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Holanda estende proibição de eventos e coloca em xeque prova da MotoGP

A proibição de eventos públicos na Holanda foi estendida por três meses, até 01 de setembro, com implicações no mundo do esporte

Race Start

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

O GP da Holanda, em Assen, que atualmente ocupa a vaga de etapa inaugural da temporada 2020 da MotoGP no final de junho, deve ser a mais nova vítima das normas de quarentena devido à pandemia da Covid-19.

O governo do país decidiu estender a proibição de eventos públicos, segundo o conselho da Equipe de Gerenciamento da Pandemia (EGP), que afirma que "permitir a realização de eventos significa um risco real do vírus espalhar rapidamente e em grande escala". Como a EGP não espera que isso mude em um curto prazo, o conselho foi de estender a proibição.

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O primeiro ministro holandês, Mark Rutte, afirmou: "Os eventos estão proibidos até 01 de setembro. Estamos, portanto, estendendo a decisão em três meses, de 01 de junho a 01 de setembro".

"Estamos fazendo isso porque não podemos correr riscos pelos próximos três meses e porque queremos fazer justiça à necessidade de clareza da parte dos organizadores. Isso também significa que não teremos a volta do futebol antes desta data".

"Com todas as consequências que essa crise tem para a saúde das pessoas, companhias e a sociedade como um todo, não podemos fugir desse sacrifício. Espero que as pessoas entendam".

Jan Lammers, que tinha planos de trazer a Fórmula 1 de volta para a Holanda antes do adiamento do GP, afirmou que os planos de remarcar a prova foram "um desperdício de energia".

Em entrevista ao Motorsport.com, ele afirmou: "Já passamos por tantas possibilidades. Foi tudo um desperdício de energia. Isso só leva a mais questões e confusão".

"Por mais que gostaríamos de dizer algo, não podemos falar nada até que tenhamos algo concreto. Vamos ter que esperar e ver como que as coisas ficarão. Aí não vamos precisar fornecer respostas vagas, vamos poder ser claros e diretos".

Lammers pôs também um fim aos rumores de que o GP poderia ser remarcado para agosto: "Agora fica claro que agosto nunca foi uma opção. Isso só ajuda a provar o quão inútil é falar sobre essas possibilidades".

"Você não deve falar as coisas por falar. É uma saída falsa: se você sair muito cedo, acaba sendo punido por isso mais tarde".

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia, além do GP da Alemanha. A etapa da Holanda, em 28 de junho, é, atualmente, a primeira etapa do ano
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
Em abril, a Fórmula E confirmou a extensão da paralisação do campeonato até o final de junho e o adiamento do ePrix de Berlim. As provas de Nova York e Londres se tornaram dúvidas
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar e aumentar, as férias de verão, indo de 14 para 35 dias
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas a categoria espera retomar as atividades no final de maio
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
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