Últimas notícias

MotoGP testará sistema de mensagens nas motos na Austrália

Times farão primeiro ensaio de sistema de mensagens no painel dos pilotos neste final de semana após longa preparação

Start: Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing leads

Foto de: Yamaha MotoGP

A MotoGP planeja introduzir neste final de semana um sistema de mensagens do box para os pilotos para fazer um primeiro teste. O sistema será introduzido no campeonato no próximo ano. Os organizadores da categoria revelaram que estavam trabalhando em um sistema desse tipo em agosto.

Representantes da categoria se reuniram no circuito de Motegi na última quinta-feira com os membros da Associação de Equipes (IRTA) e do departamento de sincronismo da Dorna - promotora do campeonato. Todos foram informados das possibilidades do sistema.

No teste, que será feito em todas as sessões, os pilotos não deverão conseguir ver as mensagens, que provavelmente serão apenas armazenadas para serem analisadas mais tarde.

Foi pedido aos times que enviassem suas propostas para completar uma lista de mensagens que poderiam ser exibidas no painel, o que será preenchido pelos engenheiros de cada equipe.

Estas mensagens serão extraídas dos computadores das equipes e enviadas para a direção de provas, que, em seguida, irá compartilhar para as motos automaticamente. A direção de provas não poderá modificar as mensagens.

Diretor-técnico da IRTA, Danny Aldridge disse ao Motorsport.com: "os pilotos serão capazes de saber com quais pneus a moto reserva está nas corridas flag-to-flag.”

"Os pilotos vão, mais ou menos, receber a mesma informação que já é exibida nas placas de pit. Mas eles também terão a opção de não ver. O que nós queremos é que eles não se distraiam."

Este é o ponto de partida de uma iniciativa que tem sido trabalhada há algum tempo e que inclui várias fases. A última fase deverá contar com os espectadores recebendo a mesma informação em suas TVs.

Em Aragón, um dos carros de segurança já recebia as mensagens enviadas a partir da torre de controle.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Márquez x Rossi: compare números aos 23 anos
Próximo artigo Rossi se preocupa com frio: "será melhor ficar no videogame"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil