NASCAR Cup
21 fev
-
23 fev
Evento encerrado
28 fev
-
01 mar
Evento encerrado
06 mar
-
08 mar
Evento encerrado
R
Martinsville
07 mai
-
09 mai
Próximo evento em
27 dias
R
All-Star
15 mai
-
16 mai
Próximo evento em
35 dias
R
Charlotte
22 mai
-
24 mai
Próximo evento em
42 dias
R
29 mai
-
31 mai
Próximo evento em
49 dias
R
Michigan
05 jun
-
07 jun
Próximo evento em
56 dias
R
12 jun
-
14 jun
Próximo evento em
63 dias
R
Chicagoland
19 jun
-
21 jun
Próximo evento em
70 dias
R
26 jun
-
28 jun
Próximo evento em
77 dias
R
Indianápolis
03 jul
-
05 jul
Próximo evento em
84 dias
R
Kentucky
09 jul
-
11 jul
Próximo evento em
90 dias
R
17 jul
-
19 jul
Próximo evento em
98 dias
R
Michigan II
07 ago
-
09 ago
Próximo evento em
119 dias
R
Watkins Glen
14 ago
-
16 ago
Próximo evento em
126 dias
R
Dover II
21 ago
-
23 ago
Próximo evento em
133 dias
R
Daytona II
27 ago
-
29 ago
Próximo evento em
139 dias
R
Darlington
04 set
-
06 set
Próximo evento em
147 dias
R
Richmond II
10 set
-
12 set
Próximo evento em
153 dias
R
Bristol II
17 set
-
19 set
Próximo evento em
160 dias
R
Las Vegas II
25 set
-
27 set
Próximo evento em
168 dias
R
Talladega II
02 out
-
04 out
Próximo evento em
175 dias
R
Charlotte II
09 out
-
11 out
Próximo evento em
182 dias
R
Kansas II
16 out
-
18 out
Próximo evento em
189 dias
R
Texas II
23 out
-
25 out
Próximo evento em
196 dias
R
Martinsville II
30 out
-
01 nov
Próximo evento em
203 dias
R
Phoenix II
06 nov
-
08 nov
Próximo evento em
210 dias

NASCAR anuncia adiamento de corridas até 3 de maio devido ao coronavírus

compartilhar
comentários
NASCAR anuncia adiamento de corridas até 3 de maio devido ao coronavírus
Por:
16 de mar de 2020 23:40

Categoria estendeu série de suspensões de provas devido ao surto do novo coronavírus

O coronavírus mexeu ainda mais no calendário da maior categoria do automobilismo dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, a NASCAR divulgou que adiará seus eventos até o início do mês de maio, planejando retornar à normalidade a partir do dia 3 de maio, visando a etapa de Martinsville, da Cup Series, no dia 9.

Leia também:

“A saúde e a segurança de nossos fãs, de pessoas da indústria e das comunidades em que competimos é nossa prioridade mais importante. Portanto, de acordo com as orientações recentes do CDC, a NASCAR está adiando todos os eventos até o dia 3 de maio, com planos de retornar em Martinsville”, disse a NASCAR em comunicado divulgado na noite de segunda-feira.

“Agradecemos a paciência de nossos fãs e esperamos retornar à pista. Pretendemos realizar todas as 36 corridas nesta temporada, com um novo reagendamento em breve a ser determinado, pois continuamos a monitorar essa situação de perto com autoridades de saúde pública e médicos especialistas.”

"O que é importante agora transcende o mundo dos esportes e nosso foco está na segurança e no bem-estar de todos, à medida que navegamos juntos neste momento desafiador.”

Na sexta-feira, a NASCAR anunciou o adiamento dos fins de semana de corrida no Atlanta Motor Speedway em Homestead-Miami Speedway devido à pandemia de coronavírus.

O adiamento expandido agora cobre os fins de semana no Texas, em Bristol, Richmond, Talladega e em Dover.

A decisão da NASCAR ocorre depois que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendaram adiar ou cancelar eventos com mais de 50 pessoas nas próximas oito semanas. Nesta segunda-feira, a Casa Branca divulgou novas diretrizes para o coronavírus, que incluíam evitar "reuniões sociais em grupos de mais de 10 pessoas".

Relembre provas adiadas na F1 por causa do coronavírus

Galeria
Lista

1952 - No ano do primeiro título de Ascari, o primeiro cancelamento

1952 - No ano do primeiro título de Ascari, o primeiro cancelamento
1/13

Foto de: LAT Images

O primeiro cancelamento de um GP no mundial de Fórmula 1 aconteceu no seu terceiro ano, em 1952. O GP da Espanha deveria ser a nona e última etapa do campeonato, no circuito de Pedralbes, mas acabou cancelado por questões financeiras. A situação se repetiu novamente em 1953, até que a etapa conseguiu integrar o calendário em 1954

1955 - Os impactos do acidente nas 24 Horas de Le Mans

1955 - Os impactos do acidente nas 24 Horas de Le Mans
2/13

Foto de: LAT Images

Em 1955, um desastre marcou a história do automobilismo mundial. Nas 24 Horas de Le Mans, uma batida envolvendo o piloto da Mercedes Pierre Levegh matou 83 espectadores e feriu outros 180. A repercussão do acidente foi tamanha que afetou o calendário da F1, com as etapas da França, Alemanha, Suíça e Espanha canceladas. Na Suíça, as consequências foram ainda maiores, com o esporte a motor sendo banido do país pelas autoridades, algo que foi revertido apenas em 2018, com uma etapa da Fórmula E em Zurique

1956 e 1957 - As consequências da Guerra de Suez

1956 e 1957 - As consequências da Guerra de Suez
3/13

Foto de: LAT Images

Em 1956, o mundo acompanhou o conflito armado que ficou conhecido como "Guerra de Suez", entre Israel e Egito. Com isso, o preço dos combustíveis subiu muito e as etapas da Espanha e da Holanda se tornaram inviáveis para as equipes, sendo canceladas. No ano seguinte, o conflito continuou afetando o calendário da Fórmula 1 e outras três provas tiveram que ser canceladas: além da Espanha e Holanda novamente, a etapa da Bélgica precisou ser removida da temporada pelo mesmo problema

1960 - Pela segurança dos pilotos

1960 - Pela segurança dos pilotos
4/13

Foto de: LAT Images

Naquele ano, a etapa da Alemanha seria realizada no circuito de rua de AVUS, em Berlim. Mas devido às reclamações dos pilotos sobre os perigos da pista, especialmente as curvas, que chegavam a ter uma inclinação de 40 graus, a prova foi cancelada.

1969 - Cancelamento por boicote

1969 - Cancelamento por boicote
5/13

Foto de: LAT Images

Em 1969, o GP da Bélgica foi cancelado devido ao boicote de parte dos pilotos, que exigiam mudanças para deixar a pista mais segura. O boicote veio após uma inspeção do circuito por Jackie Stewart, que, naquela época, era o piloto mais envolvido do grid no debate sobre segurança. Como os donos do circuito de Spa não cederam aos pedidos dos pilotos, a prova acabou cancelada. A etapa belga passou pela mesma situação dois anos depois, em 1971, e, depois disso, ficou de fora do calendário da Fórmula 1 até 1983, quando a pista foi reformada e encurtada.

1972 - Cancelamentos na América do Norte

1972 - Cancelamentos na América do Norte
6/13

Foto de: LAT Images

Em 1972, a F1 já tentava realizar duas etapas nos Estados Unidos, assim como a Liberty tenta atualmente. Mas o projeto do GP do Oeste dos Estados Unidos, na Califórnia, não foi concretizado. Outro GP cancelado naquele ano foi o do México. Após a morte de Pedro Rodríguez, piloto que era ídolo nacional, no ano anterior, o interesse dos mexicanos pela prova caiu consideravelmente e a etapa foi cancelada.

1981 - Efeitos da Guerra FISA-FOCA

1981 - Efeitos da Guerra FISA-FOCA
7/13

Foto de: LAT Images

No final dos anos 70 e início dos anos 80, a Fórmula 1 se viu dividida em uma disputa entre a Federação Internacional do Esporte Automobilístico (FISA) e a Associação de Construtores da Fórmula 1 (FOCA), que levou a uma situação curiosa. No GP da África do Sul de 1981, vários pilotos boicotaram a prova devido ao embate entre as instituições. O medo de que isso se repetisse na Argentina afugentou os patrocinadores, levando ao cancelamento da prova.

1983 - No ano do bi de Piquet, uma tentativa de realizar um GP em Nova York

1983 - No ano do bi de Piquet, uma tentativa de realizar um GP em Nova York
8/13

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na temporada de 1983, a Fórmula 1 tentou organizar uma etapa em Nova York, em um circuito de rua que seria montado no bairro do Queens, mas o projeto não conseguiu ser concretizado pela categoria, nem nos dois anos seguintes. Se tivesse sido realizada, a prova em Nova York seria a terceira em território americano no mesmo ano, junto com Long Beach e Detroit

1985 - Adiamento na Bélgica

1985 - Adiamento na Bélgica
9/13

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na temporada de 1985, o GP da Bélgica seria realizado originalmente em 02 de junho, mas após problemas com o novo asfalto do circuito, a prova precisou ser adiada, acontecendo três meses mais tarde, em 15 de setembro.

1987 - Canadá cancelado por ter muitos patrocinadores em potencial

1987 - Canadá cancelado por ter muitos patrocinadores em potencial
10/13

Foto de: Tom Haapanen

Uma das histórias mais curiosas de cancelamentos de etapas da Fórmula 1 vem do GP do Canadá de 1987. Naquele ano, a etapa foi cancelada porque os organizadores não conseguiram resolver um problema inusitado: duas cervejarias locais, Labatt e Molson, queriam ser as patrocinadoras master do evento, mas não foi possível chegar a um acordo e a prova foi cancelada.

1995 - Efeitos do terremoto na cidade de Kobe

1995 - Efeitos do terremoto na cidade de Kobe
11/13

Foto de: Sutton Motorsport Images

A etapa do Pacífico, que seria realizada no circuito de Okayama, em 16 de abril, precisou ser remarcada após o terremoto próximo à cidade de Kobe em janeiro, matando mais de 6 mil pessoas. A prova foi transferida para 22 de outubro

2003 - Cancelamento devido à guerra contra o tabagismo

2003 - Cancelamento devido à guerra contra o tabagismo
12/13

Foto de: Ferrari Media Center

O GP da Bélgica de 2003 foi cancelado devido à nova lei aprovada no país contra o tabagismo. Como muitas equipes do grid tinham patrocínio de marcas de cigarros, a etapa acabou sendo retirada do calendário. A situação foi resolvida e a F1 voltou a correr em Spa já no ano seguinte

2011 - O cancelamento mais recente

2011 - O cancelamento mais recente
13/13

Foto de: XPB Images

Em 2011, o GP do Bahrein estava marcado para ser a prova inaugural do campeonato, mas a etapa foi inicialmente adiada devido a protestos contra o governo do país. Foi sugerido uma mudança no calendário, para a corrida do Bahrein ser realizada em 30 de outubro com o GP da Índia fechando o ano em dezembro, mas as equipes recusaram e a prova no país do oriente médio acabou cancelada naquele ano

Próximo artigo
NASCAR adia etapas de Atlanta e Homestead por causa do Covid-19

Artigo anterior

NASCAR adia etapas de Atlanta e Homestead por causa do Covid-19

Próximo artigo

Podcast #034 - O calendário da F1 2020, o coronavírus e a Porsche Cup Brasil

Podcast #034 - O calendário da F1 2020, o coronavírus e a Porsche Cup Brasil
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria NASCAR Cup
Autor Jim Utter