Últimas notícias

Com incerteza sobre permanência na F1, Silverstone foca na MotoGP

Reformas no circuito buscaram acomodar necessidades da MotoGP, apesar de proprietários garantirem que F1 ainda está nos planos

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

Gold and Goose / Motorsport Images

A administração do circuito de Silverstone disse que está focada em garantir um lugar de longa data no calendário da MotoGP no Reino Unido, em meio à incerteza de seu futuro como anfitriã do GP da Inglaterra de Fórmula 1. A corrida de F1 deste ano na pista britânica é a última do contrato atual de Silverstone com a categoria, enquanto o vínculo com a elite da motovelocidade foi estendido recentemente para 2021.

Leia também:

A extensão veio depois que a pista se comprometeu com outro recapeamento na sequência do cancelamento da corrida de 2018 no local, forçado pela chuva forte e preocupações com a capacidade da pista para drenar a água.

“Vamos terminar com uma pista que mantém todas as grandes características tradicionais de Silverstone - rápida, de alta velocidade, fluída, com grandes ultrapassagens e excelente desenho - mas com drenagem muito melhor, asfalto de última geração, aderência fantástica e super suave, com zero colisões - ou o mais próximo de zero batidas possível”, disse o diretor da pista, Stuart Pringle, ao Motorsport.com durante o fim de semana de MotoGP em Barcelona.

“E tendo em mente que a inclinação dos proprietários do circuito é fazer coisas focadas em carros, e não para motos, este é um investimento massivo, uma quantia de sete dígitos a mais do que pagamos no trabalho anterior. Ainda somos um negócio que está se recuperando de uma situação financeira difícil. Sem certeza do futuro da F1, fizemos isso para manter a MotoGP".

Pringle diz que Silverstone, que tem como objetivo tornar a MotoGP "fixa" em seu calendário, adotou uma abordagem diferente para recapear o circuito desta vez, contratando a Tarmac para realizar as obras, mas delegando a coordenação do projeto para o especialista Jarno Zaffelli e sua empresa Dromo.

Zaffelli projetou uma especificação de asfalto para Silverstone "consciente do nosso clima e do fato de que somos um circuito de Fórmula 1, bem como de MotoGP, mas também um circuito muito ocupado". Pringle está convencido de que isso ajuda a aliviar a questão dos solavancos na zona de frenagem, que são muitas vezes sentidos pelos pilotos de MotoGP em pistas compartilhadas com a F1.

Pringle também está “completamente confiante” de que a nova superfície irá proteger a pista de uma repetição do desastre de 2018, tendo testemunhado como as partes do circuito já recapeadas funcionaram na drenagem da água durante chuvas intensas no início de junho.

O oficial de segurança da Federação Internacional de Motociclismo, Franco Uncini, deve visitar a pista depois da corrida de F1 deste ano. Pringle sente que Uncini “ficou confortável com a equipe que montamos para entregar as mudanças”.

Questionado sobre a posição da promotora da MotoGP, a Dorna, sobre o futuro a longo prazo da corrida, Pringle disse: “A Dorna está muito feliz com o trabalho que fizemos, eles amam a pista, os pilotos adoram, a associação de equipes adora a praticidade do espaço, no paddock e tudo mais.
Eles me deram motivos para ficar otimista de que também enxergam o futuro da MotoGP em Silverstone no longo prazo".

Embora exista uma grande expectativa de que Silverstone também assine um novo contrato com a F1, não houve atualizações desde que o circuito negou a divulgação de um acordo em abril. "Essa ainda é a posição - ainda estamos conversando", disse Pringle em Barcelona.

“A Liberty Media ainda quer que haja um Grande Prêmio da Inglaterra, e nós ainda queremos administrá-lo. Mas tem que ter os termos comerciais certos para assinarmos um contrato".

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Análise: Game MotoGP 19 é um prato cheio para os fãs da categoria
Próximo artigo Viñales acredita que falta de punição a Lorenzo abre precedentes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil