Márquez copiou estilo de Lorenzo para melhorar ritmo

Líder do campeonato diz que tem copiado estilo de pilotagem de Jorge Lorenzo para tentar obter melhor ritmo de prova no GP em Brno

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Marc Marquez, Repsol Honda Team
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Polesitter Marc Marquez, Repsol Honda Team
Polesitter Marc Marquez, Repsol Honda Team with second place Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing in parc ferme
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing

Marc Márquez conseguiu uma improvável pole em Brno neste sábado, superando Jorge Lorenzo por dois décimos graças a uma memorável volta final na qual ultrapassou Valentino Rossi na última curva. 

A pole foi surpreendente pois Jorge Lorenzo, segundo colocado na classificação do campeonato, havia dominado a terceira sessão de treinos. A consequência disso foi que Márquez passou a observar a tocada de Lorenzo para tentar fazer algumas mudanças em seu estilo com a intenção de melhorar a longevidade dos pneus. 

O bicampeão Márquez disse que a combinação dessas mudanças, mais algumas modificações no acerto da moto, incluindo o uso das asas aerodinâmicas, o ajudaram a melhorar seu desempenho. 

“Ontem estávamos mais focados na eletrônica. Testei algumas coisas, mas não gostei e voltamos ao que era. Mas vimos no circuito que as asas tinham potencial, então as usamos no quarto treino livre". 

“Um dos meus problemas era que não estava conseguindo atingir aderência ideal dos pneus e estava perdendo ainda mais na aceleração. Mas encontramos algo e estou podendo pilotar mais leve e veloz. A meta sempre é copiar o melhor piloto". 

“Lorenzo foi o mais rápido no terceiro treino livre, então tentei copiar seu estilo aqui, (apesar de ser) totalmente diferente (do meu). E parece que está dando certo".   

Entretanto, o espanhol ainda acha que seu ritmo de prova é menor ao dos rivais imediatos.

"Basicamente, eles são mais lentos em uma volta, mas em distância de corrida eu sou um pouco mais lento, cerca de um ou dois décimos". 

“Esta manhã (no TL3) eu estava a nove décimos de Jorge. À tarde foi muito melhor com os pneus usados e com os novos ajustes". 

“Então, acho que teremos quatro ou cinco pilotos (lutando pela vitória): os dois da Yamaha, mais (Andrea) Iannone. E não podemos nos esquecer de (Maverick) Vinales, que está guiando bem e também pode estar na briga". 

Lorenzo “preparado” para duelo com Márquez

Já Jorge Lorenzo disse ter ficado impressionado com a velocidade de Márquez na volta rápida, mas se mantém confiante de ter um melhor  ritmo de prova para desafiar o piloto da Honda na corrida.  

“Marc esteve impressionante, não esperava vê-lo tão veloz. Esperávamos a pole, mas largar em segundo é uma boa posição, ainda mais sabendo que temos um bom ritmo de prova com os pneus velhos. Trabalhamos bem para manter o ritmo constante", disse Lorenzo.  

“Vamos ver como estará o tempo, se a corrida será no seco. Se for isso, estamos preparados". 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Dovizioso: Michelin "precisa resolver" vibração dos pneus
Próximo artigo Rossi sobre classificação: "como estar no centro de Roma”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil