Obituário

Após acidente, Bryan Clauson morre nos EUA

Nesta segunda-feira foi anunciada a morte de Bryan Clauson, que estava em estado crítico após forte acidente em prova da Belleville Midget Nationals, no sábado à noite

Bryan Clauson, Dale Coyne Racing Honda

Bryan Clauson, Dale Coyne Racing Honda

Vision Sport Agency

Bryan Clauson, Dale Coyne Racing Honda
Byran Clauson
Bryan Clauson
Bryan Clauson, Chad Boat e Daryn Pittman
Bryan Clauson
Bryan Clauson
Bryan Clauson, Dale Coyne Racing Honda
Bryan Clauson, Dale Coyne Racing Honda
Bryan Clauson, Dale Coyne Racing Honda
Bryan Clauson, Dale Coyne Racing Honda

Em decorrência das lesões sofridas em acidente, o piloto americano Bryan Clauson morreu aos 27 anos. A notícia foi confirmada em pronunciamento feito em conjunto pelos presidentes da USAC, Kevin Miller, e do Indianapolis Motor Speedway, Doug Boles, na manhã desta segunda-feira. 

Clauson sofreu violento acidente na noite de sábado, durante prova da Belleville Midget Nationals, no Kansas, e foi levado de helicóptero em estado crítico para o hospital Bryan Medical Center West. 

Vencedor por três vezes em Belleville, ele iniciou a prova na nona colocação e estava na liderança quando capotou entre as curvas 3 e 4. Em seguida foi atingido pelo carro de Ryan Greth na mesma curva 4, enquanto capotava.  A corrida foi interrompida por bandeira vermelha na volta 14. Chad Boat acabou vencendo a prova. 

Foi o segundo acidente de Clauson no final de semana. Na primeira prova em Belleville, ele largou em sétimo e bateu na curva 4 após acertar Morgan Frewaldt, que tinha problemas na prova. 

Belleville High Banks é uma tradicional pista de terra de meia milha com mais de um século de existência, e já foi palco de vitórias de estrelas nacionais como Jeff Gordon, Kasey Kahne, Kyle Larson, Christopher Bell e Rico Abreu.

Clauson tentava chegar a 200 provas este ano, entre Indy, NASCAR e Sprint Cars. 

Carreira variada

Natural de Sacramento, na Califórnia, ele cresceu em Noblesville, Indiana. Protagonizou extensa carreira em diversas categorias do automobilismo, tendo disputado também algumas provas na Indy, em que seu único pódio aconteceu na Indy Lights, na etapa de Iowa, em 2011. Ele também participou de três edições das 500 Milhas de Indianápolis (2012, 2015 e 2016). Seu melhor resultado foi a 23° colocação este ano. Ele também foi piloto de testes da Chip Ganassi e disputou 26 provas nas temporadas 2007 e 2008.

Na ARCA, Clauson venceu em Gateway Park, em 2007, e fez a pole em Talladega. Também obteve a pole da prova de julho da Xfinity Series em Daytona, em 2008, e foi quinto lugar no Kentucky Speedway na mesma temporada.

Clauson, porém, era mais conhecido por suas performances em pistas de terra, nas quais era considerado um dos melhores do país. Ele foi tricampeão da USAC National Midget (2010, 2011, 2015), três vezes campeão da USAC National Drivers (2010, 2011, 2012), bicampeão da USAC National Sprint Car (2012, 2013), e teve vitórias também no Chili Bowl (2014) e na Turkey Night Grand Prix (2009 e 2010).

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Bryan Clauson está em estado crítico após batida
Próximo artigo Família revela que Bryan Clauson era doador de órgãos

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil