Últimas notícias

Por drenagem, MotoGP fará cortes no asfalto de Silverstone

Direção de provas da categoria trabalha para tentar assegurar que prova possa acontecer mesmo com chuva prevista

Jorge Lorenzo, Ducati Team

Foto de: MotoGP

O diretor de provas da MotoGP, Mike Webb, disse que o asfalto de Silverstone será cortado em certas curvas durante a noite em uma tentativa de melhorar a drenagem.

Após uma série de quedas na Stowe durante uma forte chuva no TL4 - uma das quais tendo resultado em uma séria lesão na perna para Tito Rabat - foram levantadas questões quanto à segurança da pista com água parada.

Com fortes previsões de chuva para a tarde de domingo, foi tomada a decisão adiantar a corrida da MotoGP para as 11h30 locais (7h30 de Brasília).

Webb confirmou que cortes serão feitos na pista nas curvas 7 e 8 (Stowe e Vale), e em outros pontos que forem julgados perigosos.

"Terraplanagem está praticamente fora de questão", disse ele. "O problema é a drenagem".

“O problema que temos na curva 7 e, em certa medida, na curva 8 é que a drenagem natural da água da pista coloca a água em um só lugar – e não é do lado de fora da pista.”

"Então, o trabalho de terraplenagem não vai realmente fazer nada, estamos falando de algo que fizemos muitas vezes antes. Faremos alguns cortes na pista e vamos drenar a água em uma determinada direção para não formarmos um rio.”

"Coisas como essas já fizemos várias vezes antes. Há opções limitadas porque se a água estiver saindo da pista, é mais fácil consertar."

Categorias menores podem ser sacrificadas pela MotoGP

No caso de chuvas fortes chegarem antes da corrida MotoGP, Webb confirmou que a direção de prova irá “favorecê-la” para honrar o seu acordo com os organizadores do evento.

Embora haja vontade de correr Moto2 e Moto3 como planejado, ele admite que há hipóteses de ambas as corridas serem canceladas. Webb diz que está preparado para atrasar a largada da MotoGP o quanto for necessário.

“Vamos continuar a favorecer a MotoGP, e apenas mover a programação o quanto for necessário. Nós vamos mover até ficarmos sem luz do dia.”

“Há corridas de apoio, há algumas atividades na pista, algumas demonstrações. Serão as primeiras coisas a serem sacrificadas. Então vamos fechar o cronograma e tirar as coisas menos importantes para preservar as corridas.”

“Se chegar ao ponto em que uma corrida não possa ser disputada, vamos ver. Nós vamos reagendar, e já fizemos isso antes. Mas vamos tentar fazer todas as corridas acontecerem.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Rossi lamenta 12º por erro no box: “muito chateado”
Próximo artigo Chuva e mau escoamento adiam MotoGP em Silverstone

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil