Últimas notícias

Aleix Espargaró: nova curva 15 de Sepang "não faz sentido"

Piloto da Suzuki se mostrou bastante preocupado com a inclinação negativa da última curva do traçada malaio, alertando para o alto risco de queda

Aleix Espargaro, Team Suzuki MotoGP

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Aleix Espargaró não gostou da nova curva 15 do circuito de Sepang, que recebe o GP da Malásia de MotoGP no próximo final de semana. Mais do que isso, o piloto da Suzuki crê que o trecho representa um risco para os pilotos.

Em 2016, a pista foi totalmente recapeada para receber a Fórmula 1 e a MotoGP, além de mudanças nas áreas de escape e na inclinação de muitas curvas. Durante a prova de F1, os pilotos fizeram muitas críticas ao trecho da curva 15, que apresenta agora inclinação negativa - mais alta na parte de dentro do que na parte de fora.

Após andar pela pista em uma bicicleta, Espargaró expressou preocupação com o trecho. "Ontem, andei de bicicleta e, quando passei pelo trecho e virei à esquerda, parei de pedalar, achando que o pedal esquerdo estava tocando o asfalto", disse.

"A inclinação negativa é muito acentuada - para mim, não faz sentido ter uma inclinação como esta. O risco de queda é muito, mas muito grande, então eu não entendo porque fizeram isso", afirmou.

2016 Sepang International Circuit upgrade
Mudanças na curva 15 em Sepang

Foto: Dromo

Já Cal Crutchlow, que andou na pista durante um teste em julho, classificou a curva como "estranha", mas ressaltou que o trecho "adiciona um desafio maior".

"É uma curva estranha agora. O ponto de freada é praticamente o mesmo, mas a inclinação na curva é muito grande, então você precisa ter paciência na saída", disse.

"Na F1, vimos que os pilotos contornavam a curva por fora o máximo que podiam para evitar a inclinação. Isso não deve funcionar para nós, mas vamos tentar. Tentaremos todos os traçados possíveis na curva", afirmou.

"Eles não precisavam fazer tais modificações na última curva, mas isso adiciona um desafio maior para todos", acrescentou.

Jorge Lorenzo também falou sobre a nova curva 15. "Espero que tudo corra bem. Espero que passe por ali na primeira volta e sinta aderência no trecho. Caso contrário, será uma curva complicada, especialmente se você quiser ultrapassar alguém ou quiser fazer uma trajetória mais fechada. A inclinação é grande, podemos ter quedas ali", ressaltou.

Outras preocupações

2016 Sepang International Circuit upgrade
Mudanças em Sepang

Foto: Dromo

Ao abordar as demais modificações do circuito de Sepang, Espargaró elogiou o novo asfalto, mas mostrou preocupação com a curva 9.

"O asfalto parece muito bom, a pista precisava disso. O problema é que em muitos trechos há acúmulo de água - mesmo com o calor intenso e sem chuva, a água ainda está lá. Isso é muito estranho. Além disso, a curva 9 tinha muita sujeira - nunca vi algo como aquilo", disse.

"Vamos ver o que acontece amanhã. Creio que se o tempo permanecer firme, não teremos problema, mas se chover e parar... veremos o que vai acontecer", completou.

Reportagem adicional por Oriol Puigdemont

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ducati busca moto menos exigente fisicamente para 2017
Próximo artigo Um ano após polêmica, Rossi diz que "opinião segue a mesma”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil