MotoGP: Relembre as 10 maiores vitórias de Valentino Rossi

Doutor anunciou aposentadoria da categoria no fim de 2021 e deixa legado de sete títulos; confira os triunfos mais marcantes de sua carreira

Valentino Rossi, Petronas Yamaha SRT

Valentino Rossi, Petronas Yamaha SRT

Gold and Goose / Motorsport Images

Valentino Rossi anunciou aposentadoria da MotoGP no fim da temporada de 2021 em coletiva extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (5) no Red Bull Ring, antes da etapa da Estíria deste final de semana.

As especulações sobre um possível último ano do Doutor começaram após ele perder a vaga na equipe oficial da Yamaha para Fabio Quartararo, mas o italiano optou por seguir mais um ano nas pistas e atualmente corre na Petronas SRT, equipe satélite da montadora japonesa. No entanto, os resultados não vieram e o piloto amarga seu pior campeonato até o momento.

Leia também:

O que não falta é história: sete títulos, 89 vitórias e 199 pódios, o primeiro justamente na Áustria, mesmo local onde anuncia a aposentadoria, nas 125cc, em 1996. Rossi se destaca por uma carreira marcada pela longevidade, afinal, são 25 anos e a maior parte deles em alto nível.

Relembre agora alguns desses momentos com os dez maiores triunfos do Doutor na categoria máxima do motociclismo:

10: GP da Holanda 1997 (125cc)

10: GP da Holanda 1997 (125cc)

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Com 1,81cm, Valentino Rossi não tinha um físico que lhe desse vantagem na categoria menor do mundial. Longe disso. Porém, contrariando os prognósticos, em uma época em que pilotos faziam carreira nas 125cc, o 46 em seu segundo ano simplesmente dominou o mundial, conquistando 11 vitórias em 15 provas. A mais sensacional delas ocorreu na Holanda (onde venceu mais nove vezes até hoje). Ele parecia caminhar para o triunfo fácil, até que seu freio superaqueceu devido à alta temperatura do ar e pelo fato de Rossi ter optado correr com uma calota no disco. A cinco voltas do fim, Valentino reajustou seu manete de freio no meio da reta dos boxes para resfriar o disco e caiu para oitavo lugar. Na última volta ele foi de quarto para primeiro e venceu a corrida depois de recuperar a temperatura ideal do disco.
9: GP da Espanha 2016

9: GP da Espanha 2016

Foto de: Michelin Sport

Rossi nunca foi um piloto de dominar corridas. O italiano nunca foi um exímio classificador e nunca teve a largada como um de seus pontos fortes. Porém, em Jerez de la Frontera em 2016 o 46 brilhou de maneira especial. Ele arrancou de Jorge Lorenzo a pole position no sábado, largou bem e liderou todas as voltas da prova antes de confirmar a vitória. Lorenzo bem que tentou passar Rossi na segunda volta, mas tomou um ‘X’ instantâneo do Doutor, que naquele dia garantiu seu primeiro e único Grand Slam no mundial aos 37 anos de idade e depois da traumática perda do título no fim de 2015.
8: GP da Alemanha 2006

8: GP da Alemanha 2006

Foto de: Team Gresini

Uma semana depois do título italiano na Copa do Mundo de 2006, Rossi saia de um distante décimo lugar no grid. Depois de duas voltas ele já era sexto, e na décima assumiu o quarto posto para entrar em uma batalha de foice nas últimas 20 voltas com Marco Melandri, Nicky Hayden e Dani Pedrosa. A prova foi tão próxima que os quatro chegaram separados por apenas 0s307. Na celebração, Rossi utilizou a camisa da Azzurra de seu grande amigo Marco Materazzi, grande protagonista da partida na semana anterior em Berlim.
7: GP da Espanha 2005

7: GP da Espanha 2005

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

Depois de dar à Yamaha o título um ano antes, Rossi mostrou a garra com a qual defenderia o mundial logo na primeira etapa de 2005. O rival da vez era Sete Gibernau, com quem Rossi havia brigado no fim de 2004 por desavenças no GP do Catar. Gibernau tinha um grande ritmo de prova em Jerez, mas Rossi o acompanhou. Eles já tinham 20s para o resto quando começaram lutar de fato pela vitória. O 46 passou o espanhol a três voltas do fim e tentou escapar, mas errou na última volta. Gibernau deu o troco, entretanto Rossi foi com tudo para cima dele. Vale tomou um X do espanhol a três curvas do fim e na última apostou tudo: freou mais tarde aproveitando uma brecha e acabou se tocando com Sete, que saiu da pista. Rossi venceu a batalha, que naquela oportunidade afundou o psicológico do rival, já que Gibernau jamais conseguiu outra vitória na carreira. Ah, sim: a segunda Yamaha na classificação final da prova foi o companheiro de Rossi, Colin Edwards, a 37s de Valentino e em nono lugar.
6: GP da Holanda 2007

6: GP da Holanda 2007

Foto de: Yamaha Motor Racing

Sofrendo com o mau rendimento dos pneus Michelin na classificação chuvosa, Rossi conseguiu apenas o 11º lugar no grid. Mas o que se viu na prova foi uma das melhores apresentações do italiano, que naquele ano foi seguidamente atrapalhado pelas limitações de seu equipamento. Um a um ele venceu seus adversários e no fim conseguiu abrir uma boa vantagem do segundo, Casey Stoner, para vencer a corrida com certa tranquilidade. A destacar também a pintura comemorativa e retrô de relançamento do Fiat 500 com a qual o Doutor correu nesta prova.
5: GP da África do Sul 2004

5: GP da África do Sul 2004

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Depois de uma saída tumultuada e surpreendente da Honda no fim de 2003, Rossi correu com uma missão em 2004: mostrar para sua antiga fabricante que quem fazia a diferença era ele, e não a moto. O 46 cravou a pole position logo na primeira etapa na África do Sul frente aos principais pilotos da Honda, Max Biaggi e Sete Gibernau. Na corrida, o espanhol ficou para trás e deixou a disputa pela vitória entre os rivais italianos. Os pilotos duelaram ferozmente pelo triunfo na pista de Welkom, e Rossi se deu melhor. Ele passou por Max a duas voltas do fim e encerrou um jejum de 18 GPs da Yamaha sem vencer logo em sua estreia.
4: GP da Catalunha 2009

4: GP da Catalunha 2009

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Em casa e usando uma decoração especial do Barça no capacete, Jorge Lorenzo tinha nas mãos a possibilidade e ganhar uma batalha importante frente a Rossi pelo título em 2009. Ele foi o pole por apenas 0s003 à frente ao italiano, e na corrida o duelo foi doméstico entre os dois. As três últimas voltas foram de arrepiar, com ambos trocando de posição por diversas vezes. No final quem parecia na pior era o Doutor, que tentou passar Lorenzo por duas vezes no último giro e se viu em segundo no sinuoso último trecho da pista. No entanto, ele não se deu por vencido, arriscou passar Jorge na última curva – nem de longe tida como ponto de ultrapassagem – e roubou o doce da boa do 99 no último momento possível. Dizer o quê? Simplesmente mágico.
3: GP da Argentina 2015

3: GP da Argentina 2015

Foto de: Yamaha MotoGP

Tida como ponto inicial da animosidade entre Rossi e Márquez, a prova de Termas de Rio Hondo em 2015 mostrou o instinto assassino do 46. Saindo de oitavo no grid, ele escolheu o pneu extra duro para a corrida, enquanto que Márquez – pole position – optou pelo pneu duro para abrir no início do GP. Mas a tática de Rossi de escolher o composto com o qual conseguiria fazer a corrida em menos tempo começou a dar certo a partir da metade. Ele cortou uma vantagem que chegou a ser de 7s para o espanhol, que foi ultrapassado por ele a duas voltas do fim. Marc não aceitou a derrota iminente e acabou caindo enquanto tentava revidar o ataque no 46, forçando um ‘X’ impossível na saída da curva 5. Rossi seguiu e faturou um brilhante triunfo.
2: GP da Austrália 2003

2: GP da Austrália 2003

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Nos primeiros anos de sua carreira, Rossi sobrava na turma. Duvida? Em Phillip Island em 2003 ele liderava a corrida após um início de prova agitado, no qual por um descuido ultrapassou Marco Melandri em uma zona de bandeira amarela. Na Inglaterra, no mesmo ano, Rossi havia perdido uma vitória por ter cometido a mesma infração, após ter 10s acrescidos a seu tempo de prova depois do GP. Na Austrália, a punição de 10s chegou ainda durante a corrida. Com isso, o Doutor - informado por seu time - usou tudo o que tinha para abrir vantagem para a concorrência. Ele quebrou o recorde da pista por diversas vezes e conseguiu abrir 15s2 para Loris Capirossi (segundo colocado) em 15 voltas, ficando assim com a vitória - a mais bela de um ano em que foi ao pódio em todas as corridas.
1: GP dos EUA 2008

1: GP dos EUA 2008

Foto de: Bob Heathcote

Casey Stoner deve ter acordado no dia desta corrida em Laguna Seca com certeza de que venceria. Afinal, ele havia liderado todos os treinos com margens superiores a 0s5. O australiano havia vencido as três corridas anteriores, e Rossi sabia que se o derrotasse em Laguna Seca conseguiria uma grande vantagem psicológica. O italiano correu como nunca, tentando desde a primeira volta conter o avanço de Stoner, revidando todas as tentativas de ultrapassagem do australiano da Ducati para segurá-lo atrás. Em uma dessas manobras, ele passou pela areia no Saca-rolha, em um momento que ficou eternizado na história do motociclismo. No fim, Stoner cometeu um erro e caiu, mas ainda ficou em segundo já que os dois haviam aberto 25s para o resto. Rossi ganhou e Stoner sentiu o impacto da derrota, caindo nas duas corridas seguintes enquanto era pressionado pela liderança pelo incansável 46, que pavimentou sua estrada para o oitavo título na Califórnia naquela tarde.
10

URGENTE! VALENTINO ROSSI confirma APOSENTADORIA da MOTOGP ao final de 2021; relembre trajetória

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: A primeira metade do campeonato da F1 foi a mais incrível dos últimos anos?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Fim de uma era: Valentino Rossi anuncia aposentadoria da MotoGP no final de 2021
Próximo artigo MotoGP: Rossi testou Ferrari na F1 e quase foi piloto da Sauber; relembre história

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil