Análise

MotoGP: Veja por que a Honda vai contratar Pol Espargaró para 2021

Ida do catalão para a equipe impacta futuro de Álex Márquez, contratado pelos japoneses para 2020

Pol Espargaro, Red Bull KTM Factory Racing

Pol Espargaro, Red Bull KTM Factory Racing

Gold and Goose / Motorsport Images

A Honda alcançou um acordo com Pol Espargaró para 2021, uma manobra que aparentemente estigmatiza Álex Márquez sem que este sequer tenha estreado na MotoGP. Além disso, a medida vai erodir o projeto da KTM na categoria.

O acordo entre Honda e Espargaró está fechado, ainda que falte a assinatura e o acordo oficial, o que não pode ser levado a cabo neste momento devido a uma cláusula que vincula o espanhol à sua atual equipe, a KTM.

Leia também:

As negociações entre Pol e Honda começaram faz algumas semanas depois que a equipe japonesa chegou à conclusão de que deveria se 'rearrumar' em meio às movimentações de suas rivais no mercado de pilotos.

Ter Maverick Viñales e Fabio Quartararo como dupla de 2021, deixando Valentino Rossi de fora, foi um aviso claro da Yamaha oficial de fábrica de que sua equipe está deixando os romantismos de lado para recuperar o título que não ganha desde 2015 (com Jorge Lorenzo).

No caso da Suzuki, renovar com Álex Rins e Joan Mir significa manter uma linha de crescimento constante, uma vez que a dupla levou a equipe a duas vitórias com Rins no ano passado. Um dos triunfos foi num pega espetacular com Marc Márquez em Silverstone. O que doeu para a Honda.

As próximas a fazer seu dever de casa são Ducati, que já confirmou Jack Miller para 2021, e KTM. Na visão da Honda, a marca austríaca pode ser uma rival direta em médio prazo. Já os italianos foram os rivais diretos dos últimos três campeonatos, com Andrea Dovizioso.

Segundo apurou o Motorsport.com, a Ducati nunca esteve interessada em contratar Pol Espargaró, que recebe na KTM 1,8 milhão de euros anuais, o triplo do que a equipe da Itália paga atualmente a Danilo Petrucci.

Golpe na KTM

De qualquer forma, o compromisso entre Espargaró e a Honda impede que o espanhol vá para a Ducati como substituto de Dovizioso, que ainda está em negociações para uma renovação com a equipe italiana.

Também não se pode perder de vista a má relação entre KTM e Honda nos últimos anos, com declarações cruzadas e até insinuações de jogo sujo. Nada que se compare, porém, a contratação de Espargaró pela HRC. Ao mesmo tempo, não se acredita que a KTM queira ou possa contratar Dovizioso, circunstância que coloca a Ducati em uma posição de tranquilidade para renovar com o piloto italiano de Forlí.

Alex Marquez debutará neste ano na MotoGP com a Repsol Honda Team

Alex Marquez debutará neste ano na MotoGP com a Repsol Honda Team

Já a KTM ficou nos últimos dias sem suas principais apostas de presente e futuro. Convencidos de não estarem aptos a impedir a saída de Espargaró, a estratégia dos austríacos se baseava em achar a fórmula para ter Jorge Martín, a quem chegaram a oferecer uma moto oficial para 2021. Entretanto, a equipe chegou tarde, já que o piloto de Madri já se comprometeu com a Ducati a correr pela satélite Pramac.

Espargaró é um piloto agressivo, trabalhador e com um estilo de pilotagem que, no papel, se adapta à Honda. O piloto é do gosto de Alberto Puig, diretor esportivo da equipe e grande influenciador na dança das cadeiras. A chegada do catalão deverá servir para que todo o peso da fabricante não fique sobre os ombros de Marc Márquez, que se encarregou praticamente sozinho de ganhar a tríplice coroa para a HRC em 2019.

É a ideia que Puig tem agora e já tinha no passado, em novembro, quando Lorenzo anunciou sua aposentadoria. Naquele momento, a opção mais lógica parecia ser promover Cal Crutchlow e colocar Álex Márquez ao lado de Takaaki Nakagami na LCR.

Alex Márquez, Repsol Honda Team, Cal Crutchlow, Team LCR Honda

Alex Márquez, Repsol Honda Team, Cal Crutchlow, Team LCR Honda

Difícil situação para Álex Márquez

Entretanto, distintos compromissos comerciais 'impediram' a ida de Cal para a Honda, além de o britânico insinuar que pode se aposentar no fim de seu atual contrato (2020), uma ameaça permanente que obrigou Puig a se precaver.

"A HRC sempre pensa no futuro de sua estrutura, desde os times de Moto3 até a MotoGP. Devido às circunstâncias, a atual temporada não está se desenvolvendo normalmente, mas isso não impede que a Honda siga planejando o melhor futuro", disse Puig após o Motorsport.com publicar que Espargaró iria para a equipe japonesa.

Com a chegada de Pol à Repsol Honda, ninguém sabe neste momento o que acontecerá com Álex Márquez, jovem piloto que ainda não estreou na MotoGP com a equipe oficial e que pode ficar estigmatizado pelos fatos recentes.

A lógica nos convida a pensar que Álex poderia passar a correr pela LCR, que seguramente se encaixa mais tranquilamente ao campeão da Moto2 para que este possa ter uma progressão natural de sua carreira na categoria rainha.

GALERIA: Veja todos as motos e pilotos da Repsol Honda nas 500cc/MotoGP

1995. Mick Doohan

1995. Mick Doohan

Foto de: Repsol Media

1995. Àlex Crivillé

1995. Àlex Crivillé

Foto de: Repsol Media

1995. Shinichi Ito

1995. Shinichi Ito

Foto de: Repsol Media

1996. Mick Doohan

1996. Mick Doohan

Foto de: Repsol Media

1996. Àlex Criville

1996. Àlex Criville

Foto de: Repsol Media

1996. Tadayuki Okada

1996. Tadayuki Okada

Foto de: Repsol Media

1996. Shinichi Ito

1996. Shinichi Ito

Foto de: Repsol Media

1997. Mick Doohan

1997. Mick Doohan

Foto de: Repsol Media

1997. Àlex Criville

1997. Àlex Criville

Foto de: Repsol Media

1997. Tadayuki Okada

1997. Tadayuki Okada

Foto de: Repsol Media

1997. Takuma Aoki

1997. Takuma Aoki

Foto de: Repsol Media

1998. Mick Doohan

1998. Mick Doohan

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1998. Àlex Crivillé

1998. Àlex Crivillé

Foto de: Repsol Media

1998. Tadayuki Okada

1998. Tadayuki Okada

Foto de: Repsol Media

1998. Sete Gibernau

1998. Sete Gibernau

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1999. Àlex Crivillé

1999. Àlex Crivillé

Foto de: Repsol Media

1999. Mick Doohan

1999. Mick Doohan

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1999. Tadayuki Okada

1999. Tadayuki Okada

Foto de: Repsol Media

1999. Sete Gibernau

1999. Sete Gibernau

Foto de: Repsol Media

2000. Àlex Crivillé

2000. Àlex Crivillé

Foto de: Repsol Media

2000. Sete Gibernau

2000. Sete Gibernau

Foto de: Repsol Media

2000. Tadayuki Okada

2000. Tadayuki Okada

Foto de: Repsol Media

2001. Àlex Crivillé

2001. Àlex Crivillé

Foto de: Repsol Media

2001. Tohru Ukawa

2001. Tohru Ukawa

Foto de: Repsol Media

2002. Valentino Rossi

2002. Valentino Rossi

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2002. Tohru Ukawa

2002. Tohru Ukawa

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2003. Valentino Rossi

2003. Valentino Rossi

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2003. Nicky Hayden

2003. Nicky Hayden

Foto de: Richard Sloop

2004. Nicky Hayden

2004. Nicky Hayden

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2004. Álex Barros

2004. Álex Barros

Foto de: Fabrice Crosnier

2005. Nicky Hayden

2005. Nicky Hayden

Foto de: Repsol Media

2005. Max Biaggi

2005. Max Biaggi

Foto de: Repsol Media

2006. Nicky Hayden

2006. Nicky Hayden

Foto de: Repsol Media

2006. Dani Pedrosa

2006. Dani Pedrosa

Foto de: Repsol Media

2007. Dani Pedrosa, Repsol Honda Team

2007. Dani Pedrosa, Repsol Honda Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2007. Nicky Hayden

2007. Nicky Hayden

Foto de: Bob Heathcote

2008. Dani Pedrosa

2008. Dani Pedrosa

Foto de: Bridgestone Corporation

2008. Nicky Hayden

2008. Nicky Hayden

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2008. Tadayuki Okada*

2008. Tadayuki Okada*

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Piloto sustituto
2009. Dani Pedrosa

2009. Dani Pedrosa

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

2009. Andrea Dovizioso

2009. Andrea Dovizioso

Foto de: Repsol Media

2010. Dani Pedrosa

2010. Dani Pedrosa

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2010. Andrea Dovizioso

2010. Andrea Dovizioso

Foto de: Bridgestone Corporation

2011. Casey Stoner

2011. Casey Stoner

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2011. Dani Pedrosa

2011. Dani Pedrosa

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2011. Andrea Dovizioso

2011. Andrea Dovizioso

Foto de: Repsol Media

2011. Hiroshi Aoyama*

2011. Hiroshi Aoyama*

Foto de: Repsol Media

*Piloto sustituto
2012. Casey Stoner

2012. Casey Stoner

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2012. Dani Pedrosa

2012. Dani Pedrosa

Foto de: Repsol Media

2012. Jonathan Rea*

2012. Jonathan Rea*

Foto de: Repsol Media

*Piloto sustituto
2013. Marc Márquez

2013. Marc Márquez

Foto de: Repsol Media

2013. Dani Pedrosa

2013. Dani Pedrosa

Foto de: Repsol Media

2014. Marc Márquez

2014. Marc Márquez

Foto de: Repsol Media

2014. Dani Pedrosa

2014. Dani Pedrosa

Foto de: Repsol Media

2015. Marc Márquez

2015. Marc Márquez

Foto de: Repsol Media

2015. Dani Pedrosa

2015. Dani Pedrosa

Foto de: Repsol Media

2015. Hiroshi Aoyama*

2015. Hiroshi Aoyama*

Foto de: Repsol Media

*Piloto sustituto
2016. Marc Márquez

2016. Marc Márquez

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2016. Dani Pedrosa

2016. Dani Pedrosa

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2016. Hiroshi Aoyama*

2016. Hiroshi Aoyama*

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

*Piloto sustituto
2016. Nicky Hayden*

2016. Nicky Hayden*

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

*Piloto sustituto
2017. Marc Márquez

2017. Marc Márquez

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2017. Dani Pedrosa

2017. Dani Pedrosa

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2018. Marc Márquez

2018. Marc Márquez

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2018. Dani Pedrosa

2018. Dani Pedrosa

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2019. Marc Márquez

2019. Marc Márquez

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2019. Jorge Lorenzo

2019. Jorge Lorenzo

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2019. Stefan Bradl*

2019. Stefan Bradl*

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

*Piloto sustituto
2020. Marc Márquez

2020. Marc Márquez

Foto de: motosport.com

2020. Alex Márquez

2020. Alex Márquez

Foto de: Honda Racing

70

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Stoner: saí porque "queridinho" da Honda não me queria por perto
Próximo artigo Com Hamilton e Rossi no Top 10, jornal espanhol elege os 100 maiores atletas do século XXI

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil