Últimas notícias

Espanhol diz que Rossi ainda não o perdoou por vitória incrível em 2006

Toni Elias diz que lenda da MotoGP ainda acusa golpe por derrota no GP de Portugal de 2006, que acabou custando título da MotoGP daquele ano

Checkerd flag for Toni Elias, Fortuna Honda and Valentino Rossi, Yamaha

Gold and Goose / Motorsport Images

O GP de Portugal de 2006 teve o final mais apertado da era da MotoGP, quando o piloto da Gresini Honda, Toni Elias levou a melhor sobre Valentino Rossi por apenas 0s002.

Os cinco pontos que Rossi perdeu se mostraram cruciais duas semanas depois em Valência, onde o italiano caiu e, posteriormente, perdeu o título para Nicky Hayden por cinco pontos.

Se tivesse triunfado em Estoril, Rossi conquistaria o sexto título consecutivo, tendo vencido cinco vezes naquele ano, contra uma de Hayden.

Leia também:

Elias, atualmente representando a Suzuki, acredita que Rossi ainda não superou a derrota 14 anos depois.

"Quando me reuni com Valentino e o vejo em Austin todos os anos, pude ver que ele ainda tem isso em seu coração, ele não me perdoou", disse Elias recentemente ao DAZN da Espanha.

"Acabou, é hora de ser amigo, mas não é possível, ele é tão competitivo que está preso a isso, nunca me perdoará.”

"Para mim é o contrário, o venci um dia, mas o considerei o melhor piloto de todos os tempos até recentemente, porque agora o melhor é Marc Márquez."

Podium: Race winnner Toni Elias, Fortuna Honda, second place Valentino Rossi, Yamaha, third place Kenny Roberts, Jr., Team Roberts

Podium: Race winnner Toni Elias, Fortuna Honda, second place Valentino Rossi, Yamaha, third place Kenny Roberts, Jr., Team Roberts

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

A corrida do Estoril acabou sendo a única vitória de Elias na MotoGP, já que a Gresini sofreu quando o campeonato mudou para motos de 800cc em 2007.

Ele conquistou mais quatro pódios - dois na Gresini e dois na Pramac Ducati - antes de passar para a Moto2 e vencer o título de 2010, seguido por uma temporada decepcionante na classe superior com a LCR Honda em 2011.

Relembrando as circunstâncias de sua vitória, Elias disse: "A Michelin nos trouxe um pneu novo para essa corrida no sábado. Consegui melhorar meu ritmo em sete décimos e lutar pela vitória.”

"Agradeci a ajuda da Michelin, embora fiquei tenha ficado muito zangado ao descobrir que este pneu, com uma carcaça mais macia, foi o usado pelos principais pilotos durante toda a temporada e que eles só nos deram na penúltima corrida do ano.”

A vitória de Elias em Estoril também foi a última vez que uma equipe satélite venceu uma corrida na categoria rainha até o triunfo de Jack Miller no TT da Holanda, quase 10 anos depois.

"Um piloto de satélite nunca vai ganhar um campeonato mundial, é política", disse Elias. "Não é possível, não serve para os patrocinadores da fábrica. Mesmo que uma fábrica assine um contrato com você e forneça o mesmo material, isso nunca acontecerá.”

"Um dia Cal Crutchlow vai se aposentar e ele poderá falar como eu agora, e poderá explicar que nunca terá uma moto como a de fábrica."

GALERIA: A trajetória de Valentino Rossi no Mundial de Motovelocidade

1996 (125cc) - 9º no mundial (1 vitória), 111 pontos
1997 (125cc) - Campeão (11 vitórias), 321 pontos
1998 (250cc) - Vice-campeão (5 vitórias), 201 pontos
1998, GP de Imola (250cc)
1999 (250cc) - Campeão (9 vitórias), 309 pontos
1999, GP da Itália (250cc)
1999, GP de Imola (250cc)
2000 - Vice-campeão (2 vitórias), 209 pontos
2001 - Campeão (11 vitórias), 325 pontos
2001, GP da Itália
2002 - Campeão (11 vitórias), 355 pontos
2003 - Campeão (9 vitórias), 357 pontos
2003, GP de Valência
2004 - Campeão (9 vitórias), 304 pontos
2005 - Campeão (11 vitórias), 367 pontos
2005, GP dos EUA
2005, GP de Valência
2006 - Vice-campeão (5 vitórias), 247 pontos
2007 - 3º no mundial (4 vitórias), 241 pontos
2007, GP da Holanda
2007, GP da Austrália
2008 - Campeão (9 vitórias), 373 pontos
2008, GP da Catalunha
2009 - Campeão (6 vitórias), 306 pontos
2009, GP de Portugal
2010 - 3º no mundial (2 vitórias), 233 pontos
2010, GP dos EUA e de Indianápolis
2011 - 7º no mundial (0 vitórias), 139 pontos
2012 - 6º no mundial (0 vitórias), 163 pontos
2013 - 4º no mundial (1 vitória), 237 pontos
2014 - Vice-campeão (2 vitórias), 295 pontos
2015 - Vice-campeão (4 vitórias), 325 pontos
2016 - Vice-campeão (2 vitórias), 249 pontos
2017 - 5º no mundial (1 vitória), 208 pontos
2018 - 3º no mundial (0 vitórias), 198 pontos
2019 - 7º no mundial
Corridas disputadas: 341 (apenas na MotoGP) / 402 (total)
Vitórias na MotoGP: 89
Pódios na MotoGP: 198
Pontos conquistados: 5.297
Etapa com maior número de vitórias: GP da Holanda, em Assen, com 8 vitórias
Vitórias no GP do Rio de Janeiro em Jacarepaguá: 6
4 vitórias na MotoGP / 500cc (2000 - 2003) / 1 vitória na 250cc (1999) / 1 vitória na 125cc (1997) / Valentino só não ganhou no Rio de Janeiro em 2004, devido a um acidente na oitava volta
42

VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GP da Alemanha da MotoGP é adiado por pandemia da Covid-19
Próximo artigo MotoGP: Rins renova com Suzuki por mais duas temporadas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil