Últimas notícias

Diretor de provas da Porsche GT3 Cup explica sistema de rádio inovador

Comunicação exclusiva entre direção e pilotos podem ser mais efetivas ao evitar acidentes com carros mais lentos ou parados na pista

JP Mauro

Foto de: Beto Issa

JP Mauro e Gonzalo Huerta
JP Mauro
Alencar Jr.
Fábio Alves
Patrick Dempsey em Interlagos
Miguel Paludo comanda o pelotão
Disputa em Velo Città
Disputam marcam a etapa de Velo Città

No próximo fim de semana a Porsche GT3 Cup volta a Goiânia para a sexta etapa do campeonato de 2015. Em mais uma série de treinos e corridas, um importante item de segurança se destaca em relação às outras competições nacionais: o rádio.

É notório que todas as categorias do Brasil e do mundo tem comunicação entre pilotos, engenheiros e chefes de equipe, mas no caso da Porsche existe uma linha direta do diretor de provas que interrompe qualquer tipo de conversa entre piloto e equipe, sendo soberana no momento em que a direção acredita ser necessário.

Quem explica melhor é o diretor de provas, Sérgio Berti, que está na categoria desde seu início, em 2005.

"Isso é uma inovação que a Porsche iniciou e é muito interessante, porque implica diretamente na segurança do piloto, já que a intervenção estão ligada diretamente à segurança."
Em seguida, Berti explica melhor o processo - "Funciona assim: existe a comunicação dos pilotos com seus coaches ou seus engenheiros, porém eu tenho um rádio que chamamos de Canal de Emergência. Esse rádio, em caso de necessidade, interfere em todos os rádios que estão na pista, seja dos engenheiros, dos coaches ou dos pilotos."

Apesar de ainda estar na memória recente dos fãs de automobilismo a ocorrida em Curitiba, da Stock Car Brasil, quando Thiago Camilo foi acertado por Rafa Matos e Felipe Fraga, Berti refuta a ideia de que o sistema poderia ter evitado um acidente com dimensões tão grandes:

"Temos incidentes e acidentes. Aquilo eu considero realmente um acidente. Todos os procedimentos estavam corretos, o carro estava lento, se posicionou no canto da pista e aconteceu alguém de procurar a ultrapassagem num ponto em que deu de cara com um carro mais devagar. É difícil depois do acidente dizer: eu faria diferente. Acho que eu não interferiria naquela situação. É muito pessoal do diretor de prova."

Sérgio Berti atua na Porsche GT3 Cup, mas também em outras categorias, como membro da CBA. O diretor já esteve presente em categorias como Stock Car, Brasileiro de Marcas, WTCC, entre outras. Ele começou no automobilismo em 1997, sendo diretor de provas de kart.

A Porsche GT3 estará em Goiânia nos dias 19 e 20 de setembro e terá rodada dupla das duas classes, CUP e Challenge.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ricardo Baptista e Constantino Jr vencem em Goiânia
Próximo artigo Porsche GT3 Cup: desgaste de pneus preocupa no calor goiano

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil