Conteúdo especial

10 anos: A briga épica de Rossi e Stoner em Laguna Seca

Memorável disputa pela primeira posição nos EUA em 2008 iniciou rusga entre italiano e australiano na MotoGP

Casey Stoner and Valentino Rossi

Casey Stoner and Valentino Rossi

Bob Heathcote

Podium: race winner Valentino Rossi, second place Casey Stoner, third place Chris Vermeulen
Race winner Valentino Rossi celebrates
Valentino Rossi leads Casey Stoner
Valentino Rossi
Podium: champagne for Valentino Rossi
Podium: race winner Valentino Rossi, second place Casey Stoner, third place Chris Vermeulen
Valentino Rossi leads Casey Stoner

Há exatos dez anos a MotoGP vivia uma de suas corridas mais sensacionais em toda a sua história. Mas, antes da largada, não parecia que seria assim. Na verdade, todos que sentaram para assistir àquele GP há uma década imaginavam uma corrida das mais previsíveis.

Casey Stoner, vindo de uma sequência de três vitórias, liderou todos os treinos para a prova nos EUA, colocando pelo menos 0s5 em cima da concorrência em cada um deles. Em ritmo de corrida, o piloto chegava a ser 1s mais rápido que o resto.

No entanto, querendo desbancar o australiano, Valentino Rossi sabia que derrotar o piloto em um final de semana que tinha a certeza de vencer lhe daria uma excelente vantagem psicológica no mundial.

Na largada, Stoner saiu melhor, enquanto que Nicky Hayden superou Valentino por alguns metros, até o italiano mais uma vez passa-lo. Ainda no primeiro giro Rossi passou Stoner no saca-rolha e assumiu a ponta.

Stoner, com a maior aceleração da Ducati, passou Rossi em seguida na reta dos boxes, mas Valentino lhe deu o troco cinco curvas depois. Sua tática era simples: segurar o australiano e tentar força-lo a um erro.

Stoner claramente começou a perder a paciência, e utilizando a potência de sua Ducati, passou por Rossi na subida para o saca-rolha depois de tomar outro troco do 46 na curva 5 após passa-lo na reta dos boxes. Rossi não pensou duas vezes: mais uma vez ultrapassou Casey no saca-rolha, mas desta vez errou e passou pela terra, quase caindo e tirando ele e o australiano da pista.

Após isso, Stoner, resolveu esperar para atacar o Doutor novamente, apesar de continuar muito perto do italiano. O 27 esperava principalmente as acelerações para pressionar Rossi, com sua Yamaha melhor nas curvas.

O jogo de gato e rato durou até a volta 23, quando Stoner foi de vez para cima de Rossi. O italiano conseguiu dar o troco em Stoner por fora na curva 3 após nova investida de Casey na reta principal. No mesmo giro, chegando à última curva, Rossi usou uma malandragem: deu uma freada mais forte que a necessária forçando Stoner para fora da pista. O australiano foi parar na brita e caiu. Porém, ele se levantou e ainda em segundo. Mesmo duelando, ambos haviam aberto em 22 voltas 22 segundos para o resto!

Rossi celebrou a vitória e Stoner se recusou a cumprimenta-lo no parque fechado, reclamando da conduta do italiano na prova. Sua agressividade foi o alvo da crítica do australiano.

Mas, mentalmente, a vitória valeu bastante para Valentino. Com 25 pontos de vantagem no mundial, ele venceu as duas corridas seguintes, na República Tcheca e San Marino, após quedas de Stoner na liderança.

Por isso, é possível dizer que a grande apresentação em Laguna Seca praticamente valeu ao Doutor seu sexto título na MotoGP.

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Rabat: "Ainda me falta um pequeno passo para chegar ao topo"
Próximo artigo Com “1%” de chance em 2019, Smith quer voltar à MotoGP em 2020

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil