Últimas notícias

Aprilia: Vitória de Dovizioso no Catar não deve ser retirada em apelação

CEO de time italiano diz que triunfo da Ducati em Losail não deveria ser questionado em audição sobre legalidade de aleta

Podium: Andrea Dovizioso, Ducati Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

O CEO da Aprilia Racing, Massimo Rivola, acredita que Andrea Dovizioso deva manter a vitória no GP do Catar, independentemente do resultado da apelação de sexta-feira referente à legalidade da aleta da Ducati.

A Ducati argumentará que seu polêmico apêndice deve permanecer em suas motos no Tribunal de Apelações da FIM na sexta-feira.

Rivola vai se juntar a representantes da Honda, Suzuki e KTM para que a solução seja banida, alegando que proporciona um benefício aerodinâmico.

Mas apesar de ter sido uma das forças por trás do protesto inicial contra a Ducati no Catar, Rivola acredita que o tribunal de recursos não deve tentar anular a vitória de Dovizioso.

"Não deve haver retroatividade no resultado, Dovizioso deve manter a sua vitória no Catar e, a partir do GP da Argentina, a Ducati deve correr sem este dispositivo em sua moto", disse Rivola à Motosprint.

"Poupe a vitória e comece a discutir uma nova regra sobre esse assunto."

No centro do caso da Ducati está o fato de o diretor técnico da MotoGP, Danny Aldridge, ter dado a aprovação ao fabricante italiano para usar a aleta à frente do pneu no Catar com o objetivo de arrefecer o pneu traseiro.

O diretor geral da Ducati, Gigi Dall'Igna, advertiu que a falta de respeito pelas decisões de Aldridge pode estabelecer um precedente perigoso.

"Tendo questionado o diretor técnico da Federação, que é o único por regulamento que pode decidir se algo montado na moto é legal ou não, existe o risco de nos tornarmos como uma cidade do velho oeste na qual o xerife foi morto". Dall'Igna disse ao MotoGP.com.

"Primeiro, eles questionaram o diretor técnico e questionaram o primeiro painel de comissários. Isso sugere uma total desconfiança da Federação."

No entanto, Rivola acha que Aldridge é culpado por não ter questionado a explicação da Ducati para o propósito da aleta.

"Eu acho que ele [Aldridge] deu sua aprovação com base nas informações que ele tinha, o que a Ducati deu a ele", acrescentou Rivola. "Mas ele não checou bem, ele confiou na explicação deles”.

"Se ele está agindo de boa fé, ele deve agora explicar o que ele entendeu mal nessa solução e, portanto, que a regra deve ser refeita.”

"O diretor técnico coleta mais informações, depois elabora um novo documento técnico e uma nova regra é adicionada. E todos estaríamos mais felizes."

Reportagem adicional por Matteo Nugnes 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Na MotoGP, vencedor da primeira corrida foi campeão 47% das vezes
Próximo artigo Lorenzo: "É como se a Honda tivesse juntado C. Ronaldo e Messi"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil