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Crutchlow critica curva 11: "totalmente fora de controle"

Cal Crutchlow classifica o ato de contornar a curva 11 de Sachsenring como "loteria" e pede mudanças no trecho

Cal Crutchlow, Team LCR Honda

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A curva 11 do circuito de Sachsenring, palco do GP da Alemanha de MotoGP, é a primeira para a direita após uma sequência de sete curvas para a esquerda.

Feita em alta velocidade e dando início ao setor de descida do circuito alemão, o trecho foi o cenário de três quedas nesta sexta-feira (30), dia dos primeiros treinos livres para a prova.

O primeiro a ir ao chão foi Andrea Iannone, com a Suzuki capotando diversas vezes antes de parar. Depois, Scott Redding e Alvaro Bautista caíram em sequência.

 

Para Cal Crutchlow, Redding não fez nada de errado quando caiu no trecho, classificado pelo piloto da LCR como "complicado". O britânico criticou o trecho, classificando-o como perigoso demais.

"Honestamente, preciso dizer que Scott Redding não fez absolutamente nada de errado, não consigo entender porque ele caiu. O pneu que ele utilizava havia completado três ou quatro voltas antes. Ali é complicado demais. Você pode não errar em nada, fazer tudo absolutamente certo e ainda assim cair ali", disse.

A curva também foi alvo de críticas em 2016, quando Aleix Espargaró reclamou publicamente após uma série de quedas nos treinos livres. Seguindo a mesma linha, Crutchlow crê que o número de acidentes justifica o pedido de mudanças no trecho.

"Não me entenda mal, gosto de curvas velozes, gosto de trechos que levam você quase ao limite, mas para mim precisamos de mudanças ali", ponderou.

"Está totalmente fora de controle, você passa o final de semana inteiro pensando 'porra, vou conseguir passar por ali ou não?'. No fim, você precisa ver a quantidade de quedas ali há um ano e o que vimos hoje - motos voando pelo ar, comissários sequer ouvindo elas", observou.

"Apenas precisamos torná-la mais estreita e lenta. Não digo para instalarmos uma chicane, mas você pode ir um pouco mais para a caixa de brita e virar à direita, depois esquerda e então descer a ladeira. O problema é que há uma barreira ali, se você faz uma curva para a esquerda a barreira fica do lado direito e eles não conseguem mover a barreira, é complicado."

Para Marc Márquez, a curva 11 também é um ponto complicado. Entretanto, o atual campeão reconhece que não há nada a fazer a curto prazo. "Sim, é uma curva muito veloz e nesta manhã eu perdia quase um décimo ali, pois no TL1 você nunca quer se arriscar", disse.

"No entanto, você passa por ali a cerca de 220 km/h e cair é sempre uma merda. Porém é muito difícil reduzir a velocidade da curva, pois se você fizer isso, a inclinação será ainda maior e você ainda terá uma curva veloz. Para mudar ali, você precisaria refazer totalmente o trecho", completou.

Reportagem adicional por Oriol Puigdemont

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