Últimas notícias

MotoGP adia etapas da Itália e da Catalunha por impacto do Covid-19 na Europa

A temporada deve começar pelo menos no meio de junho, com o GP da Alemanha, se as condições na Europa e no mundo melhorarem

Start action

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A pandemia do Covid-19, que já infectou mais de um milhão de pessoas pelo mundo enquanto os países começam a atingir os picos da disseminação, mexeu ainda mais com o calendário da MotoGP nesta terça, com a confirmação do adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha.

Após o cancelamento da etapa inaugural no Catar devido às restrições de entrada no país, as provas na Tailândia, Américas, Argentina, Espanha e França já haviam sido adiadas.

Leia também:

Com a Itália sendo um dos países mais afetados pela pandemia no mundo, a prova marcada para 31 de maio em Mugello já era dada como adiada, enquanto o adiamento do GP da Espanha de Fórmula 1 em Barcelona também colocava como impraticável o GP da Catalunha.

Em um comunicado divulgado pela Federação Internacional de Motociclismo, foram confirmados os adiamentos das provas. Como tem sido o caso desde o adiamento do GP em Jerez, um novo calendário não foi divulgado, já que a FIM e a Dorna Sports estão esperando a melhora a situação para avaliar como ficará a temporada 2020.

A perda do GP da Catalunha significa que o tricampeão aposentado Jorge Lorenzo terá que arrumar uma nova prova para fazer sua participação especial com a Yamaha. A montadora japonesa ainda não comentou se a prova de Lorenzo será remarcada.

Salvo novas mudanças no calendário, a primeira prova da MotoGP em 2020 neste momento é o GP da Alemanha, marcado para 21 de junho.

Na semana passada, o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, disse que ficaria feliz com uma temporada de 10 provas esse ano, mas afirmou que ainda não se pode descartar a possibilidade do cancelamento total do ano.

Porém, o chefe da Ducati, Paolo Ciabatti disse ao Motorsport.com que encontrar dez países dispostos a sediar corridas seria difícil e sugeriu encontrar cinco países e realizar duas provas em cada.

Na semana passada, a Dorna anunciou um pacote de auxílio financeiro para ajudar as equipes independentes da MotoGP - além da KTM - e as equipes da Moto2 e da Moto3 para ajudá-las a navegar pela crise pelos próximos três meses.

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
Danilo Petrucci, Ducati Team
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
29

VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a Fórmula 1 em 2021

PODCAST: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?

 

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ducati duvida que temporada da MotoGP em 10 locais diferentes seja possível
Próximo artigo Montadoras da MotoGP vão discutir impactos da crise da Covid-19 e propor medidas de corte de gastos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil