MotoGP: Martín explica 'diferentes motivos' por trás das quatro quedas em dois dias na Catalunha
Espanhol da Aprilia caiu nos treinos de sexta, na classificação e na corrida sprint
Jorge Martín afirma que não há uma explicação única para as quatro quedas que sofreu até agora durante o fim de semana do GP da Catalunha de MotoGP, insistindo que ainda se sente confiante na Aprilia.
Apenas uma semana após sua vitória dominante no GP da França, o campeão da MotoGP de 2024 tem enfrentado dificuldades para manter o ritmo, com uma série de incidentes prejudicando seu desempenho em Barcelona.
Martín sofreu duas quedas nos treinos de sexta-feira, sendo que o primeiro dos dois incidentes no TL1 resultou em uma concussão e uma ida ao centro médico para os exames necessários.
Ele deu um vislumbre de sua velocidade com um tempo de volta impressionante no Q1, mas acabou caindo momentos depois na Curva 5, danificando sua moto novamente.
Depois de passar para o Q2 e se classificar em nono, ele estava avançando na corrida, mas caiu mais uma vez, perdendo a sexta posição na terceira volta.
Martín insistiu que cada incidente foi causado por motivos diferentes, mas assumiu grande parte da responsabilidade por seu desempenho desastroso nos dois primeiros dias do fim de semana.
“[Sofri] alguns pequenos ferimentos. Meu corpo todo está um pouco machucado pelos impactos, tenho algumas entorses no pé, mas nada que me impeça de pilotar bem. Então, estou bem”, disse ele.
“Esta pista é muito mais complicada do que o normal e é realmente difícil encontrar o limite. E quando você o encontra, você cai. Então, preciso antecipar um pouco. Por trás de uma queda há sempre algum erro humano, 99% [das vezes]. Hoje, tive um pouco de vento a favor. Talvez tenha mantido o freio dianteiro pressionado demais e tenha caído, mas isso faz parte do processo, também para entender a moto", continuou.
Questionado se estava zangado consigo mesmo, Martín respondeu: “Não. Há sempre algo por trás. Primeira queda, pneu frio. Segunda queda, pneu frio. Terceira queda, eu estava acelerando a todo o vapor e acabei na terra. É normal. E hoje [no sprint], eu realmente não entendo. Vou seguir em frente amanhã. Sou rápido na curva 10, talvez rápido demais. Então, talvez eu precise frear um pouco mais cedo".
Com a dupla da equipe de fábrica em dificuldades, Raúl Fernández liderou a investida da Aprilia em quarto lugar, tendo rodado nas posições do pódio durante grande parte da sprint.
Martín acredita que um grande resultado estava ao seu alcance se tivesse se mantido em na moto e terminado a corrida. “Acho que meu potencial era o pódio ou lutar pela vitória”, lamentou. “Mas hoje é hoje e já passou", compartilhou.
Jorge Martin, Aprilia Racing Team
Foto: Gold and Goose Photography / Getty Images
Martín insistiu que continua confiante em suas perspectivas para a corrida de domingo, afirmando que sua sequência de incidentes não abalou sua confiança. O espanhol largará em nono lugar no grid, três posições à frente de seu companheiro de equipe, Marco Bezzecchi, que também sofreu uma queda na classificação.
“Para mim, o importante é estar preparado”, disse Martín. “Hoje, quando estava no grid, me senti preparado para tudo. Sei que meu ritmo é forte e a sensação com a moto é boa. Então, se me sinto preparado, mesmo que largue em 15º, estarei confiante".
“O problema é quando você está em segundo no grid e não se sente assim. Eu me sinto bem. Sinto que a moto está funcionando. Vou tentar fazer de amanhã um bom dia e tentar conquistar o máximo de pontos possível", concluiu.
Martín JÁ É FAVORITO AO TÍTULO? Márquez FORA DA BRIGA pós-lesão? DiGia e KTM, DIOGO, AMA e Motocross
Ouça a versão em áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e junte-se a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários