ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?
Trackhouse e VR46 esperam "grandes mudanças" e até "grandes surpresas" no grid de 2027, com quase todos os pilotos ainda sem lugar garantido
A MotoGP se prepara para uma revolução em 2027, com uma nova geração de motos e, quem sabe, um grid bem diferente do atual. Dos 22 pilotos confirmados no grid de 2026, 19 deles têm seus contratos chegando ao fim no próximo ano.
Os outros três nomes que já têm contrato podem ainda se mexerem dentro de suas marcas. Enquanto Johann Zarco assinou com a LCR até o fim de 2027, Diogo Moreira tem um contrato com a Honda, que pode colocá-lo na equipe de fábrica em seu segundo ano na categoria. E Toprak Razgatlıoğlu vive a mesma situação que a do brasileiro na Yamaha.
Para os demais, tudo permanece em aberto, o que pode levar a mudanças interessantes pelo grid. Pelo menos é o que prevê Davide Brivio, chefe da Trackhouse.
"O próximo ano provavelmente será interessante porque o mercado de pilotos estará aquecido", comentou Brivio em entrevista ao site oficial da MotoGP. "Todos os pilotos vão querer conseguir um bom contrato e acho que haverá uma motivação extra no início da temporada. Vai ser interessante de ver!".
"Estou esperando um mercado de pilotos louco no próximo ano, estou esperando algumas grandes surpresas", acrescentou o italiano, para quem a incerteza é aumentada pelos novos regulamentos, que provavelmente mexerão com a ordem de forças: "Para os pilotos, é complicado porque é difícil decidir qual fabricante será a mais forte".
"Obviamente, esperamos que a Ducati mantenha sua posição, talvez oa fabricantes que estão fortes hoje continuem fortes. A Yamaha e a Honda têm a oportunidade de fazer grandes melhorias para ter um bom desempenho. Para os pilotos, será difícil saber para onde ir porque há muitas incertezas, muitas dúvidas".
As mudanças são esperadas para 2027.
Foto de: Hazrin Yeob Men Shah / Icon Sportswire via Getty Images
Brivio não é o único que espera um mercado movimentado. " Eu concordo", disse Pablo Nieto, que comanda a VR46. "Acho que haverá grandes mudanças. Não sei para quem ou onde, mas muitos pilotos querem mudar de fabricante, só para tentar fazer alguma coisa. Com certeza haverá muitas mudanças".
Sabemos que Fabio Quartararo e Pedro Acosta estão esperando para serem convencidos por seus contratantes, Yamaha e KTM, sem os quais eles poderiam ser tentados a ir para outro lugar. Na Ducati, o prolongamento do contrato de Marc Márquez não é questionado, mas depois de uma temporada difícil, o destino de Pecco Bagnaia parece mais incerto.
Poderíamos ter alguns grandes nomes procurando um lugar.
É improvável que qualquer um desses grandes nomes faça uma aposta semelhante à de Márquez em 2024, quando ele se juntou à Ducati por meio de uma de suas equipes satélites, a Gresini... mas Brivio não descarta nada: "Todos os pilotos querem ir para a equipe de fábrica, então teremos que esperar até que todos os lugares sejam ocupados. Então, poderemos ter alguns grandes nomes procurando uma vaga".
De acordo com Nieto, as decisões serão tomadas rapidamente para as motos e os pilotos mais cobiçados do grid: "Vejo que as decisões estão sendo tomadas cada vez mais cedo. Todo mundo está falando sobre o próximo ano, mas é óbvio que o mercado já começou a se mover em direção a 2027. Isso é normal, porque, no fim das contas, se você quer um piloto de ponta, precisa se mexer agora. Acho que, no próximo ano, quase todo o mercado estará definido nas duas ou três primeiras corridas. Essa é a minha opinião".
Davide Brivio
Foto de: Alexander Trienitz
No entanto, as equipes Trackhouse e VR46 não estão com muita pressa. Brivio acredita que as equipes de fábrica terão que escolher primeiro suas duplas antes que as outras peças do quebra-cabeça se encaixem. Ele quer fazer parte de um projeto de longo prazo com Raúl Fernández e Ai Ogura... mas, no momento, não tem certeza se conseguirá mantê-los.
"Se atingirmos nosso objetivo de ter dois pilotos de ponta capazes de permanecer entre os 10 primeiros e buscar grandes resultados, obviamente será interessante e importante continuar em 2027. Mas temo que nossos pilotos sejam atraídos por outros se estiverem bem em 2026!".
"Vai ser difícil. Estou esperando muita movimentação. Somos uma equipe satélite, então provavelmente teremos que esperar pelas grandes decisões, quando as equipes de fábrica escolherem seus pilotos, e então veremos. Mas acho que podemos ter algumas surpresas".
Com relação à VR46, todas as decisões serão tomadas em consulta com a Ducati. "No final do dia, trabalhamos juntos porque somos a equipe de apoio da Ducati", reiterou Nieto.
"Todos os pilotos que temos, nós escolhemos juntos. Isso é muito importante. Digamos que, para o projeto, a Ducati tenha quatro motos - são seis, mas o projeto que temos juntos significa que decidiremos tudo juntos. Isso é muito importante".
Os 2 MAIORES DESAFIOS de DIOGO MOREIRA na MotoGP! Nosso ENCONTRO com AGOSTINI | KTM, Coldenhoff e +
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.