Relato da corrida

MotoGP: Martín segura Mir e vence GP da Estíria marcado por forte acidente de Pedrosa e Savadori

Forte acidente entre a KTM de Dani Pedrosa e a Aprilia de Lorenzo Savadori causou uma paralisação de mais de 20 minutos

Jorge Martin, Pramac Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

O retorno da MotoGP após a pausa de verão foi dos mais dramáticos. O GP da Estíria teve de tudo, disputas na pista, contatos e um grave acidente que causou uma bandeira vermelha, mas sem danos aos pilotos, felizmente. No final, Jorge Martín se aproveitou da relargada para se manter na ponta e vencer pela primeira vez na categoria em seu ano de estreia, com Joan Mir e Fabio Quartararo completando o pódio.

A previsão de chuva que existia para antes da corrida não se concretizou, e a prova começou com pista seca, apesar das nuvens ao redor do Red Bull Ring.

Leia também:

Na largada, Martín não saiu bem, permitindo um ataque de Bagnaia, enquanto Mir superava Quartararo. Ao final da primeira volta, Bagnaia liderava, com Mir e Martín nas três primeiras posições, com Marc Márquez e Quartararo completando o top 5.

 

Em uma disputa intensa, Mir e Márquez quase se tocaram na luta pela terceira posição já na volta seguinte. Com isso, o piloto da Honda precisou tirar o pé, caindo para sexto, atrás das Yamahas de Quartararo e Viñales.

Ao final da segunda volta, um forte acidente envolvendo Lorenzo Savadori, da Aprilia e Dani Pedrosa, fazendo um wild card pela KTM,  na polêmica curva três, causou uma bandeira vermelha. O choque entre as motos causou vazamento de óleo e formação de fogo no local.

 

O replay mostrou que Pedrosa caiu e Savadori, que vinha logo atrás, não teve como desviar, acertando em cheio a KTM do espanhol. Enquanto Pedrosa saiu sem maiores problemas do acidente, Savadori também saiu andando, mas foi levado de maca pelos fiscais para melhores análises. Posteriormente, a transmissão mostrou ele consciente, conversando com os médicos.

 

A prova foi retomada após mais de 20 minutos de paralisação. A relargada, parada, usou a classificação original da corrida, com Martín na frente, seguido de Bagnaia e Quartararo. E antes mesmo da saída, mais problemas. Viñales não conseguiu sair para a volta de apresentação com sua Yamaha, tendo que correr para os boxes para retornar à prova.

 

Desta vez, Martín saiu muito bem, mas não conseguiu segurar o ímpeto de Miller poucas curvas depois. Martín passou a ser pressionado por Mir. Quartararo e Bagnaia completavam o top 5 enquanto Márquez caiu na classificação, ocupando a 10ª posição.

 

Miller, Mir e Martín protagonizavam uma intensa luta pelas três primeiras posições nas voltas seguintes, o que permitiu uma aproximação de Quartararo e Zarco, líder e vice-líder do Mundial.

 

A 20 voltas do fim, Martín e Mir protagonizavam uma disputa própria pela vitória, abrindo uma vantagem considerável para Quartararo, que havia passado Miller pela terceira posição. Miller e Zarco completavam o top 5.

Martín se segurava na ponta a 10 voltas do fim, apesar da pressão constante de Mir. Os dois abriam quase 4s de vantagem para Quartararo, que precisava se defender contra Miller. Mas não durou muito. O piloto da Ducati sofreu uma queda na curva sete, abandonando. Com isso, Zarco, Nakagami, Rins, Binder, Álex e Marc Márquez e Bagnaia completavam o top 10.

 

No final, Jorge Martín aproveitou a relargada nas condições originais de grid para fazer o que não havia feito de primeira: sair bem e se manter na ponta para vencer pela primeira vez na MotoGP em seu ano de estreia. Já o campeão Joan Mir se manteve na segunda posição, obtendo seu melhor resultado no ano.

Sem desafios no final, Fabio Quartararo terminou em terceiro, completando o pódio e aumentando sua vantagem no Mundial ao terminar à frente de Zarco, que foi o sexto. Completaram o top 10: Takaaki Nakagami, Brad Binder, Johann Zarco, Álex Rins, Marc Márquez, Francesco Bagnaia e Álex Márquez.

E mesmo após o acidente e usando a moto reserva, Dani Pedrosa fez uma ótima corrida, terminando na 11ª posição.

A MotoGP segue no Red Bull Ring, para o GP da Áustria, 11ª etapa da temporada 2021, que será realizada na semana que vem. No Motorsport.com você acompanha toda a cobertura do fim de semana.

F1 2021: Verstappen SUPERIOR a Hamilton? Holandês se gaba de ser MAIS RÁPIDO; veja debate

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast – A primeira metade do campeonato da F1 foi a mais incrível dos últimos anos?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Acidente entre Pedrosa e Savadori causa incêndio e bandeira vermelha
Próximo artigo MotoGP: Quartararo aumenta vantagem e Mir sobe para 3º; veja classificação do Mundial após o GP da Estíria

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil