Citando tensões geopolíticas entre Ucrânia e Rússia, MotoGP adia GP da Finlândia para 2023

Com isso, calendário de 2022 deve contar com 20 corridas

Kymi Ring proposed layout for MotoGP in Finland

Kymi Ring proposed layout for MotoGP in Finland

Kymi Ring

O retorno do GP da Finlândia ao calendário da MotoGP não acontecerá mais em 2022. A categoria confirmou o cancelamento da etapa para este ano e seu adiamento para 2022, com a invasão russa na Ucrânia sendo um dos motivos por trás da decisão.

A contínua disputa entre os países criou vários problemas na cadeia global de fornecimento. Além disso, a intenção da Finlândia em se unir à OTAN não caiu bem com a vizinha, Rússia. 

Leia também:

A Federação Internacional de Motociclismo afirmou que o trabalho de homologação do KymiRing não pôde também ser concluído a tempo para a etapa da MotoGP em 10 de julho, optando por adiar a etapa para 2023.

"O trabalho de homologação do KymiRing, junto com os riscos causados pela contínua situação geopolítica na região, infelizmente nos obrigam a cancelar o GP da Finlândia de 2022", disse a FIM em um comunicado.

"As circunstâncias atuais criaram atrasos e colocam sob risco o trabalho no circuito. Portanto, todas as partes concordaram que a estreia da pista deve ser adiada para 2023, quando a MotoGP voltará a correr na Finlândia pela primeira vez em quatro décadas".

"Portanto, o calendário de 2020 da MotoGP contará com 20 etapas".

Start action, Jack Miller, Ducati Team leads

Start action, Jack Miller, Ducati Team leads

Photo by: Marc Fleury

A corrida no KymiRing faria sua estreia em 2020, antes de seu cancelamento por conta da pandemia. A prova foi novamente cancelada no ano passado devido às restrições de entrada no país.

A última vez que a categoria correu no país foi em 1982, quando as classes de 125cc, 250cc e 350cc correram no circuito de rua de Imatra. A última vez que a classe rainha, 500cc, correu na Finlândia foi um ano antes no mesmo local, com vitória de Marco Lucchinelli, da Suzuki.

Apesar do KymiRing ter um contrato de cinco anos com a MotoGP válido a partir de 2018, o local ainda não conseguiu receber a categoria. O cancelamento da prova de 2022 deixa um vácuo de seis semanas entre o GP da Holanda, marcado para 26 de junho em Assen, e o GP da Grã-Bretanha, em 07 de agosto em Silverstone.

Após polêmica, Sergio Mauricio comenta 'treta' no Twitter, explica "mimimi" e manda recado a haters

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #179: O que Hamilton e Russell podem conseguir com melhora da Mercedes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior GP da Itália de MotoGP: Horários e como assistir a etapa em Mugello, com MotoE e homenagem a Valentino Rossi
Próximo artigo MotoGP: Com Quartararo liderando, Yamaha vive problema similar ao da Honda no auge da era Márquez; entenda

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil