Opinião: Curva de desempenho de Rossi deve levá-lo a aposentadoria na MotoGP
Desde que foi anunciada a sua chegada à Petronas Yamaha, italiano tem insistido que só consideraria prorrogar acordo se os resultados o validassem
Valentino Rossi, Petronas Yamaha SRT
Gold and Goose / Motorsport Images
Apesar de Valentino Rossi insistir que ainda não tomou uma decisão sobre o seu futuro, a maioria dos sinais emitidos por ele sugere que a aposentadoria no final do ano é a opção mais lógica e provável para o italiano.
A menos que sua curva de desempenho sofra uma mudança radical nas próximas três ou quatro corridas da MotoGP, o "The Doctor" não terá uma justificativa fácil para uma renovação que o levaria a correr em 2022 , já com 43 anos.
Leia também:
Desde que foi anunciada a sua chegada à Petronas Yamaha SRT em 2021, Rossi tem insistido que só consideraria prorrogar o acordo se os resultados o validassem, o que de momento não aconteceu. De fato, Razlan Razali, chefe da equipe, chegou a revelar que a extensão do contrato estava ligada, entre outros fatores, a uma cláusula de resultados até um momento específico, certamente antes do intervalo do verão europeu.
Após as primeiras cinco etapas de 2021, o #46 é o 19º colocado na tabela geral, com apenas 9 pontos. Abaixo, apenas Iker Lecuona (8) e Lorenzo Savadori (2).
A sua melhor corrida foi a última, em Le Mans, onde terminou em 11º lugar em um GP completamente alterado pelo tempo. Na estreia da temporada, no Catar, ele terminou em 12º, quase 11 segundos atrás do vencedor, Maverick Viñales. Uma semana depois, Rossi cruzou a linha de chegada em 16º, mais de 14 segundos atrás de Fabio Quartararo. Em Portugal, sofreu uma queda e em Jerez terminou na 17ª posição, 22 segundos atrás de Jack Miller.
Os sábados também não têm sido muito melhores para ele. A sua melhor posição no grid de largada foi o quarto lugar que ocupou na etapa de abertura, no Catar. Em Le Mans, largou da non colocação. No GP de Doha, ele foi 21º, e em Portugal e Jerez, 17º. O italiano não consegue uma pole position há exatamente três anos (Mugello , 2018).
O mau momento de Rossi fica ainda mais evidente ao cruzar os seus dados com os dos outros três pilotos que competem com uma Yamaha. Fabio Quartararo e Maverick Viñales acumulam três das cinco vitórias da campanha. Franco Morbidelli, companheiro de equipe na Petronas, subiu ao pódio em Jerez e foi quarto no Algarve.
"Estamos ficando sem ideias", disse Rossi em Jerez.
No dia seguinte, na corrida, o piloto se sentiu esperançoso: “Eu via sorrisos que não eram dados há muito tempo ”, - o que, no entanto, não o ajudou a melhorar seu desempenho.
Se levarmos tudo em consideração, vê-lo por mais um ano na pista seria difícil de entender. Em primeiro lugar, porque a sua palavra ficaria comprometida por não ter cumprido o objetivo que ele próprio assinalou como essencial para seguir. Além de questões de integridade, seria estranho ver alguém com esse histórico estender uma angústia que nem ele mesmo esconde.
“Quando você não está indo rápido ou lutando pelo pódio ou pelo topo, não tem graça”, repetia o piloto italiano ultimamente em suas aparições perante a imprensa, impregnado nos últimos tempos de um tom melancólico e monótono, quase triste, distante da lucidez e agilidade que sempre o caracterizou.
Se omitirmos o fator ligado aos resultados, há outro elemento que veio à tona nas últimas semanas e que o Motorsport.com entende ser muito significativo para prever qual caminho o multicampeão vai tomar: Rossi tem negociado com a Yamaha para tentar 'roubar' as duas M1 com as quais ele e Morbidelli correm.
Pelas palavras do piloto pode-se inferir que a opção Aprilia desapareceu e que agora a bola está nas mãos da Yamaha, já que os japoneses não querem expandir sua presença no grid para seis motos, portanto, se fornecem protótipos para a nova equipe de Rossi, VR46, eles terão que parar de fazer isso com a Petronas, sua parceira nos últimos três anos.
A aposentadoria de Rossi é um dos temas de conversa mais recorrentes no paddock. O Motorsport.com contatou executivos de três times, e todos concordam: “Se tivermos de apostar, diríamos que o Valentino não vai continuar nos 95%”.
Se isso for confirmado, o choque será grande por vários motivos. Em primeiro lugar, será necessário ver quais são as consequências de um campeaonato que perderá o seu principal protagonista das últimas duas décadas, bem como o seu foco de venda mais importante.
O pior desse adeus mais do que possível é que, se acontecesse agora, seria com circuitos vazios, sem a possibilidade de se despedir do público que o transformou em 'Deus'. Principalmente em Mugello, seu templo, onde na próxima semana poderá correr pela última vez.
Galeria de fotos: 89 vitórias de Valentino Rossi - 500cc/MotoGP
1. Gran Premio de Gran Bretaña 2000
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
2. Gran Premio de Río 2000
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
3. Gran Premio de Japón 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
4. Gran Premio de Sudáfrica 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
5. Gran Premio de España 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
6. Gran Premio de Catalunya 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
7. Gran Premio de Gran Bretaña 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
8. Gran Premio de la República Checa 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
9. Gran Premio de Portugal 2001
Foto de: Marlboro Yamaha Team
10. Gran Premio del Pacífico 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
11. Gran Premio de Australia 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
12. Gran Premio de Malasia 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
13. Gran Premio de Río 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
14. Gran Premio de Japón 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
15. Gran Premio de España 2002
Foto de: Richard Sloop
16. Gran Premio de Francia 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
17. Gran Premio de Italia 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
18. Gran Premio de Catalunya 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
19. Gran Premio de Holanda 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
20. Gran Premio de Gran Bretaña 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
21. Gran Premio de Alemania 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
22. Gran Premio de Portugal 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
23. Gran Premio de Río 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
24. Gran Premio de Australia 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
25. Gran Premio de Japón 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
26. Gran Premio de España 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
27. Gran Premio de Italia 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
28. Gran Premio de la República Checa 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
29. Gran Premio de Portugal 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
30. Gran Premio de Río 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
31. Gran Premio de Malasia 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
32. Gran Premio de Australia 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
33. Gran Premio de Valencia 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
34. Gran Premio de Sudáfrica 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
35. Valentino Gran Premio de Italia 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
36. Gran Premio de Catalunya 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
37. Gran Premio de Holanda 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
38. Gran Premio de Gran Bretaña 2004
Foto de: Fabrice Crosnier
39. Gran Premio de Portugal 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
40. Gran Premio de Malasia 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
41. Gran Premio de Australia 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
42. Gran Premio de Valencia 2004
Foto de: Gauloises Fortuna Racing
43. Gran Premio de España 2005
Foto de: Gauloises Fortuna Racing
44. Gran Premio de China 2005
Foto de: Gauloises Fortuna Racing
45. Gran Premio de Francia 2005
Foto de: Gauloises Fortuna Racing
46. Gran Premio de Italia 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
47. Gran Premio de Catalunya 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
48. Gran Premio de Holanda 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
49. Gran Premio de Gran Bretaña 2005
Foto de: Gauloises Fortuna Racing
50. Gran Premio de Alemania 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
51. Gran Premio de la República Checa 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
52. Gran Premio de Qatar 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
53. Gran Premio de Australia 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
54. Gran Premio de Qatar 2006
Foto de: Camel Media Service
55. Gran Premio de Italia 2006
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
56. Gran Premio de Catalunya 2006
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
57. Gran Premio de Alemania 2006
Foto de: Team Gresini
58. Gran Premio de Malasia 2006
Foto de: Camel Media Service
59. Gran Premio de España 2007
Foto de: Yamaha Motor Racing
60. Gran Premio de Italia 2007
Foto de: Yamaha Motor Racing
61. Gran Premio de Holanda 2007
Foto de: Yamaha Motor Racing
62. Gran Premio de Portugal 2007
Foto de: Yamaha Motor Racing
63. Gran Premio de China 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
64. Gran Premio de Francia 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
65. Gran Premio de Catalunya 2008
Foto de: Bridgestone Corporation
66. Gran Premio de Estados Unidos 2008
Foto de: Bridgestone Corporation
67. Gran Premio de la República Checa 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
68. Gran Premio de San Marino 2008
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
69. Gran Premio de Indianápolis 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
70. Gran Premio Japón 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
71. Gran Premio de Malasia 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
72. Gran Premio de España 2009
Foto de: Yamaha Motor Racing
73. Gran Premio de Catalunya 2009
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
74. Gran Premio de Holanda 2009
Foto de: Yamaha Motor Racing
75. Gran Premio de Alemania 2009
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
76. Gran Premio de la República Checa 2009
Foto de: Yamaha Motor Racing
77. Gran Premio de San Marino 2009
Foto de: Yamaha Motor Racing
78. Gran Premio de Qatar 2010
Foto de: Yamaha Motor Racing
79. Gran Premio de Malasia 2010
Foto de: Bridgestone Corporation
80. Gran Premio de Holanda 2013
Foto de: Yamaha MotoGP
81. Gran Premio de San Marino 2014
Foto de: Yamaha MotoGP
82. Gran Premio de Australia 2014
Foto de: Yamaha MotoGP
83. Gran Premio de Qatar 2015
Foto de: Yamaha MotoGP
84. Gran Premio de Argentina 2015
Foto de: Yamaha MotoGP
85. Gran Premio de Holanda 2015
Foto de: Yamaha MotoGP
86. Gran Premio de Gran Bretaña 2015
Foto de: Yamaha MotoGP
87. Gran Premio de España 2016
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
88. Gran Premio de Catalunya 2016
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
89. Gran Premio de Holanda 2017
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
EXCLUSIVO: MASSA dá PITACO na crescente RIVALIDADE da F1 entre HAMILTON e VERSTAPPEN
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: O que a liderança inédita de Verstappen representa na F1?
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
MotoGP - Márquez: "Mais do que a posição, estou feliz pela confiança"
Portimão passa por melhorias de segurança antes de etapa da MotoGP
MotoGP: Ducati anuncia renovação de contrato com Bagnaia
MotoGP: Márquez, Rossi, Ducati e VR46 na pista em Portimão
Valentino Rossi revela o momento no qual decidiu se aposentar da MotoGP
Rossi teme Márquez na Ducati e manda alerta ao grid da MotoGP: "Será extremamente perigoso"
MotoGP: Emocionado, Rossi diz que Misano foi "o melhor modo de dizer adeus" aos fãs italianos
MotoGP: Em GP final na Itália, Rossi faz homenagem aos fãs com pintura especial no capacete
MotoGP: Correndo pela última vez na Itália, Rossi diz que Misano será especial e espera que fãs se divirtam
Últimas notícias
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Lola e Yamaha se unem em projeto para Fórmula E em 2025
Fórmula 1, música e sorvete: Leclerc investe em nova atividade extra-pista
Vettel ainda não tem certeza sobre possível retorno às corridas; confira
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments