importante. É o nosso esporte, deveria ser importante. O vencedor do campeonato europeu deveria aparecer junto com as equipes de Fórmula 1. Então precisamos de gente que entenda de kart.

Second race: Felipe Massa wins in front of Michael Schumacher

Second race: Felipe Massa wins in front of Michael Schumacher

Photo by: Ferrari Media Center

O quão perto está o sonho de termos o kart na Olimpíada?

Definitivamente é algo que estamos nos esforçando. Não depende só da gente, depende da FIA porque ela está falando com o comitê olímpico, pessoas do COI, então é mais relacionado à FIA.

Para ser honesto, eu não sei o quão perto estamos porque existem muitos pontos que ainda estão sendo discutidos, então é difícil ter certeza do quão perto estamos, mas eu espero que possamos fazer isso. Seria fantástico.

Aonde você vê o kart daqui 5, 10 anos, em termos de elétricos?

Espero que esteja num custo mais baixo, mais fácil dos pilotos aprenderem e correrem. Espero termos pilotos como Lewis Hamilton, Verstappen, Charles Leclerc.

E sobre os karts elétricos, será o futuro definitivamente. Só não temos ainda categorias elétricas porque a bateria é muito pesada. Nos carros não tem muito problema porque você tem mais proteção e tudo mais. Mas falando de crianças, nos acidentes, o peso é algo muito importante. 

Quando o peso das baterias for mais leves, aí virá bem rápido".

Victor Martins

Victor Martins

Photo by: FIA

A CARREIRA COMO PILOTO

Massa estreou nessa temporada na Fórmula E, após carreira respeitada na Fórmula 1, onde conseguiu ser vice-campeão mundial em 2008. O Motorsport.com preparou uma galeria com 20 curiosidades sobre a trajetória do brasileiro na F1. Você sabia de tudo isso?

Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.
Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou. Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.
Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas.
Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber após a entrada da BMW -, Felipe Massa ganhou de presente seu carro do chefe, Peter Sauber.
Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.
A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.
De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.
Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.
Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.
Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.
O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.
O polêmico GP da Alemanha de 2010 foi exatamente um ano depois do incidente na classificação para o GP da Hungria de 2009 (25 de julho).
Massa não conseguiu chegar à frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso em uma corrida que ambos tivessem concluído entre os GPs da China de 2011 e da Índia de 2013 (52 provas).
O brasileiro também ficou sem se classificar à frente do espanhol entre os GPs do Canadá de 2011 e Malásia 2013 (34 provas).
Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.
Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.
O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.
Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).
A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.
Mesmo com grande carreira na F1, Massa superou o companheiro de equipe ao final do ano apenas em 2005 (na Sauber, com Jacques Villeneuve), em 2008 (na Ferrari, com Kimi Raikkonen) e em 2017 (na Williams, com Lance Stroll).
20

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefes da F1 criam grupo para identificar falhas nas regras para 2021
Próximo artigo Vettel diz que não há necessidade de F1 ter mais circuitos de rua

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil