Le Mans adota slow zones fixas para edição de 2017
Novo sistema será colocado em prática para evitar que pilotos precisem reduzir velocidade bruscamente em trechos rápidos da pista
Le Mans slow zones
Autosport
O sistema de slow zones usados nas 24 Horas de Le Mans foi modificado para a edição de 2017 da corrida.
Agora, haverá nove zonas pré-determinadas ao longo do traçado de 13,629 km, nas quais os carros estarão limitados a 80 km/h em caso de safety car virtual.
Até então, as zonas eram estabelecidas pelos comissários caso a caso, dependendo de onde havia ocorrido o acidente em questão na pista.
Vincent Beaumesnil, diretor esportivo da ACO, organizadora das 24 Horas de Le Mans, disse ao Motorsport.com: “Os pilotos estavam preocupados com a forma antiga que fazíamos isso, porque às vezes eles precisavam reduzir a 80 km/h em áreas muito rápidas da pista.”
“Decidimos que deveríamos criar slow zones fixas, com o ponto de início em algum local de baixa velocidade, onde os carros estão acelerando.”
“A única exceção é aquela que começa no início das curvas Porsche, porque não queremos que uma zona vá desde a Arnage até as chicanes Porsche.”
Baumesnil explicou que o novo sistema ainda não causou nenhuma reclamação e que funcionou conforme o esperado nas simulações durante o teste oficial, no último fim de semana.
“Falamos com equipes e pilotos e eles estão otimistas com as mudanças. Até o momento não houve preocupações.”
Ainda poderá haver mais novidades no conceito de slow zones, de acordo com Beaumesnil, que reiterou que a ACO acredita que a ideia é mais adequada do que o uso regular do safety car.
“Começamos com as slow zones há três anos e estamos melhorando a cada ano. Se houver a possibilidade de escolha entre uma slow zone e um safety car, por exemplo, a decisão é fácil.”
O novo sistema já foi explicado às equipes no início do ano e foi novamente discutido no briefing antes do teste oficial.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Top Comments