Últimas notícias

Lorenzo detona Agostini: Espero não ser fossilizado nas lembranças das minhas vitórias

Espanhol respondeu às últimas declarações de Giacomo Agostini, em que reiterou que o atual piloto da Yamaha falhou na Ducati

Giacomo Agostini

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Giacomo Agostini acendeu o pavio no início de maio em uma entrevista no jornal italiano Gazzetta dello Sport, na qual duvidava do nível de Jorge Lorenzo se decidisse voltar à competição após sua retirada, iniciando uma guerra declaratória entre os campeões da MotoGP, que, somados, conquistaram 20 títulos entre as diferentes classes do mundial, com 15 para o italiano e 5 para o espanhol.

“Bem, para mim, Lorenzo é um risco. É a segunda vez que ele não consegue alcançar resultados, depois de sua passagem pela Ducati e Honda. Repito: motos são motos, um piloto de nível corre bem", afirmou.

Leia também:

Lorenzo não titubeou e respondeu com força em um comentário nas redes sociais no dia de seu 33º aniversário.

"Devo dinheiro a este homem ou algo assim? Fracassei na Ducati... olha como é bom. Como é fácil falar quando você não anda de moto há 50 anos", disse ele.

Agostini não parou por aí e voltou a responder ao tricampeão de MotoGP: "A verdade dói. Não preciso lamber os pés de ninguém e, como sempre parabenizo Lorenzo por fazer grandes coisas, sou livre para criticá-lo quando ele falhar. Infelizmente, Lorenzo não fez o que era esperado dele na Ducati."

A relação entre eles, que no passado era muito cordial, agora parece longe de ser redirecionada e Lorenzo respondeu com força, dedicando uma extensa publicação no Instagram.

"Espero que, um dia, não tenha que lidar com as novas gerações de maneira fossilizado nas lembranças das minhas vitórias, comparando o futuro com o meu passado e dizendo: 'no meu tempo...' Eu acho que o que o Sr. Giacomo Agostini deve entender é que cada época do motociclismo tem sua história, cada campeão tem sua importância no contexto em que viveu, tanto em termos de rivais quanto de tecnologia.”

“Por exemplo, embora na década de 1960 você rodasse em circuitos com um nível de segurança muito baixo, muitas vezes a diferença entre as motos mais rápidas e as mais lentas era de cerca de 10 segundos. Alguns pilotos desfrutaram de tal vantagem que podiam correr (e vencer) em várias categorias no mesmo ano.”

“Embora a tecnologia já estivesse avançada, ainda estava a anos-luz da atual. Nas últimas décadas, os circuitos e a tecnologia avançaram enormemente. As fábricas buscam qualquer pequena vantagem que as faça vencer seus rivais e muitas das vitórias são alcançadas por alguns milésimos.”

“Quando, após 45 minutos de corrida, um segundo separa o primeiro do quinto, significa que qualquer pequeno detalhe é necessário para obter alguma vantagem e poder vencer. Nesse contexto, detalhes na aerodinâmica, um ajuste no mapa eletrônico ou algumas arestas do tanque se tornam decisivos para esse fim.”

“Por outro lado, quando a diferença é medida em dezenas de segundos, minutos ou até voltas, os pequenos detalhes se tornam insignificantes. E sim, você também pode ficar satisfeito com a ergonomia imperfeita.”

“E isso, querido Giacomo, é uma verdade irrefutável.”

Assim, quando alguém (que conhece as circunstâncias e os fatos) diz que não tive resultados na Ducati, não posso deixar de me surpreender.”

“Com todo o respeito, acho que recorrer a "no meu tempo..." ou ao puro resultadismo para avaliar a capacidade de um campeão da era moderna, me parece uma banalidade", escreveu ele.

GALERIA: Relembre as vitórias de Jorge Lorenzo na MotoGP

1- GP de Portugal 2008, Yamaha
2- GP do Japão 2009, Yamaha
3- GP da França 2009, Yamaha
4- GP de Indianápolis 2009, Yamaha
5- GP de Portugal 2009, Yamaha
6- GP da Espanha 2010, Yamaha
7- GP da França 2010, Yamaha
8- GP da Grã Bretanha 2010, Yamaha
9- GP da Holanda 2010, Yamaha
10- GP da Catalunha 2010, Yamaha
11- GP dos Estados Unidos 2010, Yamaha
12- GP da República Tcheca 2010, Yamaha
13- GP de Portugal 2010, Yamaha
14- GP de Valencia 2010, Yamaha (campeão mundial)
15- GP da Espanha 2011, Yamaha
16- GP da Itália 2011, Yamaha
17- GP de San Marino 2011, Yamaha
18- GP do Catar 2012, Yamaha
19- GP da França 2012, Yamaha
20- GP da Catalunha 2012, Yamaha
21- GP da Grã Bretanha 2012, Yamaha
22- GP da Itália 2012, Yamaha
23- GP de San Marino 2012, Yamaha (Conquistou o Bi com o 2º na Austrália)
24- GP do Catar 2013, Yamaha
25- GP da Itália 2013, Yamaha
26- GP do Catar 2013, Yamaha
27- GP da Grã Bretanha 2013, Yamaha
28- GP de San Marino 2013, Yamaha
29- GP da Austrália 2013, Yamaha
30- GP do Japão 2013, Yamaha
31- GP de Valencia 2013, Yamaha
32- GP de Aragón 2014, Yamaha
33- GP do Japão 2014, Yamaha
34- GP da Espanha 2015, Yamaha
35- GP da França 2015, Yamaha
36- GP da Itália 2015, Yamaha
37- GP da Catalunha 2015, Yamaha
38- GP da República Tcheca 2015, Yamaha
39- GP de Aragón 2015, Yamaha
40- GP de Valência 2015, Yamaha (tricampeão mundial)
41- GP do Catar 2016, Yamaha
42- GP da França 2016, Yamaha
43- GP da Itália 2016, Yamaha
44- GP de Valencia 2016, Yamaha
45- GP da Itália 2018, Ducati
46- GP da Catalunha 2018, Ducati
47- GP da Áustria 2018, Ducati
47

O dia em que o Barão Vermelho 'invadiu' o GP do Brasil em uma Kombi velha

PODCAST: Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Com reabertura gradual na Europa, pilotos da MotoGP voltam aos treinos
Próximo artigo MotoGP: Os planos frustrados da Yamaha de fazer um teste secreto na Áustria

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil