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Redding: “essas p... de pistas são projetadas para carros”

Em meio às preocupações de segurança por parte dos pilotos, Scott Redding detonou as áreas de escape asfaltadas, para ele pensadas principalmente para corridas de carros

Scott Redding, Pramac Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Scott Redding, Pramac Racing
Pitlane em linha reta na Red Bull Ring
Casey Stoner, Ducati Team
Maverick Vinales, Team Suzuki Ecstar MotoGP
Thomas Luthi, KTM RC 16
Thomas Luthi, KTM RC 16
Valentino Rossi, Movistar Yamaha MotoGP
Valentino Rossi, Movistar Yamaha MotoGP
Aleix Espargaro, Team Suzuki Ecstar MotoGP
Maverick Vinales, Team Suzuki Ecstar MotoGP
Scott Redding, Pramac Racing

Scott Redding não está feliz com os circuitos modernos e as áreas de escape asfaltadas. Ao falar sobre o tema, ponto de preocupação entre os pilotos da MotoGP às vésperas do GP da Áustria devido à falta de mais caixas de brita.

Questionado sobre o tema, Redding não mediu palavras para criticar os conceitos das pistas modernas - que para ele são pensadas para os carros e colocam as motos em segundo plano. "Esse é o problema com todos os circuitos agora, essas porras de pistas são projetadas para carros que não querem ir para a caixa de brita", disparou.

"Além disso, eles colocam muros em todos os lugares. Não ter brita pode até ser aceitável, mas aí precisamos da porra de uma área de escape extensa", acrescentou um irritado Redding.

O britânico também opinou especificamente sobre o Red Bull Ring, palco da prova que abre a segunda metade da temporada 2016 da MotoGP. "É legal, o tipo de pista que me agrada - veloz, com mudanças de altitude, pista que exige colhões. Só um pouco insegura, a meu ver", disse.

"As barreiras estão perto demais em algumas áreas, foi a primeira coisa que disse mesmo antes de chegar à pista. Quando andei pelo traçado, pensei 'cara, é mais perto do que imaginava'. A curva 1 é preocupante, pois não há muito espaço e nem brita", afirmou.

"A falta de brita é o problema. Quando não a temos, não há redução de velocidade em uma queda - ao deslizarmos no asfalto, nossa velocidade permanece praticamente a mesma, enquanto a brita funciona como um freio para nós", ponderou.

"Depois, subimos mais ainda - chamo de curva 2, mas creio que é a curva 3 no mapa do circuito - e estamos em sexta marcha quando começamos a frear e puxamos para a esquerda, próximo da zebra externa. Quando passei por aquele ponto pensei 'se eu perder a frente aqui vou me foder, indo direto para o muro'. Então temos as curvas 3, 4 e o caminho para a 5, com barreiras próximas nos dois lados da pista.

Redding também comentou a mudança feita no layout da curva 10, visando a segurança dos pilotos - a largura da pista foi reduzida para ampliar a área de escape. Para o piloto da Pramac, a alteração foi uma medida acertada, embora o britânico ressalte que existem outros pontos perigosos que não serão alterados.

"A curva 10 era perigosa para cacete. (Maverick) Viñales teve um pequeno acidente ali durante os testes e, quando passei pelo ponto, tanto ele como a moto estavam no muro. Mas não creio que veremos mais mudanças, pois o final de semana já está logo ali e esse era o ponto mais perigoso - tanto que modificaram o traçado ali", disse.

Ao falar sobre os demais problemas da pista, Redding ressaltou os guard-rails. "O problema são os guard rails, eles estão por todo o lugar e a organização não pode fazer nada sobre isso", afirmou.

"Na chegada para a curva 3, se o comissário de prova agitar uma bandeira, posso tomá-la das mãos dele. Nas primeiras voltas, você está freando e vê os fotógrafos ali. É possível ver a porra da lente em detalhe, pois você está muito perto. Só espero que nada aconteça e que eles consigam mudar isso para o próximo ano", completou.

Reportagem adicional por Jamie Klein

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