Na prorrogação, Kyle Busch vence pela terceira vez seguida

Piloto da Joe Gibbs iguala marca obtida pela última vez por Jimmie Johnson, em 2007; Jeff Gordon, despedindo-se da prova em que é o maior vencedor, teve desempenho discreto, batendo no primeiro terço da prova

Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota

Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota

Action Sports Photography

Largada da Brickyard 400. Carl Edwards, Joe Gibbs Racing, lidera o pelotão
Jeff Gordon, Hendrick Motorsports Chevrolet
Joey Logano, Team Penske Ford
Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet
Jeff Gordon, Hendrick Motorsports Chevrolet
Jeff Gordon, Hendrick Motorsports Chevrolet
Jeff Gordon, Hendrick Motorsports Chevrolet

Kyle Busch está em uma fase iluminada, definitivamente. O piloto da Joe Gibbs resistiu aos ataques de Joey Logano e venceu a Brickyard 400, tornando-se o primeiro piloto desde 2007 a vencer três provas consecutivas na Sprint Cup - naquele ano, o responsável pela marca foi Jimmie Johnson. Como se não bastasse, o mais jovem dos irmãos Busch alcançou um feito jamais atingido até então na Nascar: vencer em Indianápolis nas duas categorias no mesmo final de semana - ele também venceu a corrida da XFINITY, realizada no sábado.

A programação da corrida foi antecipada em dez minutos devido à possibilidade de chuva. Carl Edwards largava na pole, mas foi Logano quem assumiu a ponta ainda na primeira volta. Kyle Busch, em fase iluminada, ganhava posições e era muito veloz. Na 13ª volta, Edwards reassumiu a liderança.

A esta altura, o grupo liderado pelo #19, seguido por Logano, Tony Stewart, Kevin Harwick e Kyle Busch já se destacava do pelotão. Com 17 voltas, A.J. Allmendinger, que vinha lá atrás, foi o primeiro a fazer a troca de pneus. Com vinte voltas completadas, Edwards, Harvick e o mais novo dos irmãos Busch eram os três primeiros.

Na 28ª volta, Kurt Busch – com um furo no pneu – e Harvick entraram para trocar pneus e reabastecer, iniciando a primeira rodada de pit stops. E quem se deu mal foi Austin Dillon, punido por excesso de velocidade no pit lane. Após as trocas, Harvick superou Edwards, que voltou à pista em segundo, com Logano em terceiro e Kyle Busch em quarto. Ao entrar para pagar a punição, Dillon excedeu a velocidade pela segunda vez e foi penalizado novamente.

Na 40ª volta, o #18 superou o #22 no fim da reta dos boxes e voltou ao terceiro posto. No 44º giro, a primeira bandeira amarela da prova foi motivada por... balões na pista. Parte dos ponteiros aproveitou a interrupção para fazer o segundo pit stop – Logano, David Ragan, Jimmie Johnson, Denny Hamiln e Kurt Busch optaram por permanecer na pista, fazendo uma estratégia diferente.

Depois de cinco voltas de amarela, a relargada foi dada. Na reta oposta, Clint Bowyer rodou e Gordon, ao desviar do #15, perdeu o controle e tocou no muro. Com o carro avariado, o veterano seguiu para os boxes. Na 53ª volta, nova relargada e Logano seguia na ponta, com Johnson em segundo. Enquanto os cinco que não pararam na bandeira amarela tiveram que fazer os respectivos pit stops, Kyle Busch antecipou o dele, trocando apenas dois pneus.

Com 65 voltas completadas o top-5 era composto por Harvick, Stewart, Kyle Larson, Brad Keselowski e Edwards. Com o carro seriamente avariado, Gordon era muito mais lento do que os demais carros na pista – na 74ª volta, o #24 recolheu para a garagem para tentar reduzir o estrago causado pelo acidente com Bowyer – o piloto chegou a retornar para a pista, mas a última participação do maior vencedor da Sprint Cup em Indianápolis não foi uma despedida à altura de sua história.

No 84º giro, o grupo de pilotos que havia parado durante a segunda bandeira amarela começou a entrar nos pits. Com isso, o #18 assumiu o primeiro posto, seguido por Matt Kenseth e Harwick. Na 91ª volta, enquanto muitos pilotos ainda faziam as respectivas paradas, a terceira bandeira amarela foi acionada – causada por detritos na pista. O #18 estava quase entrando no pit lane quando os boxes foram fechados, mas conseguiu reduzir e sair sem ser penalizado. Como na amarela anterior, parte dos pilotos optou por permanecer na pista – entre eles Keselowski.

A relargada foi dada no 97º giro e o #2 se enrolou com os ataques do pelotão, despencando para o nono lugar. A liderança estava nas mãos de Harwick, seguido por Edwards, Kenseth e Kyle Busch. No final da 107ª volta, Eric Almirola rodou e causou a quarta amarela da prova. A 50 voltas do final, a bandeira verde foi agitada mais uma vez. Na volta 119, Brian Scott bateu no muro e teve um pneu furado, gerando a quinta bandeira amarela da prova. Desta vez, os líderes foram juntos para o pit stop.

Trocando apenas dois pneus, Kyle Busch saiu dos boxes à frente do resto. David Ragan, Keselowski, Stewart e Kasey Kahne não pararam e, portanto, eram os quatro primeiros. No 123º giro, a bandeira verde foi acionada e, a 34 voltas do fim, Ragan, Stewart e Johnson fizeram o reabastecimento. Kahne, que estava em segundo, parou duas voltas depois.

Nas voltas seguintes, os pilotos reduziram o ritmo para economizar combustível. Até que, a 20 voltas do fim, Trevor Bayne e Almirola se encontraram na pista e detritos ficaram na pista, causando a sexta amarela da prova. Quem não havia parado aproveitou para fazer o último pit stop da prova. Após as paradas, Harvick liderava, seguido por Edwards, Kyle Busch, Logano, Martin Truex Jr. e Hamiln. Faltando 14 giros para o fim, a relargada foi dada. Dale Earnhardt Jr. foi tocado por Kahne na volta seguinte, gerando a sétima amarela da disputa. Entre os líderes, Edwards e Stewart optaram por ir aos boxes, enquanto os demais permaneceram na pista.

A oito voltas do final, a relargada foi dada e Kyle Busch assumiu a ponta. Harvick e Logano seguiam muito próximos do líder até que, faltando cinco voltas para o fim, detritos causaram a última amarela da corrida. Nova relargada e Bayne foi para o muro, obrigando a direção de prova a implementar a prorrogação – quando três voltas são impostas pela direção de prova para que a corrida termine em bandeira verde.

Na prorrogação, Kyle Busch resistiu aos ataques de Logano e cruzou a linha de chegada em primeiro pela terceira vez consecutiva. O piloto da Penske foi o segundo, seguido por Harvick, Truex Jr. e Hamlin, que completou o grupo dos cinco primeiros.

A próxima etapa da Sprint Cup acontece no dia 2 de agosto, em Pocono.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Penske ainda busca sua primeira vitória em Indianápolis
Próximo artigo Danica está perto de renovar com a Stewart-Haas

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil