Novato aos 45 anos, Barrichello diz: “Me sinto como aos 20”

Prestes a fazer sua primeira participação nas 24 Horas de Le Mans, brasileiro revela ajuda de simulador para aprender a pista e revela perrengue durante viagem

Rubens Barrichello, Racing Team Nederland

Rubens Barrichello, Racing Team Nederland

Nikolaz Godet / Motorsport.com

Rubens Barrichello, Racing Team Nederland
Rubens Barrichello, Racing Team Nederland
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd

Prestes a abrir um novo capítulo em sua extensa carreira nas pistas, Rubens Barrichello vê com naturalidade a sua posição de novato nas 24 Horas de Le Mans. O veterano reforçou que, aos 45 anos, ainda se sente em alto nível de competitividade em sua estreia na corrida de longa duração mais famosa do planeta.

Barrichello dividirá o protótipo do Team Nederland, da classe LMP2, com os holandeses Jan Lammers, também ex-F1, e Frits van Eerd. Por se tratar de sua primeira participação na prova, o brasileiro teve de passar por todos os procedimentos de praxe para os estreantes, independentemente de se tratar do piloto com mais largadas na história da F1.

“Eu já tenho certa experiência nisso [em ser estreante]”, disse Barrichello, em entrevista coletiva acompanhada pelo Motorsport.com Brasil em Le Mans. “Desde que deixei a F1, fui novato em Indianápolis, fui novato na Stock Car, então, para mim, não é grande coisa. Isso me faz sentir mais jovem.” 

“Eu sempre fui o mais novo em boa parte da minha carreira na F1, mas aí comecei a ficar mais velho – e tive companheiros mais jovens, como [Jan] Magnussen, [Nico] Hulkenberg... Meu ditado sempre foi: contanto que eu continue mais rápido que eles, estou bem! 45 anos é como se não fosse nada. Me sinto como se tivesse 20”, garantiu.

Barrichello revelou que, apesar de ter aceitado sem hesitar o convite de Lammers, seu velho conhecido, nunca havia colocado a prova em Le Mans no topo de suas prioridades.

“Para ser bem sincero, no começo eu não pensava nisso. Parecia que as pessoas só andavam rápido na classificação, e que, na corrida, precisavam economizar. Parecia que não era divertido. Mas, de dez anos para cá, todos desenvolveram a ponto de ter mais pé embaixo, e isso é mais charmoso para mim. Isso obviamente chamou a minha atenção”, comentou.

Na preparação para a nova corrida, Barrichello destacou o importante auxílio da tecnologia para desvendar os mais de 13 km da pista.

“Preciso correr à noite para ter noção da visibilidade e poder falar mais, mas o teste foi bom. E, para esta corrida, consegui me preparar em meu próprio simulador de casa, e posso dizer que, na minha primeira volta aqui, parecia que eu estava lá.”

Com sua habituação com o circuito ainda em andamento, Barrichello espera poder ajudar o Team Nederland a se encontrar em boa posição na prova.

“Minha meta é deixar o carro o mais competitivo. Tínhamos 13 Orecas à nossa frente da última vez, então a meta é nos classificarmos no meio deles. E vamos ver o que dá. Eu quero que Frits e Jan se sintam bem. Tenho certeza de que eles farão seu melhor para permanecer na volta do líder, porque, se mantivermos o carro inteiro, tudo pode acontecer.”

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Kanaan destaca “loucura” antes de estreia nas 24H de Le Mans
Próximo artigo Kobayashi faz a pole provisória para Toyota em Le Mans

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil