MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Espanhol participou de um evento de patrocinador e fez sua primeira aparição pública desde o acidente em Mandalika
Marc Márquez continua otimista em relação à temporada de 2026 da MotoGP, apesar da lesão no ombro que interrompeu sua campanha de 2025, insistindo que sua recuperação, e não o tempo perdido na pista, determinará sua forma.
Apenas uma semana depois de ser coroado campeão da MotoGP pela sétima vez em setembro, Márquez se envolveu em um forte acidente no GP da Indonésia, provocado pelo rival da Aprilia, Marco Bezzecchi, na primeira volta.
Ao retornar a Madri, o espanhol foi diagnosticado com uma fratura e danos nos ligamentos do ombro direito, o que o impediu de participar das quatro últimas etapas da temporada. Ele também estará ausente do teste de Valência na próxima semana, o que significa que não terá sua primeira experiência com a moto da Ducati em 2026 até fevereiro, no mínimo.
No entanto, Márquez não acredita que a perda de tempo na pista o deixará com o pé atrás no próximo ano, enfatizando que sua principal prioridade é começar a nova temporada na melhor condição física possível.
"Desde o momento em que caí, eu sabia que havia algo errado com meu ombro. Conheço meu corpo porque já caí muitas vezes", disse Márquez.
"Eu estava calmo depois da Indonésia, mas preocupado com o futuro. Meus médicos me garantiram que, se eu seguir o cronograma de recuperação, tudo ficará bem. O fato de eu ser competitivo em 2026 dependerá da minha condição física e não do fato de eu ter perdido mais uma corrida ou não, ou se não participar do teste de Valência", continuou.
"Ainda não é possível confirmar que estarei no teste de Sepang, mas espero voltar a uma moto muito antes. Estou respeitando o cronograma de recuperação, mas as coisas estão progredindo bem", revelou.
Marc Marquez, Equipe Ducati
Foto de: Robertus Pudyanto / Getty Images
Inicialmente, os médicos do espanhol decidiram não realizar a cirurgia, optando por um "plano de tratamento conservador" para permitir que ele recuperasse o condicionamento físico completo.
No entanto, como suas lesões "não mostravam sinais suficientes de estabilização após uma semana de imobilização", Márquez acabou sendo operado em outubro. O piloto de 32 anos deu mais detalhes sobre as consequências imediatas do acidente e confirmou que a lesão não causará nenhum dano duradouro.
"Quando cheguei aqui em Madri, eles realmente viram a extensão da lesão", disse ele. "Eles me avisaram que levaria algum tempo porque os ligamentos e os ossos foram afetados. Sabíamos que poderíamos perder cinco dias de recuperação, mas optamos por não fazer a cirurgia".
"O inchaço diminuiu e acordei em um domingo com a clavícula fora do lugar. Eles decidiram operar e agora temos que respeitar o tempo de recuperação. Não haverá nenhum efeito duradouro", contou.
Recentemente, foi revelado que Márquez ainda tem um parafuso quebrado em seu ombro - um resquício da provação que começou com seu acidente em Jerez em 2020, que exigiu quatro cirurgias.
"É algo com que eu vivo, do passado. Somente meus médicos e eu sabemos a condição do meu braço internamente", disse ele.
DIOGO MOREIRA FALA AO PÓDIO CAST após QUASE TÍTULO em Portugal! MARTÍN VOLTA pós-SHOW de BEZZECCHI?
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.