MotoGP: Rossi insiste que "precisa de mais" do motor da Yamaha

Piloto italiano da montadora japonesa pondera que sua unidade de potência ainda é inferior às máquinas de Ducati e Honda

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

Gold and Goose / Motorsport Images

Heptacampeão da MotoGP, Valentino Rossi insiste que a Yamaha “precisa de mais” do seu motor depois de experimentar a última versão da unidade de potência nesta semana durante os testes pós-temporada de Jerez.

O italiano e seu companheiro espanhol Maverick Viñales testaram um protótipo M1 de 2020 na Espanha, com motor e peças novos. Embora a unidade forneça mais potência do que a anterior, Viñales ainda estava 10 km/h mais lento que competidores com Ducati e Honda.

Leia também:

O resultado vem depois de um 2019 repleto de pedidos de mais potência por parte de Rossi e do espanhol. O chefe da equipe, Massimo Meregalli, acredita que o motor usado nos testes está "próximo" da versão final, selada antes da corrida de abertura de 2020, no Catar.

"Sim, melhoramos, mas Ducati e Honda também melhoraram", avaliou Meregalli. “E Jerez não é um circuito em que a velocidade máxima faz tanta diferença. Além disso, verificando os resultados no final, a diferença não é grande. Mas em Valência era maior”.

"Esperamos receber pequenas atualizações, mas não espero algo gigantesco, porque a dirigibilidade e a durabilidade são muito importantes. Com certeza essa não é a versão final, mas estamos próximos”, ponderou.

Questionado pelo Motorsport.com sobre se os comentários de Meregalli são uma preocupação, Rossi respondeu: "Sim. O motor está [indo] bem, mas a diferença [na velocidade máxima] ainda é grande, porque tomar 10 km/h em retas longas é um grande problema”.

“Sentimos algo [positivo], mas ainda precisamos de mais. Espero que eles possam melhorar um pouco mais para o próximo ano”, disse o ‘Doutor’, que completou 40 anos na última temporada da MotoGP. Relembre sua carreira na galeria abaixo:

1996 (125cc) - 9º no mundial (1 vitória), 111 pontos
1997 (125cc) - Campeão (11 vitórias), 321 pontos
1998 (250cc) - Vice-campeão (5 vitórias), 201 pontos
1998, GP de Imola (250cc)
1999 (250cc) - Campeão (9 vitórias), 309 pontos
1999, GP da Itália (250cc)
1999, GP de Imola (250cc)
2000 - Vice-campeão (2 vitórias), 209 pontos
2001 - Campeão (11 vitórias), 325 pontos
2001, GP da Itália
2002 - Campeão (11 vitórias), 355 pontos
2003 - Campeão (9 vitórias), 357 pontos
2003, GP de Valência
2004 - Campeão (9 vitórias), 304 pontos
2005 - Campeão (11 vitórias), 367 pontos
2005, GP dos EUA
2005, GP de Valência
2006 - Vice-campeão (5 vitórias), 247 pontos
2007 - 3º no mundial (4 vitórias), 241 pontos
2007, GP da Holanda
2007, GP da Austrália
2008 - Campeão (9 vitórias), 373 pontos
2008, GP da Catalunha
2009 - Campeão (6 vitórias), 306 pontos
2009, GP de Portugal
2010 - 3º no mundial (2 vitórias), 233 pontos
2010, GP dos EUA e de Indianápolis
2011 - 7º no mundial (0 vitórias), 139 pontos
2012 - 6º no mundial (0 vitórias), 163 pontos
2013 - 4º no mundial (1 vitória), 237 pontos
2014 - Vice-campeão (2 vitórias), 295 pontos
2015 - Vice-campeão (4 vitórias), 325 pontos
2016 - Vice-campeão (2 vitórias), 249 pontos
2017 - 5º no mundial (1 vitória), 208 pontos
2018 - 3º no mundial (0 vitórias), 198 pontos
2019 - 6º no mundial (em andamento)
36

Em Jerez, a Yamaha deu a Franco Morbidelli e Fabio Quartararo, da Yamaha Petronas, o protótipo do novo motor. Morbidelli crê que a nova unidade está "mais nervosa" em marchas mais altas e ficou feliz porque a máquina "mantém a alma da Yamaha".

"Tentei as novas especificações e tive uma boa impressão", disse o ítalo-brasileiro ao Motorsport.com. “Parece um pouco mais rápido, um pouco mais nervoso na quinta e na sexta marcha, e é isso que queríamos, o que é positivo”.

"Ele mantém a alma da Yamaha. É realmente suave. Estou feliz com o trabalho que eles fizeram. O que eu gostaria é de ter mais potência. Não sei se eles conseguirão fazer isso, mas parece que esse mecanismo já é um passo adiante", completou.

GALERIA: Teste da MotoGP em Jerez de la Frontera nesta terça-feira

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Tito Rabat, Avintia Racing
Tito Rabat, Avintia Racing
Tito Rabat, Avintia Racing
Tito Rabat, Avintia Racing
Sylvain Guintoli, Team Suzuki MotoGP
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Joan Mir, Team Suzuki MotoGP
Jack Miller, Pramac Racing
Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT,  Alex Marquez, Repsol Honda Team
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Eric Granado, Avintia Racing
Eric Granado, Avintia Racing
Danilo Petrucci, Ducati Team
Dani Pedrosa, Red Bull KTM Factory Racing
Dani Pedrosa, Red Bull KTM Factory Racing
Dani Pedrosa, Red Bull KTM Factory Racing
Dani Pedrosa, Red Bull KTM Factory Racing
Dani Pedrosa, Red Bull KTM Factory Racing
Dani Pedrosa, Red Bull KTM Factory Racing
Dani Pedrosa, Red Bull KTM Factory Racing
Cal Crutchlow, Team LCR Honda
Cal Crutchlow, Team LCR Honda
Cal Crutchlow, Team LCR Honda
Cal Crutchlow, Team LCR Honda
Brad Binder, Red Bull KTM Factory Racing
Brad Binder, Red Bull KTM Factory Racing
Brad Binder, Red Bull KTM Factory Racing
Bike of Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Bike of Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Bike of Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Bike of Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Alex Marquez e Marc Marquez, Repsol Honda Team
Alex Marquez e Marc Marquez, Repsol Honda Team
Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team Gresini
Alberto Puig, Repsol Honda Team
 Pol Espargaro, Red Bull KTM Factory Racing
 Alex Marquez, Repsol Honda Team
 Alex Marquez, Repsol Honda Team
 Alex Marquez, Repsol Honda Team
 Alex Marquez, Repsol Honda Team
 Alex Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
89

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Marc Márquez supera dupla da Suzuki em teste em Jerez
Próximo artigo MotoGP: Márquez não estará 100% no início dos testes para 2020

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil