Últimas notícias

Stoner quer volta da eletrônica de 2007: ”estou desapontado”

Depois de testar moto de 2015 da Ducati com nova central eletrônica obrigatória, australiano diz que esperava moto menos dócil: “não há grande diferença”

Casey Stoner, Ducati Desmosedici GP15

Foto de: Ducati Corse

Casey Stoner, Ducati Desmosedici GP15
Casey Stoner, Ducati Desmosedici GP15
Casey Stoner and Michele Pirro
Casey Stoner, Ducati Desmosedici GP15
Casey Stoner, Ducati Desmosedici GP15
Casey Stoner, Ducati Desmosedici GP15

Alegando falta de desafios e perda de motivação em seguir com a carreira, Casey Stoner se aposentou da MotoGP no final de 2012 com 27 anos de idade após conquistar dois títulos mundiais.

Uma das principais críticas do piloto era o exagero eletrônico nas motos atuais, como controle de tração, freio-motor e anti-whellie (programa que impede que a moto empine nas retomadas) ajudando os pilotos a serem mais rápidos. Esperava-se que a nova central eletrônica imposta pela Dorna aos times pudesse fazer com que essas ajudas diminuíssem, mas Stoner acredita que neste quesito a MotoGP continuará a mesma coisa.

"Na minha opinião, a central eletrônica ainda é muito avançada”, disse após testar na Malásia.

“Acho que poderiam ter parado o progresso, mas realisticamente eles não teriam ido para trás muitos anos. Se fosse para ser, teríamos que voltar para 2006 ou 2007. Nesta época a eletrônica estava lá, mas não te ajudava a ir mais rápido.”

"Esta ainda é bastante avançada e tenho certeza que nenhuma equipe atingiu seu potencial completo. Eles ainda estão aprendendo os programas e sistemas. Ainda há um longo caminho a percorrer, e isso vai ser melhorado ainda mais.”

"Sinceramente, pelo que notei, não há uma diferença enorme. É claro que é uma coisa boa em muitos aspectos, mas de outras maneiras estou desapontado que a moto não seja um pouco mais solta e um pouco mais complicada talvez."

Stoner voltará à pista de Sepang nesta segunda-feira com a Ducati número 27 com os pilotos da MotoGP no primeiro dia de testes oficiais do ano.

A pré-temporada da MotoGP terá três testes. Na Malásia (1 a 3 de fevereiro), na Austrália (17 a 19 de fevereiro) e no Catar (2 a 4 de março).

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sobre voltar a correr, Stoner rebate: “sou piloto de testes”
Próximo artigo Atual campeão, Lorenzo coloca 1s em Rossi e lidera 1º teste

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil