Análise

MotoGP: Entenda por que a Yamaha se arrisca a se despedir de Rossi

Após troca de Rossi por Quartararo na equipe de fábrica, e agora acordo entre VR46 e Ducati, marca japonesa pode perder o italiano

Valentino Rossi and Lin Jarvis at Yamaha Factory Racing farewell event

Valentino Rossi and Lin Jarvis at Yamaha Factory Racing farewell event

Yamaha MotoGP

Toda a comunidade da MotoGP, desde a organização até as equipes, está observando com muita atenção uma eventual aposentadoria de Valentino Rossi, para observar qual o impacto tanto pra categoria quanto pra Yamaha.

Desde que voltou para a fabricante japonesa em 2013, após duas temporadas desastrosas na Ducati, o peso da comunicação e do marketing foi monopolizado pelo italiano. Ter Rossi é um privilégio muito importante para qualquer equipe. 

Leia também:

O impacto do #46 é muito maior do que qualquer um de seus rivais. Embora isso pudesse ser percebido com mais clareza quando sua cor amarela predominando as arquibancadas da maioria do circuito, seus índices de popularidade ainda estão bem acima dos demais pilotos. Para facilitar: seu perfil no Instagram tem 10,5 milhões de seguidores, quase o dobro do de Marc Márquez (5,5 milhões), o segundo do ranking. No Twitter, mais de 5,5 pessoas seguem o italiano, para os 2,5 milhões que estão seguindo o formiga-atômica.

Além desses valores nas redes sociais, o nome Rossi é e será para sempre referência no mundo das duas rodas, basicamente porque ele é o grande responsável pela globalização de uma categoria que até sua chegada só chamava a atenção de um público muito específico.

Como é lógico, na Dorna, promotora do Mundial, existe a preocupação de ver como os fãs vão reagir à ausência daquele que há mais de duas décadas é o seu principal embaixador. Na Yamaha, mais do que expectativa, existe um misto de resignação e frustração pela possível perda de Rossi como embaixador da marca, algo que parecia impossível há poucos meses. Para entender até que ponto a fábrica de Iwata pode ter errado em sua estratégia, é necessário analisar os movimentos do mercado, tanto nas equipes de fábrica como nas equipes satélites em 2020 e 2021.

Desde o início, o heptacampeão mundial da MotoGP não sentiu nada bem como a troca envolvendo Fabio Quartararo foi tratada. A sucessão de eventos que moldou a formação inicial das duas equipes que competem com as motos da Yamaha foi detalhada a seguir.

Antes do final de 2019, foi o ”El Diablo” quem assinou sua passagem da equipe satélite para a principal, mudança essa que só se concretizou neste ano. Dias depois, foi Maverick Viñales, que usou como moeda de negociação uma oferta muito robusta da Ducati, e assim conseguiu a extensão contratual com a equipe nipônica. Nesse caso, Viñales mudou de planos e negociou diretamente com a base da empresa, no Japão, uma valiosa prorrogação do contrato, que agora expira no final de 2022. Com essas movimentações, Rossi não teve outra opção a não ser chamar a Sepang Racing Team (SRT), embora seu acordo para 2021 o vincule diretamente à Yamaha e com o melhor material disponível.

Para alguém como ele, habituado a ser sempre o dono do seu futuro, estar à mercê das decisões da Yamaha com pouco espaço de manobra não era algo que o confortasse minimamente.

Apesar do desconforto, a relação próxima entre a VR46 e a Yamaha, fornecedora das motos de teste para a academia de pilotos da Rossi, se sustenta até o fim deste ano e não parece fácil de continuar.

Nesta última quinta-feira foi anunciado o acordo entre VR46 e Ducati para a nova equipa no grid da MotoGP, no próximo ano. É uma aliança de três anos (2022-2024), que contempla uma Desmosedici 2022 para Luca Marini e, no papel, uma 2021 para Marco Bezzecchi, embora isso possa mudar após o 'convite' do patrocinador a Valentino para se manter ativo. Além disso, o objetivo da marca italiana é fechar um contrato para cobrir também as necessidades da academia VR46. No momento, apenas com modelos esportivos serão fornecidos, já que a Ducati não possui, por enquanto, motos para o Off Road. Essa coalizão pode deixar a Yamaha fora da jogada. E ainda mais importante, tirar de  Rossi qualquer obrigação com a equipe japonesa no que diz respeito a seu imagem.

Percebendo as implicações comerciais que isso poderia ter, a Yamaha tentou voltar atrás em suas conversas com a SRT há alguns meses para renovar. E não só isso, mas ela tentou seduzir VR46. Rossi, no entanto, não concordou e assinou com a Ducati.

“Na Yamaha eles não estão muito confortáveis ​​e é normal que seja assim. Por um lado, quase certamente vão perder Valentino como imagem, não conseguiram chegar a um acordo com a VR46 para o fornecimento das motos e, além disso, com todo o processo de negociação incomodaram a Petronas ”, frisou uma voz ao Motorsport.com que está ciente de todas essas conversas, porque faz parte delas.

A SRT parece usada pela Yamaha, mas após a enésima recusa da Suzuki em colocar mais duas motos no grid, os dirigentes da equipe acreditam que a opção que garante mais estabilidade e resultados é continuar com a M1. A renovação também será divulgada em breve.

O ressentimento, em qualquer caso, é evidente e mais do que justificado, principalmente se olharmos para dois fatos irrefutáveis. Em primeiro lugar, a Yamaha lidera o Mundial com Fábio Quartararo, que na sua época (2019) foi uma aposta da Petronas. E, como se não bastasse, a equipe da Malásia não teve outra escolha a não ser abrir espaço para Rossi diante das demandas do fornecedor, apesar de reconhecer publicamente que o perfil do italiano não condizia com a filosofia de seu projeto. Engolir tudo isso e depois descobrir que seu parceiro quer “levar” suas motos para oferecê-las para outra equipe (VR46) mais barata, é algo que deixaria qualquer um irritado.

Veja imagens das 89 vitórias de Valentino Rossi nas 500cc / MotoGP  

1. Gran Premio de Gran Bretaña 2000

1. Gran Premio de Gran Bretaña 2000

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2. Gran Premio de Río 2000

2. Gran Premio de Río 2000

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

3. Gran Premio de Japón 2001

3. Gran Premio de Japón 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

4. Gran Premio de Sudáfrica 2001

4. Gran Premio de Sudáfrica 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

5. Gran Premio de España 2001

5. Gran Premio de España 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

6. Gran Premio de Catalunya 2001

6. Gran Premio de Catalunya 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

7. Gran Premio de Gran Bretaña 2001

7. Gran Premio de Gran Bretaña 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

8. Gran Premio de la República Checa 2001

8. Gran Premio de la República Checa 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

9. Gran Premio de Portugal 2001

9. Gran Premio de Portugal 2001

Foto de: Marlboro Yamaha Team

10. Gran Premio del Pacífico 2001

10. Gran Premio del Pacífico 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

11. Gran Premio de Australia 2001

11. Gran Premio de Australia 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

12. Gran Premio de Malasia 2001

12. Gran Premio de Malasia 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

13. Gran Premio de Río 2001

13. Gran Premio de Río 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

14. Gran Premio de Japón 2001

14. Gran Premio de Japón 2001

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

15. Gran Premio de España 2002

15. Gran Premio de España 2002

Foto de: Richard Sloop

16. Gran Premio de Francia 2002

16. Gran Premio de Francia 2002

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

17. Gran Premio de Italia 2002

17. Gran Premio de Italia 2002

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

18. Gran Premio de Catalunya 2002

18. Gran Premio de Catalunya 2002

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

19. Gran Premio de Holanda 2002

19. Gran Premio de Holanda 2002

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

20. Gran Premio de Gran Bretaña 2002

20. Gran Premio de Gran Bretaña 2002

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

21. Gran Premio de Alemania 2002

21. Gran Premio de Alemania 2002

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

22. Gran Premio de Portugal 2002

22. Gran Premio de Portugal 2002

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

23. Gran Premio de Río 2002

23. Gran Premio de Río 2002

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

24. Gran Premio de Australia 2002

24. Gran Premio de Australia 2002

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

25. Gran Premio de Japón 2003

25. Gran Premio de Japón 2003

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

26. Gran Premio de España 2003

26. Gran Premio de España 2003

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

27. Gran Premio de Italia 2003

27. Gran Premio de Italia 2003

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

28. Gran Premio de la República Checa 2003

28. Gran Premio de la República Checa 2003

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

29. Gran Premio de Portugal 2003

29. Gran Premio de Portugal 2003

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

30. Gran Premio de Río 2003

30. Gran Premio de Río 2003

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

31. Gran Premio de Malasia 2003

31. Gran Premio de Malasia 2003

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

32. Gran Premio de Australia 2003

32. Gran Premio de Australia 2003

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

33. Gran Premio de Valencia 2003

33. Gran Premio de Valencia 2003

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

34. Gran Premio de Sudáfrica 2004

34. Gran Premio de Sudáfrica 2004

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

35. Valentino Gran Premio de Italia 2004

35. Valentino Gran Premio de Italia 2004

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

36. Gran Premio de Catalunya 2004

36. Gran Premio de Catalunya 2004

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

37. Gran Premio de Holanda 2004

37. Gran Premio de Holanda 2004

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

38. Gran Premio de Gran Bretaña 2004

38. Gran Premio de Gran Bretaña 2004

Foto de: Fabrice Crosnier

39. Gran Premio de Portugal 2004

39. Gran Premio de Portugal 2004

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

40. Gran Premio de Malasia 2004

40. Gran Premio de Malasia 2004

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

41. Gran Premio de Australia 2004

41. Gran Premio de Australia 2004

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

42. Gran Premio de Valencia 2004

42. Gran Premio de Valencia 2004

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

43. Gran Premio de España 2005

43. Gran Premio de España 2005

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

44. Gran Premio de China 2005

44. Gran Premio de China 2005

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

45. Gran Premio de Francia 2005

45. Gran Premio de Francia 2005

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

46. Gran Premio de Italia 2005

46. Gran Premio de Italia 2005

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

47. Gran Premio de Catalunya 2005

47. Gran Premio de Catalunya 2005

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

48. Gran Premio de Holanda 2005

48. Gran Premio de Holanda 2005

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

49. Gran Premio de Gran Bretaña 2005

49. Gran Premio de Gran Bretaña 2005

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

50. Gran Premio de Alemania 2005

50. Gran Premio de Alemania 2005

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

51. Gran Premio de la República Checa 2005

51. Gran Premio de la República Checa 2005

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

52. Gran Premio de Qatar 2005

52. Gran Premio de Qatar 2005

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

53. Gran Premio de Australia 2005

53. Gran Premio de Australia 2005

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

54. Gran Premio de Qatar 2006

54. Gran Premio de Qatar 2006

Foto de: Camel Media Service

55. Gran Premio de Italia 2006

55. Gran Premio de Italia 2006

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

56. Gran Premio de Catalunya 2006

56. Gran Premio de Catalunya 2006

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

57. Gran Premio de Alemania 2006

57. Gran Premio de Alemania 2006

Foto de: Team Gresini

58. Gran Premio de Malasia 2006

58. Gran Premio de Malasia 2006

Foto de: Camel Media Service

59. Gran Premio de España 2007

59. Gran Premio de España 2007

Foto de: Yamaha Motor Racing

60. Gran Premio de Italia 2007

60. Gran Premio de Italia 2007

Foto de: Yamaha Motor Racing

61. Gran Premio de Holanda 2007

61. Gran Premio de Holanda 2007

Foto de: Yamaha Motor Racing

62. Gran Premio de Portugal 2007

62. Gran Premio de Portugal 2007

Foto de: Yamaha Motor Racing

63. Gran Premio de China 2008

63. Gran Premio de China 2008

Foto de: Yamaha Motor Racing

64. Gran Premio de Francia 2008

64. Gran Premio de Francia 2008

Foto de: Yamaha Motor Racing

65. Gran Premio de Catalunya 2008

65. Gran Premio de Catalunya 2008

Foto de: Bridgestone Corporation

66. Gran Premio de Estados Unidos 2008

66. Gran Premio de Estados Unidos 2008

Foto de: Bridgestone Corporation

67. Gran Premio de la República Checa 2008

67. Gran Premio de la República Checa 2008

Foto de: Yamaha Motor Racing

68. Gran Premio de San Marino 2008

68. Gran Premio de San Marino 2008

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

69. Gran Premio de Indianápolis 2008

69. Gran Premio de Indianápolis 2008

Foto de: Yamaha Motor Racing

70. Gran Premio Japón 2008

70. Gran Premio Japón 2008

Foto de: Yamaha Motor Racing

71. Gran Premio de Malasia 2008

71. Gran Premio de Malasia 2008

Foto de: Yamaha Motor Racing

72. Gran Premio de España 2009

72. Gran Premio de España 2009

Foto de: Yamaha Motor Racing

73. Gran Premio de Catalunya 2009

73. Gran Premio de Catalunya 2009

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

74. Gran Premio de Holanda 2009

74. Gran Premio de Holanda 2009

Foto de: Yamaha Motor Racing

75. Gran Premio de Alemania 2009

75. Gran Premio de Alemania 2009

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

76. Gran Premio de la República Checa 2009

76. Gran Premio de la República Checa 2009

Foto de: Yamaha Motor Racing

77. Gran Premio de San Marino 2009

77. Gran Premio de San Marino 2009

Foto de: Yamaha Motor Racing

78. Gran Premio de Qatar 2010

78. Gran Premio de Qatar 2010

Foto de: Yamaha Motor Racing

79. Gran Premio de Malasia 2010

79. Gran Premio de Malasia 2010

Foto de: Bridgestone Corporation

80. Gran Premio de Holanda 2013

80. Gran Premio de Holanda 2013

Foto de: Yamaha MotoGP

81. Gran Premio de San Marino 2014

81. Gran Premio de San Marino 2014

Foto de: Yamaha MotoGP

82. Gran Premio de Australia 2014

82. Gran Premio de Australia 2014

Foto de: Yamaha MotoGP

83. Gran Premio de Qatar 2015

83. Gran Premio de Qatar 2015

Foto de: Yamaha MotoGP

84. Gran Premio de Argentina 2015

84. Gran Premio de Argentina 2015

Foto de: Yamaha MotoGP

85. Gran Premio de Holanda 2015

85. Gran Premio de Holanda 2015

Foto de: Yamaha MotoGP

86. Gran Premio de Gran Bretaña 2015

86. Gran Premio de Gran Bretaña 2015

Foto de: Yamaha MotoGP

87. Gran Premio de España 2016

87. Gran Premio de España 2016

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

88. Gran Premio de Catalunya 2016

88. Gran Premio de Catalunya 2016

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

89. Gran Premio de Holanda 2017

89. Gran Premio de Holanda 2017

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

89

F1 2021: Treinos agitados para GP da Estíria, com VERSTAPPEN à frente; veja análise | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Sequência de corridas até férias da F1 será chave para campeonato?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Morbidelli é dúvida para retorno na Áustria após férias da categoria
Próximo artigo MotoGP: Viñales bate Quartararo e faz a pole para o GP da Holanda; Márquez cai novamente e sai em 20º

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil